Loures Sustentável 2 - Projetos e Iniciativas Municipais - ODS 15
Conheça alguns dos projetos e iniciativas desenvolvidos pela Autarquia de Loures, associados ao ODS 15 da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Compras públicas sustentáveis
Promovido pela União Europeia e tendo como objetivo criar capacidade básica em Compras Públicas Sustentáveis em Portugal e na Grécia, o projeto Capacity Building in Sustainable Public Procurement (Building SPP) presta assistência às autoridades públicas na definição de uma estratégia de compras que contribua para as suas políticas ambientais e sociais. A Câmara Municipal de Loures participou neste projeto, entre 2010 e 2014. Direcionado para os ODS 12, 13, 14 e 15.
Defesa da floresta contra incêndios
No sentido de promover a gestão sustentável da floresta e travar a deflorestação, com a consciência que os incêndios constituem uma séria ameaça, através da equipa dos Sapadores Florestais, a Autarquia de Loures procede anualmente à execução de dezenas de hectares de faixas de gestão de combustível, intervindo ainda em dezenas de quilómetros de rede viária florestal. Esta equipa integra o dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, levando a cabo missões de vigilância, ataque inicial ao fogo e apoio ao rescaldo. Direcionada para o ODS 15.
Estação de Biodiversidade de Fontelas
A Estação de Biodiversidade de Fontelas consiste num percurso pedestre de 3km, com painéis informativos dedicados à sua riqueza biológica e paisagística. Ao adotar a designação “RIPAR”, os visitantes podem colaborar ativamente na sua inventariação e monitorização, partilhando fotografias e o registo das suas observações na página www.biodiversity4all.org. Ação realizada em parceria com a TAGIS. Direcionada para os ODS 4 e 15.
Florestar Loures
Realizada no âmbito das comemorações do Dia da Floresta Autóctone, Florestar Loures é composta por um conjunto de ações e atividades que visam demonstrar a importância económica e ambiental da conservação das florestas naturais, e a necessidade de as salvaguardar da destruição. Direcionada para os ODS 4 e 15.
Implementação da ISO 20400
Publicada em 2017, a ISO 20400 foi a primeira norma internacional criada para orientar compras sustentáveis. Fornece um entendimento do que são compras sustentáveis, como a sustentabilidade afeta os diferentes aspetos da atividade de compras e como as implementar na prática. Não substitui legislação, enquadramentos políticos ou éticos nas áreas de compras e de sustentabilidade, mas fornece uma base para uma integração eficaz na atividade de compras e cadeias de fornecimento ao nível da sustentabilidade. A Câmara Municipal de Loures iniciou a implementação do ISO 20400 em 2021. Direcionada para os ODS 12, 13, 14 e 15.
LIFE LxAquila
Projeto que visa conservar a população da águia-de-Bonelli (Aquila Fasciata), também conhecida por águia-perdigueira, uma espécie de conservação prioritária no espaço europeu. O objetivo é desenvolver uma área de proteção na região de Lisboa e Oeste. Coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), LxAquila é financiado pelo programa LIFE da União Europeia, contando com a parceria das autarquias de Loures, Alenquer, Mafra, Sintra, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, Companhia das Lezírias, E-redes, Guarda Nacional Republicana, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Parques de Sintra – Monte da Lua, Sociedad Española de Ornitologia (SEO/BirdLife) e Tapada Nacional de Mafra. Direcionado para o ODS 15.
Limpeza e salubridade
O Departamento de Ambiente é responsável pela limpeza das vias e outros espaços públicos sob gestão municipal, bem como por assegurar o planeamento, limpeza e desassoreamento de linhas de água. No âmbito da limpeza do espaço público e saneamento da deposição ilegal de resíduos, diariamente, a equipa operacional leva a cabo a tarefa de limpeza, triagem e encaminhamento dos resíduos para destino adequado, privilegiando a sua valorização, minimizando os seus impactes na saúde humana e no ambiente, contribuindo assim para o bem-estar da população. A Brigada Guarda Rios tem a missão da contínua desobstrução, desmatação, podas seletivas e de condução, manutenção das galerias ripícolas, manutenção de órgãos hidráulicos e recolha de resíduos nos leitos e taludes. Direcionada para os ODS 6, 11,12 e 15.
Loures InSS
No âmbito das comemorações do Dia do Ambiente, o Loures InSS – Inovação, Sociedade e Sustentabilidade é um evento de caráter anual que tem por objetivo promover, junto da população, a sustentabilidade ambiental e práticas ambientais de cidadania que permitam a eficiente gestão dos recursos naturais, para não condicionar o futuro das gerações vindouras. Ação desenvolvida com a parceria do Instituto Superior Técnico. Direcionada para os ODS 4, 6, 7, 9, 11, 12, 13, 14 e 15.
Percursos pelo Património
Promoção do património histórico, arquitetónico e natural do município, sensibilizando para a sua valorização e proteção. Estas ações desenrolam-se através de um passeio matinal pelo nosso território, numa viagem através dos tempos: casas, ruas, personagens, história ou lugares-comuns que marcaram outras épocas e definiram quem somos hoje. Direcionada para os ODS 4, 11, 14 e 15.
Plano Estratégico de Reabilitação das Linhas de Água
Tem como princípio orientador que as intervenções nos rios e ribeiras – imprescindíveis na prevenção e controlo de cheias e contenção de vegetação invasora – sejam desenvolvidas através da renaturalização do recurso hídrico e pela sua gestão sustentável. As intervenções englobam a limpeza e reabilitação das linhas de água, renaturalização das margens através da plantação de espécies arbustivas e arbóreas autóctones, e implementação de soluções técnicas de engenharia natural. Direcionado para os ODS 6 e 15.
Plantação de espécies autóctones
A estratégia do Município ao nível da criação e gestão de espaços verdes, tem por base a crescente promoção de espécies autóctones, com a utilização de plantas mais adaptadas às condições do solo e clima do território e, por isso, mais resistentes a pragas e a doenças, bem como a longos períodos de seca. Na última década, em vários locais do concelho, o Departamento do Ambiente procedeu a ações de (re)arborização com recurso a espécies autóctones em mais de 8 hectares. Direcionada para o ODS 15.
Redescobrir a biodiversidade nos jardins do Conventinho
Planeta verde, futuro sustentável. Afinal o que é a sustentabilidade? Redescobrir a biodiversidade nos jardins do Conventinho é uma iniciativa, dedicada ao público escolar, que consiste na elaboração de um caderno de campo e recorre a materiais em fim de vida. O objetivo é descobrir as aves e plantas que partilham os jardins da Quinta do Conventinho, em Loures. Direcionada para os ODS 4 e 15.
Projeto ValoRio
O projeto ValoRio – Valorização e Proteção do Património Natural e Paisagístico de Linhas de Água, levado a cabo pelos municípios de Loures e Mafra, visa a renaturalização e requalificação de frentes ribeirinhas, elevação do patamar da preservação, e a proteção e valorização do património hídrico. A área de intervenção abrange os cursos de água e respetivos afluentes comuns aos dois concelhos: Rio Trancão, Ribeira do Boição, Rio de Loures (Ribeira de Monfirre). Direcionado para os ODS 6 e 15.
saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)