saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Câmara Municipal de Loures | ISM Loures Ir para a página da Intranet Ir para a página de entrada do ISM Loures ISM Loures

Loures Sustentável

 

Loures Sustentável 3 - Calendário ODS 7 - julho

Índice de Sustentabilidade Municipal

Conheça as datas comemorativas e de sensibilização, de julho de 2022, que estão associadas aos desígnios da Agenda 2030 das Nações Unidas.

1 de julho
Dia Mundial das Bibliotecas: Efeméride que visa enaltecer a importância das bibliotecas e da leitura na educação e formação das pessoas, conforme refere o Manifesto da UNESCO sobre as bibliotecas públicas.

2 de julho
Dia Internacional das Cooperativas: Proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrada no primeiro sábado de julho, o objetivo desta data é consciencializar a população para a importância das cooperativas, organizações centradas no interesse social e desenvolvimento comunitário, e não nos benefícios económicos.

3 de julho
Dia Internacional Sem Sacos de Plástico: Criada pela Zero Waste, esta comemoração pretende alertar para a produção e utilização excessiva de sacos de plástico, pensando-se em alternativas que permitam reduzir a poluição ambiental causada pelos mesmos.

8 de julho
Dia Mundial da Alergia: Celebrada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), esta data pretende sensibilizar a população para o tratamento adequado das alergias, uma vez que algumas delas podem ser fatais. As alergias são reações do sistema imunitário a substâncias consideradas como ameaças.

11 de julho
Dia Mundial da População: Instituída pela ONU, esta é uma data para sensibilizar sobre todas as questões relacionadas com a população. O elevado crescimento da população mundial leva ao aumento da migração e dos aglomerados urbanos, que acabam por provocar consequências a nível socioeconómico e ambiental.

15 de julho
Dia Mundial das Competências dos Jovens: Com esta data, a ONU pretende incentivar os países a investirem nas competências e futuro da população mais jovem.

17 de julho
Dia Mundial da Justiça Internacional: Recorda a importância dos tribunais para o respeito pelos Direitos Humanos e para a manutenção da igualdade dos direitos internacionais e civis em todo o mundo. Neste dia em que se comemora a criação do Tribunal Penal Internacional, aproveita-se para chamar a atenção da sociedade em relação a crimes graves que ainda aguardam julgamento, com o objetivo de se alcançar um mundo mais justo e pacífico.

18 de julho
Dia Internacional Nelson Mandela: Data de nascimento e homenagem a Nelson Mandela, um homem que, ao lutar contra o regime Apartheid, colocou a sua vida ao serviço da democracia, da paz e da humanidade. Esta foi uma celebração criada pelas Nações Unidas em 2009.

22 de julho
Dia Mundial do Cérebro: Celebração, criada pela World Federation of Neurology (WFN), que visa alertar para as doenças neurológicas e a importância do cérebro na qualidade da vida humana.

28 de julho
Dia Mundial da Conservação da Natureza: Criado pela ONU, este dia tem o objetivo de consciencializar as populações para a importância da conservação da natureza e proteção dos recursos naturais.

28 de julho
Dia Mundial das Hepatites: Instituída pela agência de saúde das Nações Unidas, a OMS, esta data tem como principal objetivo sensibilizar e informar a população sobre estas doenças virais que afetam o fígado.

30 de julho
Dia Internacional da Amizade: Dia proclamado pelas Nações Unidas, assente no ideal de que o estabelecimento de relações de amizade entre povos, países, culturas e indivíduos, pode inspirar esforços de paz e fortalecer laços entre as diferentes comunidades.

30 de julho
Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas: Dia em que a ONU afirma a necessidade de colocar termo à exploração humana e ajudar quem foi vitíma deste crime.

 



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)