saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Câmara Municipal de Loures | ISM Loures Ir para a página da Intranet Ir para a página de entrada do ISM Loures ISM Loures

Loures Sustentável

 

Loures Sustentável 2 - Projetos e Iniciativas Municipais - ODS 14

Índice de Sustentabilidade Municipal

Conheça alguns dos projetos e iniciativas desenvolvidos pela Autarquia de Loures, associados ao ODS 14 da Agenda 2030 das Nações Unidas.

 


Compras públicas sustentáveis


Promovido pela União Europeia e tendo como objetivo criar capacidade básica em Compras Públicas Sustentáveis em Portugal e na Grécia, o projeto Capacity Building in Sustainable Public Procurement (Building SPP) presta assistência às autoridades públicas na definição de uma estratégia de compras que contribua para as suas políticas ambientais e sociais. A Câmara Municipal de Loures participou neste projeto como parceira, entre 2010 e 2014. Direcionado para os ODS 12, 13, 14 e 15.


Eco.Beatas


A iniciativa Eco.Beatas pretende sensibilizar a população para a problemática do descarte incorreto de beatas de cigarro e reduzir a quantidade deste resíduo na via pública, com a instalação de ecopontos para beatas, em material plástico 100% reciclado, nos parques de gestão municipal. A degradação deste resíduo na natureza demora mais de uma década e liberta vários compostos tóxicos para fauna e flora. Ação integrante da campanha de sensibilização Pequenos Gestos, Grandes Mudanças. Direcionada para os ODS 4, 11 e 14.


Implementação da ISO 20400


Publicada em 2017, a ISO 20400 é a primeira norma internacional de orientação em compras sustentáveis. Esta fornece um entendimento do que são compras sustentáveis, como a sustentabilidade afeta os diferentes aspetos da atividade de compras – política, estratégia, organização, processo – e como implementar compras sustentáveis na prática. É relevante para qualquer organização, independentemente do setor, tamanho e localização, bem como para qualquer das partes interessadas, envolvidas ou afetadas por decisões e processos de compras. Não substitui legislação, enquadramentos políticos ou éticos nas áreas de compras e de sustentabilidade, mas fornece uma base para uma integração eficaz da sustentabilidade (ambiental, social e económica) no que diz respeito à atividade de compras e às cadeias de fornecimento. A Câmara Municipal de Loures iniciou a implementação do ISO 20400 em 2021. Direcionada para os ODS 12, 13, 14 e 15.


Loures InSS - Inovação, Sociedade e Sustentabilidade


No âmbito das comemorações do Dia do Ambiente, o Loures InSS é um evento de caráter anual que tem por objetivo promover, junto da população, a sustentabilidade ambiental e práticas ambientais de cidadania que permitam a eficiente gestão dos recursos naturais, para não condicionar o futuro das gerações vindouras. Ação desenvolvida em parceria com o Instituto Superior Técnico. Direcionada para os ODS 4, 6, 7, 9, 11, 12, 13, 14 e 15.


O Mar começa Aqui


Pinturas dos sumidouros com o slogan O Mar Começa Aqui.  Estas estruturas são importantes dispositivos de entrada de fluxos de água, dado que garantem o acesso das águas pluviais às redes de drenagem. Contudo, são frequentemente objeto de deposição de resíduos, como óleos alimentares, garrafas ou beatas, seja pelo arrastamento das águas da chuva ou decorrentes da atividade humana. Ação de sensibilização integrada na campanha Pequenos Gestos, Grandes Mudanças, realizada em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), no âmbito do programa Eco-Escolas, e a Águas do Tejo e Atlântico. Direcionada para os ODS 4 e 14.

ism_caixa_mandala
Pintura de mandalas em CD's


Num ambiente de descontração e contemplação, esta atividade pretende alertar para a necessidade da reciclagem, levando os participantes a transformar CD’s em mandalas. Direcionada para o ODS 11, 14 e 15.


Planeta Verde, Futuro Sustentável


A organização de conversas dedicadas, são algumas das iniciativas realizadas sob a temática Planeta Verde, Futuro Sustentável. Através da abordagem ao Fogo, enquanto elemento simbólico e presente na mitologia antiga, bem como numa perspetiva mais atual, a importância atual das medidas de prevenção contra o fogo na floresta levam a uma conversa orientada para o ODS 15. Da mesma forma, focando-se no ODS 14, o elemento Água proporciona uma conversa dedicada às Divindades aquáticas na mitologia, à monotorização das linhas de água e ao Sistema Hidráulico do antigo Convento, atual Museu Municipal de Loures. Direcionada para os ODS 14 e 15.

 



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)