saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Câmara Municipal de Loures | ISM Loures Ir para a página da Intranet Ir para a página de entrada do ISM Loures ISM Loures

Loures Sustentável

 

Loures Sustentável 2 - Projetos e Iniciativas Municipais - ODS 10

Índice de Sustentabilidade Municipal

Conheça alguns dos projetos e iniciativas, associados ao ODS 10 da Agenda 2030 das Nações Unidas, desenvolvidos pela Autarquia de Loures.

 


Arte + Jovem


Esta iniciativa da Autarquia de Loures, que culmina com uma exposição coletiva, tem como propósito incentivar a criatividade entre os mais jovens, através de temas que despertem consciências e promovam a reflexão. Direcionada para o ODS 10.


Bibliotecas em sua casa


Serviço de empréstimo da Rede de Bibliotecas Municipais de Loures dirigido a munícipes com mobilidade reduzida, temporária ou permanente. O objetivo é ir ao encontro das diretrizes da International Federation of Library Associations – IFLA/UNESCO, garantindo o acesso aos serviços das bibliotecas municipais a grupos minoritários. Bibliotecas em sua casa visa promover a saúde mental e o acesso a bens culturais para todos os que estão impossibilitados de se deslocarem. Direcionada para os ODS 3 e 10.


Ciclo de conversas: Temos de Falar!


Iniciativa desenvolvida pela Câmara Municipal de Loures que, ao promover o Ciclo de conversas: Temos de Falar!, pretende fomentar a reflexão sobre temas de interesse para os jovens. Direcionada para os ODS 3, 5 e 10.


Código de Conduta do Município

Inclusão da obrigatoriedade de assinatura de declaração, por parte do adjudicatário, do cumprimento do Código de Conduta do Município, que integra regras contratuais adicionais alusivas às normas laborais fundamentais das convenções 29, 87, 98, 100, 105, 111, 138 e 182 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Implementada em 2015, esta assinatura tem sido exigida nos concursos públicos de maior valor da Câmara Municipal de Loures. Direcionada para os ODS 1, 2, 5, 8 e 10.


Conselho Municipal de Juventude de Loures


Órgão de apoio, informação e consulta que congrega todas as organizações de jovens do concelho, para que estas tenham a oportunidade de exercer o seu direito à participação e de assumir o papel de interlocutores junto do poder local instituído. Direcionado para os ODS 10 e 16.


Dia do Associativismo Jovem


O Dia do Associativismo Jovem aposta num debate que visa reforçar a importância do associativismo como veículo de cidadania e de aprendizagem social entre os mais jovens. Direcionado para os ODS 10 e 16.


EcoNatal


Conjunto de ações de sensibilização ambiental, dirigidas a escolas e público em geral, que visam aliar atividade lúdicas em contexto natalício à promoção da importância da reutilização, através da recolha de brinquedos para oferta a IPSS. Direcionada para os ODS 4, 10 e 12.


Entrelinhas


Comunidade de partilha de artes e de saberes, associados a agulhas e linhas (malhas, rendas, bordados, costuras), com o resultado final a ser oferecido para uma ação solidária. A iniciativa Entrelinhas tem como objetivos promover o combate à solidão na terceira idade, promover a aprendizagem em todas as idades e ao longo da vida, bem como promover a solidariedade social e a redução das diferenças no acesso a enxovais de maternidade. Direcionada para os ODS 4, 10 e 11.


Fórum Estudante


Iniciativa dirigida a alunos do ensino secundário que tem como objetivos promover a reflexão interpares sobre temas da atualidade e promover a participação cívica e social. Direcionada para os ODS 10 e 16.


Livros em Movimento


Projeto que visa incentivar a leitura e contribuir para uma economia circular dando uma nova vida aos livros, promovendo a sua reutilização e partilha, através da Rede de Livrões do Município e Eco Cabines. A instalação destes pontos de leitura, com recurso a livros reutilizados, pretende desenvolver hábitos de leitura, despertar para a importância da preservação de recursos e fomentar o contacto com a natureza em parques verdes de gestão municipal, onde estão localizadas as Eco Cabines. Esta ação faz parte da campanha de sensibilização Pequenos Gestos, Grandes Mudanças. Direcionado para os ODS 4, 10, 11 e 12.


Loures no Caminho da Interculturalidade


Realização das exposições Quando Nós somos os Outros. Loures no Caminho para a Interculturalidade e Loures no Caminho para a Interculturalidade. Desde quando? Colocação de sinalética informativa em algumas das obras expostas. Direcionada para o ODS 10.


Murais de Abril


No âmbito das comemorações do 25 de Abril e com o objetivo de valorizar a liberdade, são efetuadas pinturas de murais nas escolas do concelho pelos próprios estudantes. Esta atividade contribui para a valorização da escola e para uma maior identificação dos jovens com o espaço escolar. Direcionada para os ODS 10 e 16.


Não te risques do Mundo


O projeto consiste na realização de sessões de sensibilização nas escolas básicas e secundárias do Município de Loures. Entre outras, são abordadas temáticas como a violência no namoro, ética no desporto, diversidade cultural, direitos de trabalho e o movimento associativo estudantil. Direcionado para o ODS 10.


The Landmark Project


Projeto internacional cofinanciado pela União Europeia (Programa Atores Não Estatais e Autoridades Locais, gerido pela EuropeAid), desenvolvido com base numa parceria entre sete organizações europeias, incluindo municípios, governos regionais e organizações nacionais e internacionais especializadas. A abordagem do Landmark concentrou-se nas práticas de compra a autoridades públicas na Europa, especialmente com autarquias. Canalizar o seu poder de compra para produtos e serviços produzidos em condições justas e equitativas, pressupõe um impacto considerável na melhoria das cadeias globais de fornecimento. Entre 2011 e 2014, Loures participou neste projeto como parceiro. Direcionado para os ODS 1, 2, 5, 8 e 10.

 



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)