saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Câmara Municipal de Loures | ISM Loures Ir para a página da Intranet Ir para a página de entrada do ISM Loures ISM Loures

Loures Sustentável

 

Loures Sustentável 2 - Projetos e Iniciativas Municipais - ODS 04

Índice de Sustentabilidade Municipal

Conheça alguns dos projetos e iniciativas desenvolvidos pela Autarquia de Loures, associados ao ODS 4 da Agenda 2030 das Nações Unidas.

 


Beba Água da Torneira


Fazendo parte da campanha de sensibilização Pequenos Gestos, Grandes Mudanças, esta iniciativa apela ao consumo de água da torneira em detrimento da água engarrafada, com a produção de menos resíduos associados às embalagens e porque este recurso do Município tem uma qualidade de excelência para consumo. Esta é uma parceria da Autarquia com os Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas (SIMAR) e Águas do Tejo Atlântico. Direcionada para os ODS 4, 6 e 11.

ism_caixa_varzea_museu
Da Várzea ao museu, da planta à decoração do ser humano


Esta iniciativa visa dar a conhecer de que forma os nossos antepassados utilizavam as plantas para realizar adereços de decoração pessoal, proporcionando essa experiência aos participantes. Dedicada ao público em geral, esta ação tem por objetivo a conceção de peças. Direcionada para os ODS 4 e 11.


Eco.Beatas


A iniciativa Eco.Beatas pretende sensibilizar a população para a problemática do descarte incorreto de beatas de cigarro e reduzir a quantidade deste resíduo na via pública, com a instalação de ecopontos para beatas, em material plástico 100% reciclado, nos parques de gestão municipal. A degradação deste resíduo na natureza demora mais de uma década e liberta vários compostos tóxicos para fauna e flora. Ação integrante da campanha de sensibilização Pequenos Gestos, Grandes Mudanças. Direcionada para os ODS 4, 11 e 14.


EcoNatal


Conjunto de ações de sensibilização ambiental, dirigidas a escolas e público em geral, que visam aliar atividade lúdicas em contexto natalício à promoção da importância da reutilização, através da recolha de brinquedos para oferta a IPSS. Direcionada para os ODS 4, 10 e 12.


Em Loures, Compostar outra forma de reciclar


Promovida em parceria com a empresa Valorsul e os Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas (SIMAR), e integrada na campanha de sensibilização Pequenos Gestos, Grandes Mudanças, esta iniciativa visa incentivar a prática da compostagem doméstica e reduzir a quantidade de resíduos urbanos biodegradáveis. O projeto inclui a dinamização de ações de formação, a cargo da Valorsul, e a cedência de um compostor aos participantes. Direcionada para os ODS 4 e 12.


Entrelinhas


Comunidade de partilha de artes e de saberes, associados a agulhas e linhas (malhas, rendas, bordados, costuras), com o resultado final a ser oferecido para uma ação solidária. A iniciativa Entrelinhas tem como objetivos promover o combate à solidão na terceira idade, promover a aprendizagem em todas as idades e ao longo da vida, bem como promover a solidariedade social e a redução das diferenças no acesso a enxovais de maternidade. Direcionada para os ODS 4, 10 e 11.


Estação de Biodiversidade de Fontelas


A Estação de Biodiversidade de Fontelas consiste num percurso pedestre de 3km, com painéis informativos dedicados à sua riqueza biológica e paisagística. Ao adotar a designação “RIPAR”, os visitantes podem colaborar ativamente na sua inventariação e monitorização, partilhando fotografias e o registo das suas observações na página www.biodiversity4all.org. Ação realizada em parceria com a TAGIS. Direcionada para os ODS 4 e 15.


Fauna e Flora da Rota Histórica das Linhas de Torres


Visando a preservação e valorização do património cultural e natural do concelho de Loures, o Município procurou enriquecer os percursos pedestres dedicados ao património histórico-militar da Rota Histórica das Linhas de Torres, com a descoberta e sensibilização para a importância da biodiversidade local. O Departamento do Ambiente procedeu à inventariação das espécies de flora existentes nos fortes que podemos encontrar no território: Forte da Ajuda Grande, Forte da Ajuda Pequeno, Forte do Arpim, Forte do Mosqueiro e Forte de Ribas. No âmbito deste trabalho, já foram identificadas 86 espécies. Direcionado para os ODS 4 e 11.


Florestar Loures


Realizada no âmbito das comemorações do Dia da Floresta Autóctone, Florestar Loures é composta por um conjunto de ações e atividades que visam demonstrar a importância económica e ambiental da conservação das florestas naturais, e a necessidade de as salvaguardar da destruição. Direcionada para os ODS 4 e 15.


(in)Forma-te

Iniciativa que promove visitas de estudo, conversas e workshop’s sobre temáticas relacionadas com a experiência em contexto laboral e formação. Promovida em colaboração com empresas e outras entidades. Direcionada para o ODS 4.


Inspiring Future


Visa proporcionar suporte educativo através de projetos inovadores, ajudando os alunos na construção do seu projeto de vida e de carreira, com consciência das suas capacidades e da sua realidade. Esta iniciativa desenvolve workshop’s relacionados com o acesso ao ensino superior, mercado de trabalho, proatividade e tomada de decisão. Direcionada para o ODS 4.


Livros em Movimento


Projeto que visa incentivar a leitura e contribuir para uma economia circular dando uma nova vida aos livros, promovendo a sua reutilização e partilha, através da Rede de Livrões do Município e Eco Cabines. A instalação destes pontos de leitura, com recurso a livros reutilizados, pretende desenvolver hábitos de leitura, despertar para a importância da preservação de recursos e fomentar o contacto com a natureza em parques verdes de gestão municipal, onde estão localizadas as Eco Cabines. Esta ação faz parte da campanha de sensibilização Pequenos Gestos, Grandes Mudanças. Direcionado para os ODS 4, 10, 11 e 12.


Loures InSS - Inovação, Sociedade e Sustentabilidade


No âmbito das comemorações do Dia do Ambiente, o Loures InSS é um evento de caráter anual que tem por objetivo promover, junto da população, a sustentabilidade ambiental e práticas ambientais de cidadania que permitam a eficiente gestão dos recursos naturais, para não condicionar o futuro das gerações vindouras. Ação desenvolvida em parceria com o Instituto Superior Técnico. Direcionada para os ODS 4, 6, 7, 9, 11, 12, 13, 14 e 15.


O Mar começa Aqui


Pinturas dos sumidouros com o slogan O Mar Começa Aqui.  Estas estruturas são importantes dispositivos de entrada de fluxos de água, dado que garantem o acesso das águas pluviais às redes de drenagem. Contudo, são frequentemente objeto de deposição de resíduos, como óleos alimentares, garrafas ou beatas, seja pelo arrastamento das águas da chuva ou decorrentes da atividade humana. Ação de sensibilização integrada na campanha Pequenos Gestos, Grandes Mudanças, realizada em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), no âmbito do programa Eco-Escolas, e a Águas do Tejo e Atlântico. Direcionada para os ODS 4 e 14.


PAB Livinglab


Com uma forte componente de ligação à população, PAB_LivingLab – Vive a descarbonização no Parque Adão Barata é um projeto inovador que pretende reduzir as emissões de gases com efeito estufa e a intensidade carbónica, criando bases para um ambiente urbano sustentável. Até 2024, visando testar serviços e tecnologias inovadoras, serão organizadas e implementadas diversas ações que contribuam para a descarbonização e a mitigação das alterações climáticas. Com um investimento superior a um milhão de euros, cofinanciado em 79% pelo EEA Grants, através do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, este projeto conta com as parcerias da AID Global, Innovation Point, DST Solar, BIM+ e o Instituto Superior Técnico. Direcionado para os ODS 4, 7, 11, 12 e 13.


Profissionaliza-te - Mostra de Cursos Profissionais


Este projeto objetiva divulgar, junto de turmas do 9.º ano e cursos vocacionais, os cursos profissionais das escolas secundárias do concelho, institutos profissionais e centros de formação profissional, dando a conhecer a oferta disponível e facilitando o processo de tomada de decisão no que diz respeito ao percurso escolar a seguir. Direcionado para os ODS 4 e 8.


Rede Municipal de Recolha de Óleo Alimentar Usado


A Rede Municipal de Recolha de Óleo Alimentar Usado tem quase uma centena de oleões espalhados por todas as freguesias do concelho. Estes estão dotados de um sistema inteligente de sensores que permitem acompanhar os níveis de enchimento e otimizar as rotas de recolha. O óleo alimentar recolhido pode ser valorizado em produtos como biodiesel, sabão e glicerina. Paralelamente, em parceria com a Hardlevel, o Município de Loures dinamiza ações de sensibilização junto da comunidade escolar e população em geral. Direcionada para os ODS 4, 11 e 12.


Sons & Ruídos


A poluição sonora é um dos principais fatores de degradação da qualidade de vida das populações, sobretudo no meio urbano, com diversas fontes de ruído, como o tráfego rodoviário, unidades industriais, estabelecimentos comerciais ou o que possa estar associado a atividades domésticas. No âmbito das competências do Município em matéria de prevenção e controlo da poluição sonora, visando a salvaguarda da saúde humana e o bem-estar das populações, através da publicação digital Sons & Ruídos, a Autarquia procurou sensibilizar e esclarecer os cidadãos para as questões relacionadas com o ambiente sonoro. Direcionada para os ODS 4 e 11.

 



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)