saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Câmara Municipal de Loures | ISM Loures Ir para a página da Intranet Ir para a página de entrada do ISM Loures ISM Loures

Loures Sustentável

 

Loures Sustentável 2 - Projetos e Iniciativas Municipais - ODS 04

Índice de Sustentabilidade Municipal

ism_ls_pim_topo_ods04

Conheça alguns dos projetos e iniciativas desenvolvidos pela Autarquia de Loures, associados ao ODS 4 da Agenda 2030 das Nações Unidas.

ism_pim_da_001
Beba Água da Torneira


Integrada na campanha de sensibilização Pequenos Gestos, Grandes Mudanças, esta iniciativa apela ao consumo de água da torneira em detrimento da água engarrafada. Os objetivos são promover a qualidade deste recurso no Município e reduzir os resíduos associados às embalagens. Esta é uma parceria da Autarquia com os Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas (SIMAR) e Águas do Tejo Atlântico. Direcionada para os ODS 4, 6 e 11.

ism_pim_bibl_005
Biblioteca no Bairro


Projeto que visa promover a literacia, a igualdade de género, bem como o acesso à informação e promoção da cidadania nos bairros municipais de Loures. A primeira fase do projeto centra-se na Urbanização Municipal da Ponte (Bairro Quinta do Mocho), em Sacavém, com a Biblioteca Municipal Ary dos Santos a promover o acesso a bens culturais, como livros, música, ateliês e contos teatralizados, ao mesmo tempo que divulga os seus serviços. Direcionado para os ODS 4, 10 e 11.

ism_pim_bibl_008
Bienal Poesia à Solta


De dois em dois anos, Sacavém recebe Poesia à Solta, iniciativa que, em três dias, dá destaque à poesia como género literário. Concorrendo para o objetivo maior de tornar Sacavém uma ‘cidade poética’ de referência no país, esta bienal pretende contribuir para o bem-estar intelectual e cultural dos cidadãos numa localidade que se pretende cada vez mais inclusiva. Direcionada para os ODS 4 e 11.

ism_pim_da_004
EcoNatal


A iniciativa Eco.Beatas pretende sensibilizar a população para a problemática do descarte incorreto de beatas de cigarro e reduzir a quantidade deste resíduo na via pública, com a instalação de ecopontos para beatas, em material plástico 100% reciclado, nos parques de gestão municipal. A degradação deste resíduo demora mais de uma década e liberta vários compostos tóxicos para fauna e flora. Esta ação faz parte da campanha de sensibilização Pequenos Gestos, Grandes Mudanças. Direcionada para os ODS 4, 11 e 14.

ism_pim_da_020
EcoNatal


Dirigidas a escolas e público em geral, EcoNatal é um conjunto de ações de sensibilização ambiental que alia atividades lúdicas em contexto natalício à promoção da importância da reutilização, através da recolha de brinquedos para oferta a IPSS. Direcionada para os ODS 4, 10 e 12.

ism_pim_da_002
Em Loures, compostar é outra forma de reciclar


Esta iniciativa, que faz parte da campanha de sensibilização Pequenos Gestos, Grandes Mudanças, visa incentivar a prática da compostagem doméstica e reduzir a quantidade de resíduos urbanos biodegradáveis. O projeto inclui a dinamização de ações de formação e a cedência de um compostor aos participantes. Parceria entre a Valorsul e os Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas (SIMAR). Direcionada para os ODS 4 e 12.

ism_pim_da_007
Estação de Biodiversidade de Fontelas


A Estação de Biodiversidade de Fontelas consiste num percurso pedestre de 3km, com painéis informativos dedicados à sua riqueza biológica e paisagística. Ao adotar a designação “RIPAR”, os visitantes podem colaborar ativamente na sua inventariação e monitorização, partilhando fotografias e o registo das suas observações na página www.biodiversity4all.org. Ação realizada em parceria com a TAGIS. Direcionada para os ODS 4 e 15.

ism_pim_da_023
Fauna e Flora da Rota Histórica das Linhas de Torres


Visando a preservação e valorização do património cultural e natural do concelho de Loures, o Município procurou enriquecer os percursos pedestres dedicados ao património histórico-militar da Rota Histórica das Linhas de Torres, com a descoberta e sensibilização para a importância da biodiversidade local. O Departamento do Ambiente procedeu à inventariação das espécies de flora existentes nos fortes que podemos encontrar no território: Forte da Ajuda Grande, Forte da Ajuda Pequeno, Forte do Arpim, Forte do Mosqueiro e Forte de Ribas. No âmbito deste trabalho, já foram identificadas 86 espécies. Direcionado para os ODS 4 e 11.

ism_pim_da_005
Florestar Loures


Realizada no âmbito das comemorações do Dia da Floresta Autóctone, Florestar Loures é composta por um conjunto de ações e atividades que visam demonstrar a importância económica e ambiental da conservação das florestas naturais, e a necessidade de as salvaguardar da destruição. Direcionada para os ODS 4 e 15.

ism_pim_dcdj_003
(in)Forma-te


Iniciativa que promove visitas de estudo, conversas e workshop’s sobre temáticas relacionadas com a experiência em contexto laboral e formação. Promovida em colaboração com empresas e outras entidades. Direcionada para o ODS 4.

ism_pim_dcdj_005
Inspiring Future


Visa proporcionar suporte educativo através de projetos inovadores, ajudando os alunos na construção do seu projeto de vida e de carreira, com consciência das suas capacidades e da sua realidade. Esta iniciativa desenvolve workshop’s relacionados com o acesso ao ensino superior, mercado de trabalho, proatividade e tomada de decisões. Direcionada para o ODS 4.

ism_pim_bibl_013
Leitura com animação para escolas e instituições


Abre-te Livro, Livros nas Nossas Mãos, Os Livros são Fixes e Ler a Valer são iniciativas de mediação de leitura que recorrem à animação de obras literárias, que abrangem o público infantil, juvenil e adulto. Destinadas a escolas e instituições, estas ações estão orientadas para temáticas dedicadas à sustentabilidade, direitos humanos, igualdade de género, promoção da paz, cidadania global, valorização da diversidade cultural e divulgação dos equipamentos culturais municipais. Direcionadas para o ODS 4.

ism_pim_bibl_007
Ler'Arte


Desenvolvido em três vetores (artes plásticas, cinema e experimentação), este projeto visa contribuir para uma maior literacia artística, desenvolvimento de capacidades, mas também para incentivar o pensamento crítico e de cidadania. O objetivo é ler a arte, proporcionando reflexão sobre o que se vê. Direcionado para os ODS 4, 5, 10 e 11.

ism_pim_museus_002
Lisboa Romana - Felicitas Iulia Olisipo


Projeto que assenta na valorização patrimonial do acervo arqueológico, comum a toda a Área Metropolitana de Lisboa, relativo ao período de domínio romano. Em 2022, realizou-se a primeira edição do Rally Paper Solidário Lisboa Romana, cuja organização pertenceu à Autarquia de Loures. O percurso, de 77,5 quilómetros, teve início no Museu Municipal de Loures e final no Castelo de Palmela. Sendo uma ação solidária, a inscrição foi paga em géneros, entregues no dia da prova, que foram canalizados para pessoas e instituições de solidariedade social e animal no Município de Loures. Direcionada para os ODS 2, 4 e 11.

ism_pim_da_006a
Loures InSS


No âmbito das comemorações do Dia do Ambiente, o Loures InSS – Inovação, Sociedade e Sustentabilidade é um evento de caráter anual que tem por objetivo promover, junto da população, a sustentabilidade ambiental e práticas ambientais de cidadania que permitam a eficiente gestão dos recursos naturais, para não condicionar o futuro das gerações vindouras. Ação desenvolvida com a parceria do Instituto Superior Técnico. Direcionada para os ODS 4, 6, 7, 9, 11, 12, 13, 14 e 15.

ism_pim_museus_010
Loures no Caminho da Interculturalidade


O território a que hoje chamamos Loures, desde o início da presença humana, contou sempre com a convivência de gentes com origens e matrizes culturais diferentes, que contribuíram para a riqueza multicultural e intercultural que encontramos atualmente no concelho. Para conhecer a nossa história, visite as exposições Loures no Caminho da Interculturalidade. Desde quando e Quando nós somos os outros. Loures no Caminho da Interculturalidade, patentes no Museu Municipal de Loures. Direcionada para os ODS 4, 10 e 11.

ism_pim_bibl_016
Manhãs em Família


Tendo como objetivo dar a conhecer os equipamentos da Rede de Museus Municipais de Loures, a Câmara Municipal de Loures promove ateliers de trabalhos manuais para as famílias, para estimular a imaginação, a criatividade e a consciência ambiental. Direcionada para os ODS 4 e 11.

ism_pim_cml_180x120
Sons & Ruídos


A poluição sonora é um dos principais fatores de degradação da qualidade de vida das populações, sobretudo no meio urbano, com diversas fontes de ruído, como o tráfego rodoviário, unidades industriais, estabelecimentos comerciais ou o que possa estar associado a atividades domésticas. No âmbito das competências do Município em matéria de prevenção e controlo da poluição sonora, visando a salvaguarda da saúde humana e o bem-estar das populações, através da publicação digital Sons & Ruídos, a Autarquia procurou sensibilizar e esclarecer os cidadãos para as questões relacionadas com o ambiente sonoro. Direcionada para os ODS 4 e 11.

ism_pim_cml_180x120
Sons & Ruídos


A poluição sonora é um dos principais fatores de degradação da qualidade de vida das populações, sobretudo no meio urbano, com diversas fontes de ruído, como o tráfego rodoviário, unidades industriais, estabelecimentos comerciais ou o que possa estar associado a atividades domésticas. No âmbito das competências do Município em matéria de prevenção e controlo da poluição sonora, visando a salvaguarda da saúde humana e o bem-estar das populações, através da publicação digital Sons & Ruídos, a Autarquia procurou sensibilizar e esclarecer os cidadãos para as questões relacionadas com o ambiente sonoro. Direcionada para os ODS 4 e 11.

ism_pim_cml_180x120
Sons & Ruídos


A poluição sonora é um dos principais fatores de degradação da qualidade de vida das populações, sobretudo no meio urbano, com diversas fontes de ruído, como o tráfego rodoviário, unidades industriais, estabelecimentos comerciais ou o que possa estar associado a atividades domésticas. No âmbito das competências do Município em matéria de prevenção e controlo da poluição sonora, visando a salvaguarda da saúde humana e o bem-estar das populações, através da publicação digital Sons & Ruídos, a Autarquia procurou sensibilizar e esclarecer os cidadãos para as questões relacionadas com o ambiente sonoro. Direcionada para os ODS 4 e 11.



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)