saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Câmara Municipal de Loures | ISM Loures Ir para a página da Intranet Ir para a página de entrada do ISM Loures ISM Loures

Loures Sustentável

 

Loures Sustentável 2 - Projetos e Iniciativas Municipais - ODS 13

Índice de Sustentabilidade Municipal

Conheça alguns dos projetos e iniciativas desenvolvidos pela Autarquia de Loures, associados ao ODS 13 da Agenda 2030 das Nações Unidas.

 


Compras públicas sustentáveis


Promovido pela União Europeia e tendo como objetivo criar capacidade básica em Compras Públicas Sustentáveis em Portugal e na Grécia, o projeto Capacity Building in Sustainable Public Procurement (Building SPP) presta assistência às autoridades públicas na definição de uma estratégia de compras que contribua para as suas políticas ambientais e sociais. A Câmara Municipal de Loures participou neste projeto como parceira, entre 2010 e 2014. Direcionado para os ODS 12, 13, 14 e 15.


Eficiência energética


Tendo em vista a redução das emissões de gases com efeito de estufa, por via do aumento da eficiência energética, o Município tem desenvolvido projetos em várias áreas. A melhoria da iluminação pública e da eficiência energética nos edifícios municipais, bem como a aposta em iluminação eficiente nas escolas do concelho tiveram resultados muito positivos. Direcionada para os ODS 7, 11 e 13.


Implementação da ISO 20400


Publicada em 2017, a ISO 20400 é a primeira norma internacional de orientação em compras sustentáveis. Esta fornece um entendimento do que são compras sustentáveis, como a sustentabilidade afeta os diferentes aspetos da atividade de compras – política, estratégia, organização, processo – e como implementar compras sustentáveis na prática. É relevante para qualquer organização, independentemente do setor, tamanho e localização, bem como para qualquer das partes interessadas, envolvidas ou afetadas por decisões e processos de compras. Não substitui legislação, enquadramentos políticos ou éticos nas áreas de compras e de sustentabilidade, mas fornece uma base para uma integração eficaz da sustentabilidade (ambiental, social e económica) no que diz respeito à atividade de compras e às cadeias de fornecimento. A Câmara Municipal de Loures iniciou a implementação do ISO 20400 em 2021. Direcionada para os ODS 12, 13, 14 e 15.


Loures InSS - Inovação, Sociedade e Sustentabilidade


No âmbito das comemorações do Dia do Ambiente, o Loures InSS é um evento de caráter anual que tem por objetivo promover, junto da população, a sustentabilidade ambiental e práticas ambientais de cidadania que permitam a eficiente gestão dos recursos naturais, para não condicionar o futuro das gerações vindouras. Ação desenvolvida em parceria com o Instituto Superior Técnico. Direcionada para os ODS 4, 6, 7, 9, 11, 12, 13, 14 e 15.


PAB Livinglab


Com uma forte componente de ligação à população, PAB_LivingLab – Vive a descarbonização no Parque Adão Barata é um projeto inovador que pretende reduzir as emissões de gases com efeito estufa e a intensidade carbónica, criando bases para um ambiente urbano sustentável. Até 2024, visando testar serviços e tecnologias inovadoras, serão organizadas e implementadas diversas ações que contribuam para a descarbonização e a mitigação das alterações climáticas. Com um investimento superior a um milhão de euros, cofinanciado em 79% pelo EEA Grants, através do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, este projeto conta com as parcerias da AID Global, Innovation Point, DST Solar, BIM+ e o Instituto Superior Técnico. Direcionado para os ODS 4, 7, 11, 12 e 13.


PMAAC-LRS


Seguindo as linhas orientadoras da Estratégia Nacional para a Adaptação às Alterações Climáticas 2020 e o Plano de Adaptação às Alterações Climáticas da Área Metropolitana de Lisboa, a Câmara Municipal de Loures desenvolveu, no Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PAMAAC-LRS), medidas e ações concretas nas áreas do ambiente, economia, habitação e infraestruturas, e saúde e qualidade de vida. O PMAAC-LRS inclui 85 ações concretas, enquadradas em 12 medidas-chave, como resposta às principais vulnerabilidades climáticas identificadas no território, contando com a colaboração de uma Comissão de Acompanhamento composta por 20 entidades e 76 stakeholders. Direcionado para o ODS 13.


Projeto GPP 2020


O projeto GPP 2020 focou-se na implementação sistemática de procedimentos de compras de baixo carbono na União Europeia, como forma de contribuir para o cumprimento dos objetivos de redução em 20% nas emissões de gases com efeito de estufa, aumento de 20% na utilização de fontes de energia renováveis e aumento de 20% na eficiência energética, até 2020. A participação da Autarquia, em 2016, contou com a apresentação de um procedimento de boas práticas. Direcionado para o ODS 13.

 



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)