saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Câmara Municipal de Loures | ISM Loures Ir para a página da Intranet Ir para a página de entrada do ISM Loures ISM Loures

Loures Sustentável

 

Loures Sustentável 2 - Projetos e Iniciativas Municipais - ODS 12

Índice de Sustentabilidade Municipal

Conheça alguns dos projetos e iniciativas desenvolvidos pela Autarquia de Loures, associados ao ODS 12 da Agenda 2030 das Nações Unidas.

 


Compras públicas sustentáveis


Promovido pela União Europeia e tendo como objetivo criar capacidade básica em Compras Públicas Sustentáveis em Portugal e na Grécia, o projeto Capacity Building in Sustainable Public Procurement (Building SPP) presta assistência às autoridades públicas na definição de uma estratégia de compras que contribua para as suas políticas ambientais e sociais. A Câmara Municipal de Loures participou neste projeto como parceira, entre 2010 e 2014. Direcionado para os ODS 12, 13, 14 e 15.


EcoNatal


Conjunto de ações de sensibilização ambiental, dirigidas a escolas e público em geral, que visam aliar atividade lúdicas em contexto natalício à promoção da importância da reutilização, através da recolha de brinquedos para oferta a IPSS. Direcionada para os ODS 4, 10 e 12.


Em Loures, Compostar outra forma de reciclar


Promovida em parceria com a empresa Valorsul e os Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas (SIMAR), e integrada na campanha de sensibilização Pequenos Gestos, Grandes Mudanças, esta iniciativa visa incentivar a prática da compostagem doméstica e reduzir a quantidade de resíduos urbanos biodegradáveis. O projeto inclui a dinamização de ações de formação, a cargo da Valorsul, e a cedência de um compostor aos participantes. Direcionada para os ODS 4 e 12.


Implementação da ISO 20400


Publicada em 2017, a ISO 20400 é a primeira norma internacional de orientação em compras sustentáveis. Esta fornece um entendimento do que são compras sustentáveis, como a sustentabilidade afeta os diferentes aspetos da atividade de compras – política, estratégia, organização, processo – e como implementar compras sustentáveis na prática. É relevante para qualquer organização, independentemente do setor, tamanho e localização, bem como para qualquer das partes interessadas, envolvidas ou afetadas por decisões e processos de compras. Não substitui legislação, enquadramentos políticos ou éticos nas áreas de compras e de sustentabilidade, mas fornece uma base para uma integração eficaz da sustentabilidade (ambiental, social e económica) no que diz respeito à atividade de compras e às cadeias de fornecimento. A Câmara Municipal de Loures iniciou a implementação do ISO 20400 em 2021. Direcionada para os ODS 12, 13, 14 e 15.


Limpeza e salubridade


O Departamento de Ambiente é responsável pela limpeza das vias e outros espaços públicos sob gestão municipal, bem como por assegurar o planeamento, limpeza e desassoreamento de linhas de água. No âmbito da limpeza do espaço público e saneamento de deposição ilegais de resíduos, diariamente, a equipa operacional leva a cabo a tarefa de limpeza, triagem e encaminhamento dos resíduos para destino adequado, privilegiando a sua valorização, minimizando os seus impactes na saúde humana e no ambiente, contribuindo assim para o bem-estar da população. A Brigada Guarda Rios tem a missão da contínua desobstrução, desmatação, podas seletivas e de condução, manutenção das galerias ripícolas, manutenção de órgãos hidráulicos e recolha de resíduos nos leitos e taludes. Direcionada para os ODS 6, 11,12 e 15.


Livros em Movimento


Projeto que visa incentivar a leitura e contribuir para uma economia circular dando uma nova vida aos livros, promovendo a sua reutilização e partilha, através da Rede de Livrões do Município e Eco Cabines. A instalação destes pontos de leitura, com recurso a livros reutilizados, pretende desenvolver hábitos de leitura, despertar para a importância da preservação de recursos e fomentar o contacto com a natureza em parques verdes de gestão municipal, onde estão localizadas as Eco Cabines. Esta ação faz parte da campanha de sensibilização Pequenos Gestos, Grandes Mudanças. Direcionado para os ODS 4, 10, 11 e 12.


Loures InSS - Inovação, Sociedade e Sustentabilidade


No âmbito das comemorações do Dia do Ambiente, o Loures InSS é um evento de caráter anual que tem por objetivo promover, junto da população, a sustentabilidade ambiental e práticas ambientais de cidadania que permitam a eficiente gestão dos recursos naturais, para não condicionar o futuro das gerações vindouras. Ação desenvolvida em parceria com o Instituto Superior Técnico. Direcionada para os ODS 4, 6, 7, 9, 11, 12, 13, 14 e 15.


LRS 360º - Carreira Itinerante de economia circular de Loures


Tem como missão ajudar a população a consolidar hábitos de consumo responsáveis, bem como de reutilização e separação de resíduos, através da visualização de uma curta metragem em realidade virtual, com óculos 3D, sobre o ciclo de vida das embalagens. Os participantes são convidados a interiorizar o papel de um resíduo, desde a fase do seu consumo até à respetiva transformação num novo produto. Esta atividade evidencia-se pela informação que transmite, porque, mais do que ensinar a separar, esta ação vem desmistificar alguns mitos urbanos e dar resposta à importância da separação. Direcionada para os ODS 11 e 12.


PAB Livinglab


Com uma forte componente de ligação à população, PAB_LivingLab – Vive a descarbonização no Parque Adão Barata é um projeto inovador que pretende reduzir as emissões de gases com efeito estufa e a intensidade carbónica, criando bases para um ambiente urbano sustentável. Até 2024, visando testar serviços e tecnologias inovadoras, serão organizadas e implementadas diversas ações que contribuam para a descarbonização e a mitigação das alterações climáticas. Com um investimento superior a um milhão de euros, cofinanciado em 79% pelo EEA Grants, através do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, este projeto conta com as parcerias da AID Global, Innovation Point, DST Solar, BIM+ e o Instituto Superior Técnico. Direcionado para os ODS 4, 7, 11, 12 e 13.


Rede Municipal de Recolha de Óleo Alimentar Usado


A Rede Municipal de Recolha de Óleo Alimentar Usado tem quase uma centena de oleões espalhados por todas as freguesias do concelho. Estes estão dotados de um sistema inteligente de sensores que permitem acompanhar os níveis de enchimento e otimizar as rotas de recolha. O óleo alimentar recolhido pode ser valorizado em produtos como biodiesel, sabão e glicerina. Paralelamente, em parceria com a Hardlevel, o Município de Loures dinamiza ações de sensibilização junto da comunidade escolar e população em geral. Direcionada para os ODS 4, 11 e 12.

ism_caixa_retalhos
Retalhos que contam


Esta ação pretende, não só, resgatar a tradição da confeção das mantas de retalhos, deixada pelas nossas avós, como alertar para a necessidade da redução de resíduos, através da reutilização e reciclagem. A iniciativa tem por objetivo oferecer mantas confecionadas com os retalhos doados pelos participantes a instituições de solidariedade social. Direcionada para os ODS 1, 11 e 12.

 



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)