saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Câmara Municipal de Loures | ISM Loures Ir para a página da Intranet Ir para a página de entrada do ISM Loures ISM Loures

Loures Sustentável

 

Loures Sustentável 3 - Calendário ODS 12 - dezembro

Índice de Sustentabilidade Municipal

Conheça as datas comemorativas e de sensibilização, de dezembro de 2022, que estão associadas aos desígnios da Agenda 2030 das Nações Unidas.

1 de dezembro
Dia Mundial de Luta contra a SIDA: Assinala-se com o objetivo de informar e sensibilizar toda a sociedade civil para a existência desta doença, bem como apoiar todos os que dela padecem. A necessidade de prevenção é outro dos objetivos da comemoração desta data reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

2 de dezembro
Dia Internacional da Abolição da Escravatura: Celebrada no âmbito da Convenção das Nações Unidas, esta efeméride pretende alertar a sociedade para a escravatura, que persiste sob variadas formas, e levar perante a justiça todos os que cometem, permitem, colaboram ou toleram este crime contra os Direitos Humanos.

3 de dezembro
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: A celebração desta data, criada pela ONU, tem por objetivo sensibilizar a sociedade para uma maior compreensão em relação às pessoas que sofrem de qualquer tipo de deficiência, proporcionando-lhes a vivência num mundo mais inclusivo e equitativo.

5 de dezembro
Dia Internacional do Voluntariado: Estabelecido pela ONU, esta efeméride visa incentivar e valorizar o serviço voluntário realizado para reduzir as desigualdades e promover a inclusão social, económica e política de todos.

5 de dezembro
Dia Mundial do Solo: Proclamado pelas Nações Unidas, este é um dia para sensibilizar a sociedade para a importância dos solos como um recurso natural essencial para a humanidade.

7 de dezembro
Dia Internacional da Aviação Civil: Implementado pela ONU, a celebração deste dia tem o objetivo de salientar a importância da aviação civil para o desenvolvimento sustentável, económico e social dos países.

9 de dezembro
Dia Internacional contra a Corrupção: Proclamado pela ONU, este dia alerta para a necessidade de consciencializar, prevenir e combater a corrupção, de forma a criar confiança da sociedade nas instituições e contribuir para um desenvolvimento sustentável dos estados.

9 de dezembro
Dia Internacional de Comemoração e Dignidade das Vítimas do Crime de Genocídio: Instituída pela ONU, esta comemoração visa reforçar o compromisso de recordar e prevenir este tipo de crime contra a humanidade e homenagear quem os sofreu.

10 de dezembro
Dia Internacional dos Direitos Humanos: Data celebrada pelas Nações Unidas com o objetivo de divulgar e promover a defesa dos Direitos Humanos em todo o mundo, com base nos princípios da igualdade e não-discriminação.

11 de dezembro
Dia Internacional das Montanhas: Celebração das Nações Unidas que visa sensibilizar para a conservação das montanhas, tendo em conta a importância dos recursos naturais que estas possuem e que contribuem para a sustentabilidade dos ecossistemas.

11 de dezembro
Dia da UNICEF: Criada neste dia em 1946, a UNICEF é o órgão das Nações Unidas que tem por missão defender e proteger os direitos das crianças em todo o mundo.

12 de dezembro
Dia Internacional da Neutralidade: Data celebrada pelas Nações Unidas, com o objetivo de promover o entendimento entre povos, a cooperação para a paz, segurança e desenvolvimento, bem como a diplomacia preventiva.

12 de dezembro
Dia Internacional da Cobertura Universal de Saúde: Proclamado pela ONU, esta dia tem o objetivo de consciencializar os países para a necessidade de existirem sistemas de saúde fortes e com uma cobertura universal. Com esta dia, as Nações Unidas salientam a importância de todas as pessoas terem acesso a cuidados de saúde.

18 de dezembro
Dia Internacional dos Migrantes: Instituída pela ONU, esta data visa sensibilizar a população e decisores políticos para o acolhimento das comunidades migrantes, salientando os seus desafios e oportunidades, bem como os princípios da responsabilidade, tolerância, solidariedade e respeito pela dignidade humana.

20 de dezembro
Dia Internacional da Solidariedade Humana: Data em que a ONU celebra a solidariedade como um dos valores fundamentais da humanidade e na relação entre povos e países.

 



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)