saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Câmara Municipal de Loures | ISM Loures Ir para a página da Intranet Ir para a página de entrada do ISM Loures ISM Loures

Loures Sustentável

 

Loures Sustentável 3 - Calendário ODS 11 - novembro

Índice de Sustentabilidade Municipal

Conheça as datas comemorativas e de sensibilização, de novembro de 2022, que estão associadas aos desígnios da Agenda 2030 das Nações Unidas.

1 de novembro
Início do Ano Hidroelétrico: Este dia marca o início do ano hidroelétrico e a sua comemoração visa salientar a importância da água para a produção de energia, consciencializando para o seu uso responsável e eficiente.

2 de novembro
Dia de Consciencialização do Stress: Considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença, desde 1 de janeiro deste ano, esta data tem por objetivo fornecer informações sobre o stress, sensibilizando as pessoas e organizações para a importância do bem-estar e partilha de estratégias de combate ao stress.

2 de novembro
Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas: Neste dia, a Organização das Nações Unidas (ONU) denuncia os casos de violação dos Direitos Humanos sofridos pelos profissionais da comunicação social, apelando a que os estados tomem medidas contra essas violações que raramente são punidas.

6 de novembro
Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Meio Ambiente em Tempos de Guerra e Conflito Armado: Instituído pela ONU, este dia alerta para os danos sofridos pelo meio ambiente em contextos de guerra, visando relembrar a necessidade da proteção da natureza.

8 de novembro
Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis: Promovida pela Comissão Europeia, esta efeméride pretende encorajar que as crianças adotem uma alimentação saudável, com o intuito de combater o crescimento da obesidade infantil na Europa.

9 de novembro
Dia Internacional Contra o Fascismo e Antissemitismo: Criada pelo Parlamento Europeu, esta data pretende recordar os horrores do Holocausto e assinalar o combate contra o racismo e xenofobia.

10 de novembro
Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento: Celebrado pelas Nações Unidas, este dia tem o propósito de realçar a importância da ciência para o desenvolvimento, pacificação e sustentabilidade das sociedades, incentivando a cooperação entre países.

10 de novembro
Dia Mundial da Qualidade: Promovido pelo Chartered Quality Institute (CQI), este dia visa salientar a importância da qualidade na produtividade e competitividade das organizações, bem como as suas consequências para a prosperidade dos países e populações.

12 de novembro
Dia Mundial da Pneumonia: Proposto pela OMS, este dia visa consciencializar para os impactos causados por esta doença grave e contagiosa, sendo utilizado para alertar a comunidade para a necessidade da prevenção da mesma.

14 de novembro
Dia Mundial da Diabetes: Instituída pela Federação Internacional da Diabetes e celebrada pela ONU, esta efeméride pretende consciencializar as pessoas para a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da mesma.

14 de novembro
Dia Mundial do Orfão: Criado pela The Stars Foundation, esta data pretende alertar a comunidade para a causa de todas as crianças que, em todo o mundo, não têm mãe, pai ou ambos.

16 de novembro
Dia Internacional da Tolerância: Esta iniciativa da ONU promove o respeito e entendimento entre as diferentes culturas e povos, relembrando a importância da aceitação e defesa dos Direitos Humanos para uma vivência em paz da comunidade.

17 de novembro
Dia Mundial do Não Fumador: Celebração da OMS que visa desencorajar a utilização de tabaco e apela aos governos e população a tomar medidas que promovam estilos de vida sem fumo e saudáveis.

18 de novembro
Dia Europeu do Antibiótico: Iniciativa do European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC), esta data tem por objetivo sensibilizar os profissionais de saúde e população para a correta utilização dos antibióticos. Serve para alertar que a utilização incorreta de antibióticos pode contribuir para o aumento da resistência das bactérias.

19 de novembro
Dia Mundial da Casa de Banho: Reconhecido pela ONU, este dia tem o objetivo de alertar para os milhões de pessoas que, em todo o planeta, não têm acesso a uma casa de banho que assegure condições mínimas de higiene e segurança.

20 de novembro
Dia Universal dos Direitos das Crianças: Na data em que se comemora a proclamação da Declaração dos Direitos da Criança e a adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança, as Nações Unidas pretendem alertar e sensibilizar para os direitos fundamentais de todas as crianças, promovendo-se a solidariedade mundial em torno das mesmas.

20 de novembro
Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada: Efeméride da ONU que relembra as vítimas dos acidentes rodoviários, os seus familiares e o trabalho dos serviços de emergência. É um dia para se refletir sobre os comportamentos a adotar na estrada, de forma a promover a segurança rodoviária e reduzir a sinistralidade.

20 de novembro
Dia da Industrialização de África: Data instituída pelas Nações Unidas para mobilizar a comunidade internacional para a industrialização de África, o continente menos industrializado do planeta e, por consequência, o mais pobre.

21 de novembro
Dia Mundial da Televisão: A ONU reconhece a televisão como um importante veículo de transmissão de informação e formação de opinião pública, principalmente no que diz respeito aos assuntos aos assuntos de ordem social e económica.

25 de novembro
Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres: Instituída pela ONU, esta data tem por objetivo alertar, sensibilizar e condenar a violência física, psicológica, sexual e social sofrida pelas mulheres em todo o mundo.

29 de novembro
Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina: Implementado pelas Nações Unidas, este dia visa sensibilizar a comunidade internacional para o direito à autodeterminação do povo palestiniano, reafirmando a solidariedade e o compromisso que a ONU tem com este povo.

 



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)