saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Câmara Municipal de Loures | ISM Loures Ir para a página da Intranet Ir para a página de entrada do ISM Loures ISM Loures

Loures Sustentável

 

Loures Sustentável 3 - Calendário ODS 5 - maio

Índice de Sustentabilidade Municipal

ism_ls_cal_594x150_novo

Conheça as datas comemorativas e de sensibilização, de maio de 2022, que estão associadas aos desígnios da Agenda 2030 das Nações Unidas.

1 de maio
Dia Internacional do Trabalhador: Data que celebra os direitos dos trabalhadores e as suas conquistas. É uma data de sensibilização para a melhoria das condições de trabalho.

3 de maio
Dia Mundial da Liberdade de Imprensa: Efeméride criada pela Organização das Nações Unidas, que promove os princípios fundamentais da liberdade de imprensa e homenageia todos os profissionais e órgãos de comunicação alvo de violações no desempenho das suas funções. A liberdade de imprensa é essencial para a paz, justiça, desenvolvimento sustentável e direitos humanos.

4 de maio
Dia Internacional do Bombeiro: Neste dia presta-se homenagem aos bombeiros de todo o mundo. É um dia em que se recordam os soldados da paz que deram as suas vidas para salvar as de outros.

5 de maio
Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante: Celebra-se internacionalmente com o de objetivo sensibilizar os condutores a realizarem uma condução segura e cortês, no sentido de evitarem acidentes e protegerem as suas vidas, bem como a dos outros. Em Portugal, a data é reconhecida pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

5 de maio
Dia Mundial da Higiene das Mãos: Criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), este dia alerta para a necessidade da higienização das mãos, facto que ganhou outra dimensão com a pandemia Covid-19.

5 de maio
Dia Internacional da Parteira: Instituído pela OMS, com o nome oficial de Dia Internacional do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (ESMO)/Parteira, este dia salienta a importância do trabalho  das parteiras e a sua influência na melhoria da qualidade dos cuidados oferecidos às mulheres em todo o mundo.

5 de maio
Dia Mundial da Língua Portuguesa: Consagrada pela UNESCO, esta data celebra a importância da quarta língua mais falada no mundo, com cerca de 260 milhões de falantes, espalhados por todos os cantos do mundo.

8 de maio
Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho: Data que assinala e realça a importância do trabalho voluntário de ajuda humanitária realizado junto dos mais vulneráveis, um pouco por todo o mundo, pela Cruz Vermelha e Crescente Vermelho.

8 de maio
Dia Mundial da Segurança Social: Este dia serve para refletir sobre os sistemas de Segurança Social existentes no mundo, em geral, e no país, em particular. A proteção pública é um direito, pelo que deve ser pública, solidária e universal.

8 e 9 de maio
Época de lembrança e reconciliação para aqueles que perderam as suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial: Estes dois dias servem para homenagear as vítimas da Segunda Guerra Mundial, recordando que foi este conflito que deu origem à criação da Organização das Nações Unidas e a Carta das Nações Unidas.

9 de maio
Dia da Europa: É um dos símbolos da União Europeia e constitui o mote para a dinamização de atividades que procuram aproximar a Europa dos cidadãos.

10 de maio
Dia Mundial do Lúpus: Efeméride celebrada pela Federação Mundial do Lúpus - uma coligação internacional constituída por cerca de 200 organizações - que visa sensibilizar a população para o impacto desta doença crónica autoimune, alertando para a necessidade de melhorar os serviços de saúde e aumentar a pesquisa para o seu diagnóstico, causas e cura.

11 de maio
Dia Mundial das Aves Migratórias: Celebrado pelas Nações Unidas com o objetivo de realçar a necessidade da preservação das aves migratórias e os seus habitats.

11 de maio
Dia Europeu do Melanoma: Celebrado em toda a Europa, este dia tem como objetivo alertar a população europeia para este tipo de cancro maligno – que tem aumentado ao longo das últimas quatro décadas – e para os perigos da exposição solar excessiva.

12 de maio
Dia Internacional do Enfermeiro: Criado pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros, este dia realça a importância destes profissionais na prestação de cuidados de saúde à população.

15 de maio
Dia Internacional da Família: Esta celebração destaca a importância da estrutura do núcleo familiar como base da educação das crianças. É uma data que serve também para tentar compreender os processos sociais, económicos e demográficos que afetam as famílias. Decretado pela ONU, as políticas e programas dirigidos às famílias são essenciais para a concretização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

16 de maio
Dia Internacional da Luz: Com esta celebração, a ONU assinala a importância da luz na origem da própria vida e o seu papel fundamental em áreas tão diversas como a ciência, cultura, artes, educação, desenvolvimento sustentável, comunicações, energias, entre muitas outras fundamentais do nosso dia a dia.

16 de maio
Dia Internacional da Vida em União pela Paz: Instituído pelas Nações Unidas, este dia tem o objetivo de salientar a importância de se viver num contexto de não-violência, sem discriminação religiosa ou cultural, em que exista diálogo entre os diferentes povos.

17 de maio
Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação: Esta é uma data, criada pela ONU, que reflete sobre a importância que as tecnologias de informação e comunicação, têm na aceleração da inovação mundial e os seus benefícios sociais e económicos.

17 de maio
Dia Mundial da Hipertensão: Apoiada pela Liga Mundial de Hipertensão e pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão, esta data assinala a importância da prevenção, deteção e tratamento da hipertensão, uma doença crónica que é a principal causa de doenças cardiovasculares em todo o mundo. Neste dia pretende-se incentivar a adoção de hábitos de vida saudáveis.

17 de maio
Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia: Efeméride que tem o intuito de alertar para a tolerância zero a todas as formas de violência contra pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais e intersexo (LGBTI). Foi apenas em 1990, neste dia, que a OMS deixou de classificar a homossexualidade como uma doença.

18 de maio
Dia Internacional dos Museus: Por proposta do Conselho Internacional dos Museus (ICOM), organismo da UNESCO, esta é uma data que tem por objetivo destacar a importância dos museus e promovê-los junto da sociedade.

18 de maio
Dia Mundial da Vacina contra a SIDA: Reconhecido pela OMS, este é um dia de consciencialização social para a existência da SIDA, que salienta o papel de todos os profissionais que trabalham para encontrar uma vacina para esta doença ainda sem cura.

19 de maio
Dia Mundial do Médico de Família: Promovida pela Organização Mundial de Médicos de Família (WONCA) e assinalada em Portugal pelo Ministério da Saúde, esta data destaca o papel e o contributo dos médicos de família nos sistemas de saúde mundiais, celebrando também os progressos alcançados ao nível da medicina familiar.

20 de maio
Dia Europeu do Mar: Celebração da União Europeia que pretende consciencializar para as oportunidades e desafios que o mar oferece ao nível da inovação, investigação e cooperação, sendo também uma oportunidade de alertar para a importância da preservação ambiental e biodiversidade dos mares.

20 de maio
Dia Mundial da Abelha: Decretada pela ONU, em 2020, esta celebração tem como objetivo alertar para a importância destes importantes polinizadores, no sentido de se proteger a biodiversidade e evitar a degradação dos ecossistemas, como estabelecido na Agenda 2030.

21 de maio
Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento: Proclamada pela ONU, esta data procura afirmar valores como o respeito pela diferença entre culturas, a tolerância, a solidariedade entre povos, a coesão social, o diálogo e a cooperação no sentido da busca da paz e uma existência harmoniosa da humanidade.

21 de maio
Dia Nacional de Luta contra a Obesidade: Assinalado pelo Ministério da Saúde, este dia visa sensibilizar a comunidade para o problema da obesidade e as doenças associadas, bem como as suas consequências para a saúde.

22 de maio
Dia Internacional da Diversidade Biológica: Celebração da ONU que tem por objetivo alertar os decisores políticos e económicos, bem como a população em geral, para a importância da conservação e proteção da diversidade biológica.

22 de maio
Dia do Autor Português: Data que celebra e homenageia todos os autores portugueses das diferentes áreas artísticas. Neste dia, assinala-se também o aniversário da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

24 de maio
Dia Europeu dos Parques Naturais: Instituído pela Federação EUROPARC (Federação da Natureza e Parques Nacionais da Europa), este dia celebra as áreas europeias protegidas, com os objetivos de proteger a biodiversidade e divulgar junto das populações o contacto com a natureza.

25 de maio
Dia de África: Data celebrada pela União Africana, e reconhecida pela ONU, que recorda a luta pela independência dos povos africanos contra a colonização europeia e contra o regime Apartheid da África do Sul, simbolizando também o desejo de um continente unido, organizado, desenvolvido e livre.

28 de maio
Dia Internacional da Saúde da Mulher: Celebrada pelo Ministério da Saúde, esta data internacional tem como objetivo realçar a importância da saúde da mulher nas diferentes fases da vida, visando alertar para as doenças específicas do sexo feminino.

28 de maio
Dia Internacional do Brincar: Data que celebra o Artigo 31.º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas. Brincar deve ser a principal atividade da criança, permitindo-lhe desenvolver as suas capacidades a todos os níveis.

29 de maio
Dia Nacional da Energia: Assinalada pelo governo de Portugal, esta celebração visa sensibilizar cidadãos, empresas, organismos e entidades do Estado, para a necessidade de desenvolver estratégias sustentáveis de eficiência energética.

29 de maio
Dia Internacional dos Soldados da Paz da ONU: Efeméride que presta homenagem às mulheres e homens que servem como soldados da paz das Nações Unidas, para promoverem a estabilidade e segurança nos locais mais perigosos e vulneráveis do mundo.

31 de maio
Dia Mundial sem Tabaco: Iniciativa da OMS, este dia visa desencorajar a utilização do tabaco, apelando a uma vida mais saudável e sem fumo.

 



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)