saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Câmara Municipal de Loures | ISM Loures Ir para a página da Intranet Ir para a página de entrada do ISM Loures ISM Loures

Loures Sustentável

 

Loures Sustentável 3 - Calendário ODS 3 - março

Índice de Sustentabilidade Municipal

Conheça as datas comemorativas e de sensibilização, de março de 2022, que estão associadas aos desígnios da Agenda 2030 das Nações Unidas.

1 de março
Dia da Discriminação Zero: Data celebrada pelas Nações Unidas, que tem por objetivo sensibilizar para a salvaguarda dos direitos de todas as pessoas, relembrando que estas não podem ser discriminadas com base no género, idade, credo, orientação sexual, doença, deficiência, etnia e ou nacionalidade.

1 de março
Dia da Proteção Civil: Instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e por Despacho do Ministério da Administração Interna, em 2008, este dia assinala a importância da Proteção Civil para a prevenção e coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade.

3 de março
Dia Mundial da Vida Selvagem: Criado pelas Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar a fauna e a flora do planeta, bem como para alertar para o tráfico de espécies animais selvagens, principalmente as que estão em vias de extinção.

3 de março
Dia Mundial da Audição: Assinalada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), esta data pretende sensibilizar a população para a prevenção da surdez e promoção de cuidados de saúde auditiva.

7 de março
Dia de Luto Nacional pelas Vítimas de Violência Doméstica: Aprovado em Conselho de Ministros, em 2019, este é um dia de homenagem às vítimas de violência doméstica e suas famílias, tendo como objetivo combater a banalização e a indiferença face a este fenómeno.

8 de março
Dia Internacional da Mulher: Assinalado pelas Nações Unidas, este dia reconhece a importância e o contributo da mulher para a sociedade, celebrando as suas conquistas históricas, bem como a defesa da igualdade de direitos.

11 de março
Dia Europeu das Vítimas de Terrorismo: Instituído pela União Europeia, este é um dia de homenagem às vítimas de terrorismo na Europa, com o objetivo de consciencializar a opinião pública e governos para o combate ao terrorismo e salvaguardar os Direitos Humanos.

20 de março
Dia Internacional da Felicidade: Celebrada pelas Nações Unidas, esta data visa está intimamente relacionada com o cumprimento dos 17 ODS da Agenda 2030, essenciais para o bem-estar e felicidade das pessoas.

21 de março
Dia Internacional das Florestas: Instituída pela FAO e celebrada pelas Nações Unidas, esta data visa a promover a preservação das árvores e das florestas, alertando sobre a sua importância para o equilíbrio ecológico do planeta.

21 de março
Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial: Criado pela ONU, este dia pretende mobilizar toda a sociedade para a luta contra a discriminação racial. Tem como objetivo ajudar a construir um mundo mais justo e igualitário.

21 de março
Dia Mundial da Poesia: Com esta data, a ONU pretende salientar a importância da poesia enquanto manifestação manifestação artística, promovendo também a criatividade, a pluralidade linguística e cultural, bem como o ensino e a declamação.

22 de março
Dia Mundial da Água: Proclamado pelas Nações Unidas, este dia tem o propósito de sensibilizar a população e decisores políticos para a preservação e poupança de água, promovendo a sua sustentabilidade.

23 de março
Dia Mundial da Meteorologia: Instituída pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma agência especializada da ONU, esta data celebra a ciência que se dedica a compreender os fenómenos atmosféricos. O objetivo é alertar toda a sociedade para a necessidade de preservar os ecossistemas e fazer uma utilização racional dos recursos do planeta.

24 de março
Dia Internacional pelo Direito à Verdade sobre as Violações dos Direitos Humanos e pela Dignidade das Vítimas: Criado pelas Nações Unidas, este dia preconiza que os Estados têm o dever e a obrigação de proteger e garantir os Direitos Humanos, conduzir investigações eficazes, bem como garantir recursos para uma justiça eficaz.

24 de março
Dia Nacional do Estudante: Celebrado pelo Governo de Portugal, esta é uma data de luta e homenagem nacional aos estudantes que, nos anos 60, enfrentaram as dificuldades e a crise académica gerada pelo Estado Novo. É uma data que celebra o direito à educação e à liberdade.

24 de março
Dia Mundial da Tuberculose: Esta efeméride, assinalada pela Organização Mundial de Saúde, pretende alertar a sociedade para a existência desta doença grave e erradicá-la definitivamente.

25 de março
Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Escravos: Esta efeméride, celebrada pela ONU, recorda e presta homenagem a todas as pessoas que sofreram e morreram em condições de escravidão, alertando também para o racismo e preconceito.

25 de março
Dia Internacional de Solidariedade com Funcionários Detidos e Desaparecidos: Dia de homenagem aos funcionários detidos e desaparecidos em missões humanitárias ao serviço das Nações Unidas.

26 de março
Dia do Livro Português: Criada pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), esta data tem o objetivo de realçar a importância do livro, do saber e da língua portuguesa no mundo.

27 de março
Dia Mundial do Teatro: Comemorada por iniciativa do Instituto Internacional do Teatro, esta data, celebrada pelo Ministério da Cultura, tem por objetivo promover a arte teatral e divulgá-la junto da população.

28 de março
Dia Nacional dos Centros Históricos:  Instituído, em 1993, pelo Governo e Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico, este dia foi adotado por grande parte das autarquias com centro histórico, com o objetivo de preservar e valorizar o património destes locais.

 



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)