saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Câmara Municipal de Loures | ISM Loures Ir para a página da Intranet Ir para a página de entrada do ISM Loures ISM Loures

Loures Sustentável

 

Loures Sustentável 2 - Projetos e Iniciativas Municipais - ODS 11

Índice de Sustentabilidade Municipal

Conheça alguns dos projetos e iniciativas desenvolvidos pela Autarquia de Loures, associados ao ODS 11 da Agenda 2030 das Nações Unidas.

 


Beba Água da Torneira


Fazendo parte da campanha de sensibilização Pequenos Gestos, Grandes Mudanças, esta iniciativa apela ao consumo de água da torneira em detrimento da água engarrafada, com a produção de menos resíduos associados às embalagens e porque este recurso do Município tem uma qualidade de excelência para consumo. Esta é uma parceria da Autarquia com os Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas (SIMAR) e Águas do Tejo Atlântico. Direcionada para os ODS 4, 6 e 11.

ism_caixa_varzea_museu
Da Várzea ao museu, da planta à decoração do ser humano


Esta iniciativa visa dar a conhecer de que forma os nossos antepassados utilizavam as plantas para realizar adereços de decoração pessoal, proporcionando essa experiência aos participantes. Dedicada ao público em geral, esta ação tem por objetivo a conceção de peças. Direcionada para os ODS 4 e 11.


Desporto Sénior


De carácter anual e composto por um conjunto de atividades desportivas (ginástica e hidroginástica), este programa visa o desenvolvimento e manutenção da condição física, motora e psicossocial dos participantes. Implementado e desenvolvido em várias coletividades do concelho, visa democratizar o acesso a atividades desportivas que, por implicarem custos quando praticadas fora do âmbito do programa, não estão acessíveis a todos. Direcionado para o ODS 11.


Eco.Beatas


A iniciativa Eco.Beatas pretende sensibilizar a população para a problemática do descarte incorreto de beatas de cigarro e reduzir a quantidade deste resíduo na via pública, com a instalação de ecopontos para beatas, em material plástico 100% reciclado, nos parques de gestão municipal. A degradação deste resíduo na natureza demora mais de uma década e liberta vários compostos tóxicos para fauna e flora. Ação integrante da campanha de sensibilização Pequenos Gestos, Grandes Mudanças. Direcionada para os ODS 4, 11 e 14.


Eficiência energética


Tendo em vista a redução das emissões de gases com efeito de estufa, por via do aumento da eficiência energética, o Município tem desenvolvido projetos em várias áreas. A melhoria da iluminação pública e da eficiência energética nos edifícios municipais, bem como a aposta em iluminação eficiente nas escolas do concelho tiveram resultados muito positivos. Direcionada para os ODS 7, 11 e 13.


Entrelinhas


Comunidade de partilha de artes e de saberes, associados a agulhas e linhas (malhas, rendas, bordados, costuras), com o resultado final a ser oferecido para uma ação solidária. A iniciativa Entrelinhas tem como objetivos promover o combate à solidão na terceira idade, promover a aprendizagem em todas as idades e ao longo da vida, bem como promover a solidariedade social e a redução das diferenças no acesso a enxovais de maternidade. Direcionada para os ODS 4, 10 e 11.


Fauna e Flora da Rota Histórica das Linhas de Torres


Visando a preservação e valorização do património cultural e natural do concelho de Loures, o Município procurou enriquecer os percursos pedestres dedicados ao património histórico-militar da Rota Histórica das Linhas de Torres, com a descoberta e sensibilização para a importância da biodiversidade local. O Departamento do Ambiente procedeu à inventariação das espécies de flora existentes nos fortes que podemos encontrar no território: Forte da Ajuda Grande, Forte da Ajuda Pequeno, Forte do Arpim, Forte do Mosqueiro e Forte de Ribas. No âmbito deste trabalho, já foram identificadas 86 espécies. Direcionado para os ODS 4 e 11.


Limpeza e salubridade


O Departamento de Ambiente é responsável pela limpeza das vias e outros espaços públicos sob gestão municipal, bem como por assegurar o planeamento, limpeza e desassoreamento de linhas de água. No âmbito da limpeza do espaço público e saneamento de deposição ilegais de resíduos, diariamente, a equipa operacional leva a cabo a tarefa de limpeza, triagem e encaminhamento dos resíduos para destino adequado, privilegiando a sua valorização, minimizando os seus impactes na saúde humana e no ambiente, contribuindo assim para o bem-estar da população. A Brigada Guarda Rios tem a missão da contínua desobstrução, desmatação, podas seletivas e de condução, manutenção das galerias ripícolas, manutenção de órgãos hidráulicos e recolha de resíduos nos leitos e taludes. Direcionada para os ODS 6, 11,12 e 15.


Livros em Movimento


Projeto que visa incentivar a leitura e contribuir para uma economia circular dando uma nova vida aos livros, promovendo a sua reutilização e partilha, através da Rede de Livrões do Município e Eco Cabines. A instalação destes pontos de leitura, com recurso a livros reutilizados, pretende desenvolver hábitos de leitura, despertar para a importância da preservação de recursos e fomentar o contacto com a natureza em parques verdes de gestão municipal, onde estão localizadas as Eco Cabines. Esta ação faz parte da campanha de sensibilização Pequenos Gestos, Grandes Mudanças. Direcionado para os ODS 4, 10, 11 e 12.


Loures InSS - Inovação, Sociedade e Sustentabilidade


No âmbito das comemorações do Dia do Ambiente, o Loures InSS é um evento de caráter anual que tem por objetivo promover, junto da população, a sustentabilidade ambiental e práticas ambientais de cidadania que permitam a eficiente gestão dos recursos naturais, para não condicionar o futuro das gerações vindouras. Ação desenvolvida em parceria com o Instituto Superior Técnico. Direcionada para os ODS 4, 6, 7, 9, 11, 12, 13, 14 e 15.


LRS 360º - Carreira Itinerante de economia circular de Loures


Tem como missão ajudar a população a consolidar hábitos de consumo responsáveis, bem como de reutilização e separação de resíduos, através da visualização de uma curta metragem em realidade virtual, com óculos 3D, sobre o ciclo de vida das embalagens. Os participantes são convidados a interiorizar o papel de um resíduo, desde a fase do seu consumo até à respetiva transformação num novo produto. Esta atividade evidencia-se pela informação que transmite, porque, mais do que ensinar a separar, esta ação vem desmistificar alguns mitos urbanos e dar resposta à importância da separação. Direcionada para os ODS 11 e 12.


Mobilidade Elétrica


O Município de Loures aderiu ao projeto da rede piloto de mobilidade elétrica desde o seu início, em 2010, com a celebração do Acordo para a Mobilidade Elétrica e posterior instalação de 32 Postos de Carregamento de Veículos Elétricos (PCVE) no concelho. Em dezembro de 2020, foi celebrado novo protocolo para a instalação de nove postos de carregamento de veículos elétricos, com diferentes potências e capacidade para 18 veículos em simultâneo. Até 2025, em quatro fases de instalação, o Plano Municipal de Mobilidade Elétrica prevê a expansão da rede para um total de 212 PVCE, num investimento estimado em 2,4 milhões de euros. Com o alcance deste importante objetivo poder-se-ão evitar mais de cinco mil toneladas de CO2 por ano.  Ação realizada em parceria com a Mobi.E. Direcionada para os ODS 7 e 11.


PAB Livinglab


Com uma forte componente de ligação à população, PAB_LivingLab – Vive a descarbonização no Parque Adão Barata é um projeto inovador que pretende reduzir as emissões de gases com efeito estufa e a intensidade carbónica, criando bases para um ambiente urbano sustentável. Até 2024, visando testar serviços e tecnologias inovadoras, serão organizadas e implementadas diversas ações que contribuam para a descarbonização e a mitigação das alterações climáticas. Com um investimento superior a um milhão de euros, cofinanciado em 79% pelo EEA Grants, através do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, este projeto conta com as parcerias da AID Global, Innovation Point, DST Solar, BIM+ e o Instituto Superior Técnico. Direcionado para os ODS 4, 7, 11, 12 e 13.


Parques Com Vida


Iniciativas mensais que visam oferecer a oportunidade de vivências lúdicas, recreativas e ecológicas nos parques de gestão municipal. Destaca-se o programa Há Vida em Montachique, no Parque Municipal do Cabeço de Montachique, com atividades mensais de divulgação de ciência e educação ambiental. As ações de Parques Com Vida são desenvolvidas em parceria com My Dynamic, Dalila Salvador, AYA Terapias e formação, APSIA – Associação de Planadores de Santa Iria de Azóia e Associação Azimute Radical. Direcionada para os ODS 3 e 11.

ism_caixa_perc_patrimonio
Percursos pelo Património


Iniciativa de promoção do património histórico e arquitetónico municipal dedicada ao público em geral. Num ambiente descontraído, esta é uma viagem pela memória, por casas, ruas, personagens, histórias e lugares-comuns que marcaram outras épocas. Direcionada para o ODS 11.

ism_caixa_mandala
Pintura de mandalas em CD's


Num ambiente de descontração e contemplação, esta atividade pretende alertar para a necessidade da reciclagem, levando os participantes a transformar CD’s em mandalas. Direcionada para o ODS 11, 14 e 15.


Rede Municipal de Recolha de Óleo Alimentar Usado


A Rede Municipal de Recolha de Óleo Alimentar Usado tem quase uma centena de oleões espalhados por todas as freguesias do concelho. Estes estão dotados de um sistema inteligente de sensores que permitem acompanhar os níveis de enchimento e otimizar as rotas de recolha. O óleo alimentar recolhido pode ser valorizado em produtos como biodiesel, sabão e glicerina. Paralelamente, em parceria com a Hardlevel, o Município de Loures dinamiza ações de sensibilização junto da comunidade escolar e população em geral. Direcionada para os ODS 4, 11 e 12.


Reforço da Estrutura Verde Municipal


Os espaços verdes são indispensáveis ao equilíbrio ecológico do sistema urbano e à qualidade de vida da população, pelo que o Município tem pugnado pela expansão da Estrutura Ecológica de Recreio com novos parques urbanos. Com a abertura ao público do Parque da Quinta dos Remédios, na Bobadela, o reforço da Estrutura Verde Municipal prosseguiu com a criação do Parque Verde da Quinta de Santa Teresa e Parque Verde do Bairro de Santo António, ambos em Camarate, Parque Verde Planalto do Catujal, em Unhos, e o Parque Urbano do Infantado, em Loures, que inclui um projeto de hortas comunitárias, estando prevista a criação de mais espaços. Direcionado para o ODS 11.

ism_caixa_retalhos
Retalhos que contam


Esta ação pretende, não só, resgatar a tradição da confeção das mantas de retalhos, deixada pelas nossas avós, como alertar para a necessidade da redução de resíduos, através da reutilização e reciclagem. A iniciativa tem por objetivo oferecer mantas confecionadas com os retalhos doados pelos participantes a instituições de solidariedade social. Direcionada para os ODS 1, 11 e 12.


Sons & Ruídos


A poluição sonora é um dos principais fatores de degradação da qualidade de vida das populações, sobretudo no meio urbano, com diversas fontes de ruído, como o tráfego rodoviário, unidades industriais, estabelecimentos comerciais ou o que possa estar associado a atividades domésticas. No âmbito das competências do Município em matéria de prevenção e controlo da poluição sonora, visando a salvaguarda da saúde humana e o bem-estar das populações, através da publicação digital Sons & Ruídos, a Autarquia procurou sensibilizar e esclarecer os cidadãos para as questões relacionadas com o ambiente sonoro. Direcionada para os ODS 4 e 11.


Turismo Cemiterial


No âmbito da salvaguarda do património cultural, o Município promove um programa de turismo cemiterial através do qual é possível descobrir os valores históricos, estéticos, monumentais e ambientais que existem no Cemitério Municipal de Loures - um verdadeiro museu a céu aberto - que, em 2018, mereceu o reconhecimento da APOM – Associação Portuguesa de Museologia, com a atribuição de uma menção honrosa em trabalho de museologia. O trabalho realizado ao longo dos últimos anos no Cemitério Municipal de Loures, serviu de modelo para a criação de uma Rota de Turismo Cemiterial constituída pelo Cemitério Paroquial de Bucelas, Cemitério Paroquial de São Julião do Tojal, Cemitério Paroquial de São João da Talha e Cemitério Paroquial de Sacavém. Direcionada para o ODS 11.

 



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)