Loures Sustentável 2 - Projetos e Iniciativas Municipais - ODS 11
Conheça alguns dos projetos e iniciativas desenvolvidos pela Autarquia de Loures, associados ao ODS 11 da Agenda 2030 das Nações Unidas.
450 anos do Convento do Espírito Santo
No dia do Espírito Santo de 1573, teve início a construção de um convento franciscano, no lugar da Mealhada, que funcionou até 1833. Atualmente conhecido como Quinta do Conventinho, topónimo que relembra o seu passado religioso, acolhe também o Museu Municipal de Loures. Esta dupla condição reforça a sua relevância no panorama cultural local e justifica o programa que, em 2023, evoca aniversários redondos de três efemérides diferentes: os 450 anos da fundação, os 190 anos do abandono do convento e os 25 anos da instalação do museu municipal. Direcionado para os ODS 4 e 11.
Beba Água da Torneira
Integrada na campanha de sensibilização Pequenos Gestos, Grandes Mudanças, esta iniciativa apela ao consumo de água da torneira em detrimento da água engarrafada. Os objetivos são promover a qualidade deste recurso no Município e reduzir os resíduos associados às embalagens. Esta é uma parceria da Autarquia com os Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas (SIMAR) e Águas do Tejo Atlântico. Direcionada para os ODS 4, 6 e 11.
Biblioteca no Bairro
Projeto que visa promover a literacia, a igualdade de género, bem como o acesso à informação e promoção da cidadania nos bairros municipais de Loures. A primeira fase do projeto centra-se na Urbanização Municipal da Ponte (Bairro Quinta do Mocho), em Sacavém, com a Biblioteca Municipal Ary dos Santos a promover o acesso a bens culturais, como livros, música, ateliês e contos teatralizados, ao mesmo tempo que divulga os seus serviços. Direcionado para os ODS 4, 10 e 11.
Bibliotecas em sua Casa
Projeto dirigido a munícipes com mobilidade reduzida, temporária ou permanente, e cuidadores, este projeto visa combater o isolamento social e promover a saúde mental, através de um serviço de acesso aos recursos documentais da Rede de Bibliotecas Municipais de Loures. Direcionado para os ODS 3, 10 e 11.
Bienal Poesia à Solta
De dois em dois anos, Sacavém recebe Poesia à Solta, iniciativa que, em três dias, dá destaque à poesia como género literário. Concorrendo para o objetivo maior de tornar Sacavém uma ‘cidade poética’ de referência no país, esta bienal pretende contribuir para o bem-estar intelectual e cultural dos cidadãos numa localidade que se pretende cada vez mais inclusiva. Direcionada para os ODS 4 e 11.
Comunidade de Leitores
Iniciativa de incentivo à leitura que, num espaço informal, reúne grupos de leitores para analisarem livros e partilharem as suas interpretações. Estas iniciativas têm por objetivo promover escritores e obras literárias menos divulgadas, incentivando a socialização e debate entre os participantes. Direcionada para os ODS 5 e 11.
Desporto Sénior
De carácter anual e composto por um conjunto de atividades desportivas (ginástica e hidroginástica), este programa visa o desenvolvimento e manutenção da condição física, motora e psicossocial dos participantes. Implementado e desenvolvido em várias coletividades do concelho, visa democratizar o acesso a atividades desportivas que, por implicarem custos quando praticadas fora do âmbito do programa, não estão acessíveis a todos. Direcionado para o ODS 11.
Eco.Beatas
A iniciativa Eco.Beatas pretende sensibilizar a população para a problemática do descarte incorreto de beatas de cigarro e reduzir a quantidade deste resíduo na via pública, com a instalação de ecopontos para beatas, em material plástico 100% reciclado, nos parques de gestão municipal. A degradação deste resíduo demora mais de uma década e liberta vários compostos tóxicos para fauna e flora. Esta ação faz parte da campanha de sensibilização Pequenos Gestos, Grandes Mudanças. Direcionada para os ODS 4, 11 e 14.
Eficiência energética
Tendo em vista a redução das emissões de gases com efeito de estufa, por via do aumento da eficiência energética, a Câmara Municipal de Loures tem desenvolvido projetos em várias áreas. A melhoria da iluminação pública e da eficiência energética nos edifícios municipais, tal como a aposta em iluminação eficiente nas escolas do concelho, tiveram resultados muito positivos. Direcionada para os ODS 7, 11 e 13.
Fauna e Flora da Rota Histórica das Linhas de Torres
Visando a preservação e valorização do património cultural e natural do concelho de Loures, o Município procurou enriquecer os percursos pedestres dedicados ao património histórico-militar da Rota Histórica das Linhas de Torres, com a descoberta e sensibilização para a importância da biodiversidade local. O Departamento do Ambiente procedeu à inventariação das espécies de flora existentes nos fortes que podemos encontrar no território: Forte da Ajuda Grande, Forte da Ajuda Pequeno, Forte do Arpim, Forte do Mosqueiro e Forte de Ribas. No âmbito deste trabalho, já foram identificadas 86 espécies. Direcionado para os ODS 4 e 11.
Férias em Cultura
O projeto Férias em Cultura é uma iniciativa conjunta das Bibliotecas, Museus e Galerias Municipais que promove ateliês de diversificadas expressões artísticas. O objetivo é proporcionar às crianças de Loures uma forma de ocuparem os tempos livres, com iniciativas de carácter criativo. Direcionado para os ODS 11, 12 e 13.
Ler'Arte
Desenvolvido em três vetores (artes plásticas, cinema e experimentação), este projeto visa contribuir para uma maior literacia artística, desenvolvimento de capacidades, mas também para incentivar o pensamento crítico e de cidadania. O objetivo é ler a arte, proporcionando reflexão sobre o que se vê. Direcionado para os ODS 4, 5, 10 e 11.
Limpeza e salubridade
O Departamento de Ambiente é responsável pela limpeza das vias e outros espaços públicos sob gestão municipal, bem como por assegurar o planeamento, limpeza e desassoreamento de linhas de água. No âmbito da limpeza do espaço público e saneamento da deposição ilegal de resíduos, diariamente, a equipa operacional leva a cabo a tarefa de limpeza, triagem e encaminhamento dos resíduos para destino adequado, privilegiando a sua valorização, minimizando os seus impactes na saúde humana e no ambiente, contribuindo assim para o bem-estar da população. A Brigada Guarda Rios tem a missão da contínua desobstrução, desmatação, podas seletivas e de condução, manutenção das galerias ripícolas, manutenção de órgãos hidráulicos e recolha de resíduos nos leitos e taludes. Direcionada para os ODS 6, 11,12 e 15.
Lisboa Romana - Felicitas Iulia Olisipo
Projeto que assenta na valorização patrimonial do acervo arqueológico, comum a toda a Área Metropolitana de Lisboa, relativo ao período de domínio romano. Em 2022, realizou-se a primeira edição do Rally Paper Solidário Lisboa Romana, cuja organização pertenceu à Autarquia de Loures. O percurso, de 77,5 quilómetros, teve início no Museu Municipal de Loures e final no Castelo de Palmela. Sendo uma ação solidária, a inscrição foi paga em géneros, entregues no dia da prova, que foram canalizados para pessoas e instituições de solidariedade social e animal no Município de Loures. Direcionada para os ODS 2, 4 e 11.
Loures InSS
No âmbito das comemorações do Dia do Ambiente, o Loures InSS – Inovação, Sociedade e Sustentabilidade é um evento de caráter anual que tem por objetivo promover, junto da população, a sustentabilidade ambiental e práticas ambientais de cidadania que permitam a eficiente gestão dos recursos naturais, para não condicionar o futuro das gerações vindouras. Ação desenvolvida com a parceria do Instituto Superior Técnico. Direcionada para os ODS 4, 6, 7, 9, 11, 12, 13, 14 e 15.
Loures no Caminho da Interculturalidade
O território a que hoje chamamos Loures, desde o início da presença humana, contou sempre com a convivência de gentes com origens e matrizes culturais diferentes, que contribuíram para a riqueza multicultural e intercultural que encontramos atualmente no concelho. Para conhecer a nossa história, visite as exposições Loures no Caminho da Interculturalidade. Desde quando e Quando nós somos os outros. Loures no Caminho da Interculturalidade, patentes no Museu Municipal de Loures. Direcionada para os ODS 4, 10 e 11.
Manhãs em Família
Tendo como objetivo dar a conhecer os equipamentos da Rede de Museus Municipais de Loures, a Câmara Municipal de Loures promove ateliers de trabalhos manuais para as famílias, para estimular a imaginação, a criatividade e a consciência ambiental. Direcionada para os ODS 4 e 11.
Maria Keil Operária das Artes
A propósito da passagem dos 10 anos da morte de Maria Keil, em 2022, a Autarquia de Loures iniciou um programa de homenagem a esta artista multifacetada e polivalente que residiu na Apelação. Os festejos culminarão em 2024, ano da comemoração dos 110 anos do seu nascimento. Através de experiências e aprendizagens no plano das expressões artísticas, este programa visa proporcionar à comunidade do Agrupamento Escolar da Apelação uma aproximação à vida e obra de Maria Keil. Direcionado para os ODS 4, 5 e 11.
Mobilidade Elétrica
O Município de Loures aderiu ao projeto da rede piloto de mobilidade elétrica desde o seu início, em 2010, com a celebração do Acordo para a Mobilidade Elétrica e posterior instalação de 32 Postos de Carregamento de Veículos Elétricos (PVCE) no concelho. Em dezembro de 2020, foi celebrado novo protocolo para a instalação de mais nove PVCE, com diferentes potências e capacidades, para 18 veículos em simultâneo. Até 2025, em quatro fases de instalação, está prevista a expansão da rede para um total de 212 PVCE, num investimento orçado em 2,4 milhões de euros. Acão realizada em parceria com a Mobi.E. Direcionada para os ODS 7 e 11.
O Museu Visita a Escola
Iniciativa que tem por objetivo aproximar as escolas dos museus, com a apresentação, nas escolas, de diversas temáticas museológicas, no âmbito da ação educativa e dinamização da história local. Direcionada para os ODS 4 e 11.
PAB Livinglab
Com uma forte componente de ligação à população, PAB_LivingLab – Vive a descarbonização no Parque Municipal Adão Barata é um projeto inovador que pretende reduzir as emissões de gases com efeito estufa e a intensidade carbónica, criando bases para um ambiente urbano sustentável. Até 2024, visando testar serviços e tecnologias inovadoras, serão organizadas e implementadas diversas ações que contribuam para a descarbonização e a mitigação das alterações climáticas. Com um investimento superior a um milhão de euros, cofinanciado em 79% pelo EEA Grants, através do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, este projeto conta com as parcerias da AID Global, Innovation Point, DST Solar, BIM+ e o Instituto Superior Técnico. Direcionado para os ODS 4, 7, 11, 12 e 13.
Parques Com Vida
Iniciativas mensais que visam oferecer a oportunidade de vivências lúdicas, recreativas e ecológicas nos parques de gestão municipal. Destaca-se o programa Há Vida em Montachique, no Parque Municipal do Cabeço de Montachique, com atividades mensais de divulgação de ciência e educação ambiental. As ações de Parques Com Vida são desenvolvidas em parceria com My Dynamic, Dalila Salvador, AYA Terapias e formação, APSIA – Associação de Planadores de Santa Iria de Azóia e Associação Azimute Radical. Direcionada para os ODS 3 e 11.
Percursos pelo Património
Promoção do património histórico, arquitetónico e natural do município, sensibilizando para a sua valorização e proteção. Estas ações desenrolam-se através de um passeio matinal pelo nosso território, numa viagem através dos tempos: casas, ruas, personagens, história ou lugares-comuns que marcaram outras épocas e definiram quem somos hoje. Direcionada para os ODS 4, 11, 14 e 15.
Planta a Tua Árvore
Destinada ao público escolar, esta atividade visa dar a conhecer a importância da atividade agrícola, com destaque para o quotidiano saloio, valorizando a diversidade de sementes e as árvores a que dão origem. Desta iniciativa, faz parte o cultivo de uma semente e uma visita à instalação ODS 2 – Erradicar a Fome, localizada no jardim do Museu Municipal de Loures. Direcionada para os ODS 2, 4 e 11.
Rede Municipal de Recolha de Óleo Alimentar Usado
A Rede Municipal de Recolha de Óleo Alimentar Usado tem quase uma centena de oleões espalhados por todas as freguesias do concelho. Estes estão dotados de um sistema inteligente de sensores que permite acompanhar os níveis de enchimento e otimizar as rotas de recolha. O óleo alimentar recolhido pode ser valorizado em produtos como biodiesel, sabão e glicerina. Paralelamente, em parceria com a Hardlevel, o Município de Loures dinamiza ações de sensibilização junto da comunidade escolar e população em geral. Direcionada para os ODS 4, 11 e 12.
Reforço da estrutura verde municipal
O Município de Loures tem pugnado pela expansão da Estrutura Ecológica de Recreio através da criação de novos parques urbanos, por considerar que os espaços verdes são indispensáveis para o equilíbrio ecológico do sistema urbano e qualidade de vida da população. O Parque da Quinta dos Remédios, na Bobadela, o Parque Verde da Quinta de Santa Teresa e Parque Verde do Bairro de Santo António, ambos em Camarate, o Parque Verde Planalto do Catujal, em Unhos, e o Parque Urbano do Infantado, em Loures, que inclui um projeto de hortas comunitárias, são exemplos do reforço da Estrutura Verde Municipal. Direcionado para o ODS 11.
Rota Memorial do Convento
Baseada no romance Memorial do Convento, que envolve os municípios de Loures, Mafra e Lisboa, esta rota cultural alia a narrativa de José Saramago à história dos lugares, das gentes e do património, transformando a literatura em vida. Existem dois centros de interpretação, um dos quais na Sacristia do antigo Convento do Espírito Santo, no Museu Municipal de Loures. Pode obter todas as informações através da página de internet da Rota Memorial do Convento. Direcionada para os ODS 4 e 11.
Rotas de Leitura
Inserida no contexto da ação do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) do concelho de Loures, esta iniciativa tem como objetivos criar condições para o desenvolvimento de competências do professor bibliotecário, desenvolver as bibliotecas escolares de forma sustentada ou partilhar conhecimentos e experiências que sensibilizem para a importância do professor bibliotecário no trabalho cooperativo a desenvolver nas escolas, tendo em conta a promoção do sucesso escolar dos alunos. Direcionada para os ODS 11, 12 e 16.
Sons & Ruídos
A poluição sonora é um dos principais fatores de degradação da qualidade de vida das populações, sobretudo no meio urbano, com diversas fontes de ruído, como o tráfego rodoviário, unidades industriais, estabelecimentos comerciais ou o que possa estar associado a atividades domésticas. No âmbito das competências do Município em matéria de prevenção e controlo da poluição sonora, visando a salvaguarda da saúde humana e o bem-estar das populações, através da publicação digital Sons & Ruídos, a Autarquia procurou sensibilizar e esclarecer os cidadãos para as questões relacionadas com o ambiente sonoro. Direcionada para os ODS 4 e 11.
Turismo Cemiterial
No âmbito da salvaguarda do património cultural, o Município promove um programa de turismo cemiterial através do qual é possível descobrir os valores históricos, estéticos, monumentais e ambientais que existem no Cemitério Municipal de Loures que, em 2018, mereceu o reconhecimento da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), com a atribuição de uma menção honrosa em trabalho de museologia. O trabalho realizado ao longo dos últimos anos no Cemitério Municipal de Loures, serviu de modelo para a criação de uma Rota de Turismo Cemiterial constituída pelos cemitérios paroquiais de Bucelas, São Julião do Tojal, São João da Talha e Sacavém. Direcionada para o ODS 11.
Visitas guiadas ao Sítio Arqueológico de Frielas
Tendo como objetivo dar a conhecer o Sítio Arqueológico de Frielas, a Câmara Municipal de Loures promove visitas guiadas a este espaço que apresenta estruturas e um vasto conjunto de materiais atribuíveis ao período da Idade Média/Moderno, bem como estruturas que correspondem a uma villa estabelecida nos inícios do século IV. Direcionada para os ODS 4 e 11.
Visitas orientadas à Capela do Espírito Santo
Com o objetivo de divulgar a Capela do Espírito Santo do Museu Municipal de Loures, na Quinta do Conventinho, a Câmara Municipal de Loures promove visitas orientadas a este espaço único do concelho. As visitas dão particular destaque aos pormenores artísticos da capela. Direcionada para os ODS 4 e 11.
saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)