saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Câmara Municipal de Loures | ISM Loures Ir para a página da Intranet Ir para a página de entrada do ISM Loures ISM Loures

Loures Sustentável

 

Loures Sustentável 3 - Calendário ODS 9 - setembro

Índice de Sustentabilidade Municipal

Conheça as datas nacionais e internacionais, de setembro de 2022, que estão associadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no sentido de cumprirem os desígnios da Agenda 2030 das Nações Unidas.

3 de setembro
Dia Internacional do Abutre: Dia que alerta para a necessidade de conservação desta ave de rapina e para os perigos que a sua extinção pode provocar. Os abutres impedem a disseminação de doenças e contribuem para o equilíbrio dos ecossistemas.

4 de setembro
Dia Europeu da Cultura Judaica: Data comemorada em diversos países europeus e tem o objetivo de dar a conhecer a cultura judaica, as suas tradições e a sua história.

5 de setembro
Dia Internacional da Caridade: Proclamada pela ONU, esta efeméride pretende alertar para a necessidade de erradicar a pobreza no mundo, destacando o voluntariado e a filantropia como valores a serem seguidos.

8 de setembro
Dia Internacional da Literacia: Criado pela UNESCO, este dia visa promover a importância da literacia para a sociedade. Não só é importante a alfabetização das pessoas, como é imprescindível que as mesmas tenham capacidade de compreender e avaliar a informação à qual têm acesso.

8 de setembro
Dia Mundial da Fisioterapia: Serve para sensibilizar a importância da fisioterapia na saúde, como para divulgar e promover esta profissão e os seus profissionais.

9 de setembro
Dia Nacional da Natalidade: Criada pela Assembleia da República, esta data tem por objetivo realçar a natalidade e a maternidade, reconhecendo o papel das mães e dos casais no equilíbrio demográfico de Portugal.

10 de setembro
Dia Mundial da Prevenção do Suicídio: Criado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela OMS, este dia tem como objetivo prevenir o suicídio, através de estratégias específicas definidas por cada país.

11 de setembro
Dia Nacional do Bombeiro Profissional: Efeméride que visa enaltecer o trabalho de todos os bombeiros profissionais e a sua contribuição para a proteção das populações. É um dia de homenagem a todos os bombeiros falecidos em serviço.

12 de setembro
Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul: A cooperação Sul-Sul é uma manifestação de solidariedade entre países do hemisfério sul, que contribui para a realização de objetivos internacionais, como a Agenda 2030.

13 de setembro
Dia Internacional do Programador: Data dedicada a uma classe de profissionais que assumem um papel cada vez mais preponderante numa sociedade cada vez mais digitalizada.

15 de setembro
Dia Internacional da Democracia: Proclamado Pela ONU, este dia visa alertar para a necessidade de defender os princípios da inclusão, liberdade, tratamento igualitário, paz e desenvolvimento sustentável. É uma data que defende os direitos e as liberdades do ser humano.

16 de setembro
Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono: Esta data sublinha a importância da camada de ozono para a preservação de vida na Terra, sendo celebrada com o objetivo de alertar para a sua destruição e procurar soluções para a proteger.

17 de setembro
Dia do Software Livre: Celebração mundial que defende a utilização de software livre, com o objetivo de incrementar o direito de aprender e partilhar conhecimento.

17 de setembro
Dia Internacional da Limpeza Costeira: Esta data é comemorada através da organização de diversas ações de limpeza e recolha de lixo nas praias, zonas ribeirinhas e subaquáticas, com o objetivo de consciencializar para a sustentabilidade dos cursos de água e oceanos.

17 de setembro
Dia Internacional do Panda-Vermelho: Dia que tem o intuito de alertar e proteger o Panda-Vermelho, uma espécie animal considerada em perigo de extinção.

18 de setembro
Dia Mundial da Monitorização da Água: Celebração que tem por objetivo sensibilizar e envolver a comunidade para a proteção dos recursos hídricos através da monitorização dos mesmos.

21 de setembro
Dia Internacional da Paz:  Adotado pela ONU como um dia de não-violência e cessar-fogo, este é um dia dedicado ao fortalecimento dos ideais de paz e de sensibilizar para a necessidade de paz mundial.

21 de setembro
Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer: Sendo a forma mais comum de demência, este é um dia que serve para consciencializar para a existência desta doença neurológica, crónica e degenerativa.

22 de setembro
Dia Europeu Sem Carros: Celebração de consciencialização para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário citadino, com o objetivo de promover a qualidade de vida e a proteção dos recursos naturais.

25 de setembro
Dia Internacional dos Farmacêuticos: Data que pretende promover a profissão farmacêutica e assinalar a importância dos seus profissionais para a saúde pública.

25 de setembro
Dia Mundial dos Rios: É uma data que celebra as linhas de água doce e visa consciencializar para o seu uso adequado, visando a proteção do meio ambiente e a preservação deste recurso natural.

26 de setembro
Dia Europeu do Ex-Fumador: Celebrado na União Europeia, este dia visa felicitar todos os ex-fumadores e sensibilizar todos os fumadores para as questões de saúde pública provocadas pelo fumo.

26 de setembro
Dia Europeu das Línguas: Dia que tem por objetivo celebrar e preservar a diversidade linguística e cultural como uma riqueza natural dos países europeus.

26 de setembro
Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares: Criada pela ONU, esta data tem por objetivo alertar para a necessidade do desarmamento nuclear a nível global, uma vez que este tipo de armas são uma ameaça para a segurança das pessoas e para a paz mundial.

26 de setembro
Dia Mundial da Contraceção: Tem por objetivo consciencializar a sociedade para a contraceção, para que as pessoas, em especial os jovens, tomem decisões informadas relativamente à sua saúde sexual e reprodutiva.

26 de setembro
Dia Europeu Sem Mortes na Estrada: Dia que pretende sensibilizar e mobilizar a sociedade civil europeia para a redução da sinistralidade rodoviária.

27 de setembro
Dia Mundial do Turismo: Este dia celebra o turismo como promotor dos valores culturais, patrimoniais, sociais, políticos e económicos de cada país e os seus povos, bem como a contribuição desta atividade para se alcançarem os objetivos da Agenda 2030.

28 de setembro
Dia Internacional para o Acesso Universal à Informação: Criado pela UNESCO e posteriormente adotado pela ONU, este dia é celebrado anualmente com temáticas diferentes. O objetivo deste dia é salientar o direito de cada indivíduo ter acesso a informação que lhe permita exprimir livremente na esfera pública e civil.

29 de setembro
Dia Mundial do Coração: Comemoração que tem o objetivo de sensibilizar e informar a comunidade sobre as doenças cardiovasculares, alertando para os principais fatores de risco associados.

29 de setembro
Dia Marítimo Mundial: Dia que serve para alertar a importância da segurança na navegação marítima e indústrias marítimas, para o comércio mundial e proteção do meio ambiente.

30 de setembro
Dia Internacional da Tradução: Comemorado pela ONU, este dia visa salientar a importância da tradução e dos seus profissionais, como meios que permitem a aproximação e desenvolvimento das sociedades.

 



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)