Loures Sustentável 2 - Projetos e Iniciativas Municipais - ODS 07
Conheça alguns dos projetos e iniciativas desenvolvidos pela Autarquia de Loures, associados ao ODS 7 da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Eficiência energética
Tendo em vista a redução das emissões de gases com efeito de estufa, por via do aumento da eficiência energética, a Câmara Municipal de Loures tem desenvolvido projetos em várias áreas. A melhoria da iluminação pública e da eficiência energética nos edifícios municipais, tal como a aposta em iluminação eficiente nas escolas do concelho, tiveram resultados muito positivos. Direcionada para os ODS 7, 11 e 13.
Loures InSS
No âmbito das comemorações do Dia do Ambiente, o Loures InSS – Inovação, Sociedade e Sustentabilidade é um evento de caráter anual que tem por objetivo promover, junto da população, a sustentabilidade ambiental e práticas ambientais de cidadania que permitam a eficiente gestão dos recursos naturais, para não condicionar o futuro das gerações vindouras. Ação desenvolvida com a parceria do Instituto Superior Técnico. Direcionada para os ODS 4, 6, 7, 9, 11, 12, 13, 14 e 15.
Mobilidade Elétrica
O Município de Loures aderiu ao projeto da rede piloto de mobilidade elétrica desde o seu início, em 2010, com a celebração do Acordo para a Mobilidade Elétrica e posterior instalação de 32 Postos de Carregamento de Veículos Elétricos (PVCE) no concelho. Em dezembro de 2020, foi celebrado novo protocolo para a instalação de mais nove PVCE, com diferentes potências e capacidades, para 18 veículos em simultâneo. Até 2025, em quatro fases de instalação, está prevista a expansão da rede para um total de 212 PVCE, num investimento orçado em 2,4 milhões de euros. Acão realizada em parceria com a Mobi.E. Direcionada para os ODS 7 e 11.
PAB Livinglab
Com uma forte componente de ligação à população, PAB_LivingLab – Vive a descarbonização no Parque Municipal Adão Barata é um projeto inovador que pretende reduzir as emissões de gases com efeito estufa e a intensidade carbónica, criando bases para um ambiente urbano sustentável. Até 2024, visando testar serviços e tecnologias inovadoras, serão organizadas e implementadas diversas ações que contribuam para a descarbonização e a mitigação das alterações climáticas. Com um investimento superior a um milhão de euros, cofinanciado em 79% pelo EEA Grants, através do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, este projeto conta com as parcerias da AID Global, Innovation Point, DST Solar, BIM+ e o Instituto Superior Técnico. Direcionado para os ODS 4, 7, 11, 12 e 13.
saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)