saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Câmara Municipal de Loures | ISM Loures Ir para a página da Intranet Ir para a página de entrada do ISM Loures ISM Loures

Loures Sustentável

 

Loures Sustentável 2 - Projetos e Iniciativas Municipais - ODS 07

Índice de Sustentabilidade Municipal

Conheça alguns dos projetos e iniciativas desenvolvidos pela Autarquia de Loures, associados ao ODS 7 da Agenda 2030 das Nações Unidas.

 


Eficiência energética


Tendo em vista a redução das emissões de gases com efeito de estufa, por via do aumento da eficiência energética, o Município tem desenvolvido projetos em várias áreas. A melhoria da iluminação pública e da eficiência energética nos edifícios municipais, bem como a aposta em iluminação eficiente nas escolas do concelho tiveram resultados muito positivos. Direcionada para os ODS 7, 11 e 13.


Loures InSS - Inovação, Sociedade e Sustentabilidade


No âmbito das comemorações do Dia do Ambiente, o Loures InSS é um evento de caráter anual que tem por objetivo promover, junto da população, a sustentabilidade ambiental e práticas ambientais de cidadania que permitam a eficiente gestão dos recursos naturais, para não condicionar o futuro das gerações vindouras. Ação desenvolvida em parceria com o Instituto Superior Técnico. Direcionada para os ODS 4, 6, 7, 9, 11, 12, 13, 14 e 15.


Mobilidade Elétrica


O Município de Loures aderiu ao projeto da rede piloto de mobilidade elétrica desde o seu início, em 2010, com a celebração do Acordo para a Mobilidade Elétrica e posterior instalação de 32 Postos de Carregamento de Veículos Elétricos (PCVE) no concelho. Em dezembro de 2020, foi celebrado novo protocolo para a instalação de nove postos de carregamento de veículos elétricos, com diferentes potências e capacidade para 18 veículos em simultâneo. Até 2025, em quatro fases de instalação, o Plano Municipal de Mobilidade Elétrica prevê a expansão da rede para um total de 212 PVCE, num investimento estimado em 2,4 milhões de euros. Com o alcance deste importante objetivo poder-se-ão evitar mais de cinco mil toneladas de CO2 por ano.  Ação realizada em parceria com a Mobi.E. Direcionada para os ODS 7 e 11.


PAB Livinglab


Com uma forte componente de ligação à população, PAB_LivingLab – Vive a descarbonização no Parque Adão Barata é um projeto inovador que pretende reduzir as emissões de gases com efeito estufa e a intensidade carbónica, criando bases para um ambiente urbano sustentável. Até 2024, visando testar serviços e tecnologias inovadoras, serão organizadas e implementadas diversas ações que contribuam para a descarbonização e a mitigação das alterações climáticas. Com um investimento superior a um milhão de euros, cofinanciado em 79% pelo EEA Grants, através do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, este projeto conta com as parcerias da AID Global, Innovation Point, DST Solar, BIM+ e o Instituto Superior Técnico. Direcionado para os ODS 4, 7, 11, 12 e 13.

 



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)