saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Câmara Municipal de Loures | ISM Loures Ir para a página da Intranet Ir para a página de entrada do ISM Loures ISM Loures

Loures Sustentável

 

Loures Sustentável 3 - Calendário ODS 10 - outubro

Índice de Sustentabilidade Municipal

Conheça as datas comemorativas e de sensibilização, de outubro de 2022, que estão associadas aos desígnios da Agenda 2030 das Nações Unidas.

1 de outubro
Dia Mundial da Música: Oficializada pelo International Music Council, organização não-governamental apoiada pela UNESCO, esta celebração tem por objetivos promover e divulgar a música e toda a sua diversidade.

1 de outubro
Dia Internacional do Idoso: Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), este dia tem a finalidade de sensibilizar a sociedade para as questões relacionadas com o envelhecimento e a necessidade de proteger a população mais idosa.

1 de outubro
Dia Europeu das Fundações e Doadores: Dia criado pela Donors and Foundations Network in Europe (DAFNE), para as fundações europeias mostrarem o trabalho desenvolvido junto das populações, no sentido de mobilizarem a comunidade para o voluntariado e doação.

1 de outubro
Dia Nacional da Água: Coincidindo com o início do ciclo hidrológico, Portugal festeja esta data para refletir sobre a importância da água e consciencializar para a sua utilização adequada, numa época em que as alterações climáticas assumem grande influência na vida humana em todas as suas dimensões.

2 de outubro
Dia Internacional da Não-Violência: O propósito deste dia, criado pela ONU, é promover a não-violência, através da educação e sensibilização das pessoas, com o objetivo de fomentar a paz e a tolerância.

3 de outubro
Dia Mundial do Habitat: Data assinalada pela ONU com o objetivo de refletir sobre o estado e planeamento das cidades e espaços públicos, sensibilizando para a necessidade de se adotarem medidas ambientais sustentáveis que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das populações.

4 de outubro
Dia Mundial do Animal: Celebração internacional que tem por objetivo promover os princípios da Declaração Universal dos Direitos do Animal, alertando para a necessidade de proteger e preservar as diferentes espécies animais.

5 de outubro
Dia Mundial do Professor: Promovida pela UNESCO, esta data assinala o reconhecimento da importância dos professores para o ensino e sociedade, sendo uma ocasião que serve para refletir sobre os desafios e valorização da profissão.

6 de outubro
Dia Mundial da Paralisia Cerebral: Efeméride mundial, assinalada pela Direção-Geral de Saúde, que tem por objetivos desmistificar os preconceitos relacionados com a paralisia cerebral e sensibilizar para o respeito e inclusão das pessoas que sofrem desta doença, em conformidade com os Direitos das Pessoas com Deficiência.

8 de outubro
Dia Mundial dos Cuidados Paliativos: Reconhecido pela ONU, este dia celebra e apoia os cuidados paliativos a nível mundial, enfatizando a necessidade de reforçar o acesso a estes cuidados no mundo inteiro, com o objetivo de melhorar os cuidados dos doentes em fase avançada ou terminal, com doenças graves ou incuráveis, seja em internamento ou no domicílio.

9 de outubro
Dia Mundial dos Correios: Celebração, reconhecida pelas Nações Unidas, que assinala o papel dos serviços postais e a sua importância para o desenvolvimento económico e social dos estados.

10 de outubro
Dia Mundial da Saúde Mental: Considerada como uma prioridade para a Organização Mundial de Saúde (OMS), esta data tem o propósito de sensibilizar a opinião pública e os dirigentes políticos para a necessidade de dar prioridade aos temas relacionados com a saúde mental, combatendo os preconceitos que existem em relação à saúde psicológica.

10 de outubro
Dia Europeu e Mundial Contra a Pena de Morte: Criada pela World Coalition Against Death Penalty, esta data tem por objetivo sensibilizar todos os países para abolição e definitiva da pena de morte, uma vez que esta viola um dos princípios básicos dos Direitos Humanos,  o direito à vida. Portugal foi um dos primeiros países a abolir a pena de morte, em 1867.

11 de outubro
Dia Internacional da Rapariga: Celebração criada pela ONU com o objetivo de promover os direitos das raparigas em todo o mundo. Este dia visa sensibilizar para questões como a violência de género, preconceitos e discriminação, que colocam entraves na vida escolar e pessoal das raparigas.

13 de outubro
Dia Mundial da Visão: Criada pela OMS, esta data visa sensibilizar a população para a necessidade de verificar regularmente a saúde dos olhos, dando enfoque ao diagnóstico precoce de forma a prevenir doenças oculares.

13 de outubro
Dia Internacional para a Redução de Catástrofes: Celebrada pelas Nações Unidas, esta data tem o propósito de consciencializar os decisores políticos e população para a implementação de medidas políticas que evitem ou reduzam a ocorrência de catástrofes, em particular as naturais.

15 de outubro
Dia Internacional da Mulher Rural: Proclamado pelas Nações Unidas, este dia assinala a importância da mulher na comunidade agrícola onde está inserida, sublinhando o seu papel na produção agrícola, no sustento familiar e na gestão dos recursos naturais existentes.

16 de outubro
Dia Mundial da Alimentação: Celebrada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), esta celebração visa alertar para os problemas relacionados com a alimentação e nutrição, e a necessidade de encontrar soluções para os combater.

16 de outubro
Dia Mundial do Pão: Implementada pela União Internacional de Padeiros e Afins, esta data celebra o alimento mais consumido em todo o mundo.

17 de outubro
Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza: Data instituída pela ONU com o objetivo de mobilizar os decisores políticos, organizações e sociedade civil para a necessidade de contribuírem para a correção das causas e consequências da pobreza. Com a erradicação da pobreza, que integra a Agenda 2030, a ONU pretende uma globalização justa para todas as crianças, famílias e comunidades.

20 de outubro
Dia Mundial de Resolução de Conflitos: Efeméride criada pela Association for Conflict Resolution. O objetivo é sensibilizar os cidadãos para o recurso à mediação, arbitragem, conciliação e outros meios para a resolução de conflitos de forma pacífica.

20 de outubro
Dia Mundial de Combate ao Bullying: Assinalada internacionalmente, esta efeméride de alerta para as situações de agressão vividas por muitas crianças e jovens, dentro e fora da escola. É um dia que serve para sensibilizar a população para a necessidade em apoiar as vítimas desta prática, denunciar essas situações e encontrar forma de as prevenir.

24 de outubro
Dia da Biblioteca Escolar: Festejado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), este dia tem por objetivo celebrar a importância das bibliotecas escolares na educação e promover os hábitos de leitura entre os mais novos.

24 de outubro
Dia Municipal para a Igualdade:  Contando com o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), o objetivo deste evento anual é promover iniciativas de cidadania de âmbito local que celebram os valores da igualdade.

24 de outubro
Dia da Organização das Nações Unidas: Este dia assinala a entrada em vigor da Carta das Nações Unidas, em 1945. A ONU dedica a sua atividade em prol da paz e defesa dos Direitos Humanos.

24 de outubro
Dia Internacional da Informação sobre o Desenvolvimento: Celebrada pela ONU, esta data destaca a importância da informação e a sua difusão para fins de desenvolvimento, num mundo cada vez mais globalizado, tendo por objetivos a cooperação internacional para reduzir as desigualdades entre os povos.

27 de outubro
Dia Nacional da Desburocratização: Aprovada em Conselho de Ministros, em 1990, esta comemoração nacional assinala a necessidade de desburocratizar e simplificar os serviços públicos, tendo em vista a prestação de melhores serviços à população.

27 de outubro
Dia Mundial do Património Audiovisual: Adotado pela UNESCO, o propósito deste dia é salientar e preservar o património audiovisual, como peça fundamental para manter conhecimento histórico e formação de uma memória coletiva.

30 de outubro
Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama: Instituído pelo Ministério da Saúde, este dia pretende sensibilizar os profissionais de saúde e população em geral, particularmente as mulheres, para a importância do autoexame e diagnóstico precoce do cancro da mama.

31 de outubro
Dia Mundial das Cidades: Assinalado pela ONU, este dia promove a cooperação internacional com o objetivo de se encontrarem soluções sustentáveis para o desenvolvimento urbano.

31 de outubro
Dia Mundial da Poupança: Data criada com o objetivo de alertar os consumidores para a necessidade de disciplinar gastos e amealhar alguma solidez financeira, para evitar situações de endividamento. A ideia desta data surgiu no Congresso Internacional de Economia, realizado em Milão, em 1924.

 



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)