saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Câmara Municipal de Loures | ISM Loures Ir para a página da Intranet Ir para a página de entrada do ISM Loures ISM Loures

Loures Sustentável

 

Loures Sustentável 3 - Calendário ODS 6 - junho

Índice de Sustentabilidade Municipal

Conheça as datas nacionais e internacionais, de junho de 2022, que estão associadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no sentido de cumprirem os desígnios da Agenda 2030 das Nações Unidas.

1 de junho
Dia Mundial da Criança: Tal como em muitos outros países, Portugal festeja o Dia da Criança a 1 de junho. A ONU comemora o Dia Universal da Criança a 20 de novembro, uma vez que nesse dia, em 1959, foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Não existe uma data padronizada para celebrar os direitos das crianças, mas o objetivo destas datas é celebrar e promover os direitos das mesmas em todo o mundo.

2 de junho
Dia Internacional da Prostituta: Esta data serve para alertar para a discriminação sofrida pelas prostitutas, a exploração que sofrem e os contextos em que trabalham, bem como as suas condições precárias de vida.

3 de junho
Dia Mundial da Bicicleta: Instituída pela ONU, a celebração desta data visa reconhecer a bicicleta como um meio de transporte acessível e sustentável, que promove a preservação ambiental e a saúde, servindo também para alertar sobre os direitos e deveres dos ciclistas.

4 de junho
Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão: Criada pela ONU, esta data visa alertar e protestar contra os abusos físicos e psicológicos sofridos diariamente por milhões de crianças em todo o mundo.

5 de junho
Dia Mundial do Ambiente: No sentido de sensibilizar e promover a ação ambiental e proteção do planeta junto das populações e decisores políticos, este é o maior evento das Nações Unidas dedicado ao ambiente.

5 de junho
Dia Internacional de Luta contra a Pesca Ilegal, Não Declarada e Não Regulamentada: Com o objetivo de proteger a vida marinha, este dia serve para alertar e combater os impactos da pesca ilegal e não declarada, bem como a pesca destrutiva, que ocorre em todo o mundo.

8 de junho
Dia Mundial dos Oceanos: Data que pretende sensibilizar para a importância e benefício dos oceanos, com particular destaque para o seu papel fundamental para a existência de vida no planeta.

12 de junho
Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil: Criada pela Organização Internacional do Trabalho das Nações Unidas, esta data visa alertar para a exploração de trabalho infantil e o desrespeito pelos direitos da criança. Por todo o mundo, são muitas as crianças que, em vez de estarem a estudar ou a brincar, são obrigadas a trabalhar.

13 de junho
Dia Mundial de Consciencialização do Albinismo: Data que pretende erradicar os preconceitos e o estigma sofrido pelas pessoas com albinismo, uma anomalia pigmentar provocada por fatores genéticos.

14 de junho
Dia Mundial do Dador de Sangue: Data comemorativa de agradecimento aos dadores de sangue voluntários. Serve para alertar para a necessidade de doar sangue seguro, essencial para salvar vidas humanas.

15 de junho
Dia Mundial do Vento: Celebra-se para dar a conhecer a importância do vento e as suas potencialidades para criar energia mais amiga do ambiente.

15 de junho
Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa: Dia de reflexão contra a violência com as pessoas idosas, seja ela verbal, psicológica, física ou financeira. O objetivo é acabar com a discriminação e promover a integração dos idosos numa sociedade cada vez mais envelhecida.

16 de junho
Dia Mundial da Criança Africana: Efeméride que serve para alertar para a situação de muitas crianças africanas que, no dia a dia, são vítimas de abuso, exploração e violência.

17 de junho
Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação: Data que pretende alertar a opinião pública e decisores políticos para a desertificação e seca, fruto das alterações climáticas provocadas pela humanidade.

18 de junho
Dia da Gastronomia Sustentável: O reconhecimento da gastronomia como forma de expressão cultural, levou a ONU à criação deste dia, com os objetivos de promover o desenvolvimento da agricultura, a segurança alimentar, a nutrição, a produção alimentar sustentável e a conservação da biodiversidade.

19 de junho
Dia Mundial de Consciência sobre a Doença Malciforme: Data instituída pela ONU com o objetivo de consciencializar sobre os diversos males provocados por esta doença hereditária que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

19 de junho
Dia Internacional para a Eliminação da Violência Sexual em Conflitos: Estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, esta data tem o intuito de chamar a atenção para a violência sexual decorrente em locais com conflitos armados, que incluem atos de violação, escravidão sexual, entre muitos outros crimes sexuais. Muitos destes crimes representam graves violações aos Direitos Humanos.

20 de junho
Dia Mundial dos Refugiados: Tem por objetivo relembrar todas as pessoas que foram forçadas a fugir dos seus locais de origem devido à guerra ou por perseguições, sejam elas motivadas pela raça, crenças religiosas, nacionalidade, ideologias políticas, entre muitas outras razões. O objetivo deste dia é contribuir para a inclusão destas pessoas junto das comunidades que as acolhem.

21 de junho
Dia Europeu da Música: Dia em que os países europeus celebram uma das mais elementares e imprescindíveis formas de arte, a música.

21 de junho
Dia Mundial do Humanista: O humanismo defende uma sociedade baseada em valores humanos éticos e responsáveis, valorizando, entre outros aspetos, o direito ao livre pensamento e os Direitos do Homem.

23 de junho
Dia Olímpico: Data que celebra o espírito olímpico com o objetivo de divulgar, junto dos mais jovens, o desporto e os valores olímpicos: Excelência, Amizade e Respeito.

23 de junho
Dia do Serviço Público das Nações Unidas: Data que tem por objetivo enaltecer o valor do serviço público na sociedade e reconhecer o trabalho dos funcionários públicos.

23 de junho
Dia Internacional das Viúvas: Efeméride que serve para chamar a atenção sobre a situação de milhões de viúvas em todo o mundo. É um dia em que a ONU pretende alertar para o sofrimento destas mulheres, recordar os diversos casos de pobreza, a crueldade exercida sobre as mesmas e os direitos mais básicos que lhes são negados, bem como aos seus filhos.

25 de junho
Dia Mundial do Vitiligo: Com este dia pretende-se informar a população sobre o vitiligo, uma doença de pele que muitas vezes está associada a outras doenças autoimunes. O vitiligo afeta mais de 100 milhões de pessoas em todo o planeta e cerca de 1% da população europeia.

26 de junho
Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura: Celebração criada pela ONU, que serve para apoiar e refletir sobre as vítimas de tortura, um crime cruel que desrespeita os Direitos Humanos e coloca em causa a dignidade humana.

26 de junho
Dia Internacional de Luta Contra o Uso e Tráfico Ilícito de Drogas: Com a criação desta data, a ONU pretende consciencializar o problema que as drogas representam para a sociedade. O objetivo é fortalecer a ação e a cooperação para alcançar uma sociedade internacional livre do uso de drogas.

30 de junho
Dia Mundial das Redes Sociais: Celebração recente, que reconhece o papel determinante da revolução digital numa sociedade cada vez mais dependente das redes sociais.

 



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)