saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Câmara Municipal de Loures | ISM Loures Ir para a página da Intranet Ir para a página de entrada do ISM Loures ISM Loures

Loures Sustentável

 

Loures Sustentável 2 - Projetos e Iniciativas Municipais - ODS 06

Índice de Sustentabilidade Municipal

Conheça alguns dos projetos e iniciativas desenvolvidos pela Autarquia de Loures, associados ao ODS 6 da Agenda 2030 das Nações Unidas.

 


Beba Água da Torneira


Fazendo parte da campanha de sensibilização Pequenos Gestos, Grandes Mudanças, esta iniciativa apela ao consumo de água da torneira em detrimento da água engarrafada, com a produção de menos resíduos associados às embalagens e porque este recurso do Município tem uma qualidade de excelência para consumo. Esta é uma parceria da Autarquia com os Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas (SIMAR) e Águas do Tejo Atlântico. Direcionada para os ODS 4, 6 e 11.


Limpeza e salubridade


O Departamento de Ambiente é responsável pela limpeza das vias e outros espaços públicos sob gestão municipal, bem como por assegurar o planeamento, limpeza e desassoreamento de linhas de água. No âmbito da limpeza do espaço público e saneamento de deposição ilegais de resíduos, diariamente, a equipa operacional leva a cabo a tarefa de limpeza, triagem e encaminhamento dos resíduos para destino adequado, privilegiando a sua valorização, minimizando os seus impactes na saúde humana e no ambiente, contribuindo assim para o bem-estar da população. A Brigada Guarda Rios tem a missão da contínua desobstrução, desmatação, podas seletivas e de condução, manutenção das galerias ripícolas, manutenção de órgãos hidráulicos e recolha de resíduos nos leitos e taludes. Direcionada para os ODS 6, 11,12 e 15.


Loures InSS - Inovação, Sociedade e Sustentabilidade


No âmbito das comemorações do Dia do Ambiente, o Loures InSS é um evento de caráter anual que tem por objetivo promover, junto da população, a sustentabilidade ambiental e práticas ambientais de cidadania que permitam a eficiente gestão dos recursos naturais, para não condicionar o futuro das gerações vindouras. Ação desenvolvida em parceria com o Instituto Superior Técnico. Direcionada para os ODS 4, 6, 7, 9, 11, 12, 13, 14 e 15.


Plano Estratégico de Reabilitação das Linhas de Água


Tem como princípio orientador que as intervenções nos rios e ribeiras – imprescindíveis na prevenção e controlo de cheias e contenção de vegetação invasora – sejam desenvolvidas através da renaturalização do recurso hídrico e pela sua gestão sustentável. As intervenções englobam a limpeza e reabilitação das linhas de água, renaturalização das margens através da plantação de espécies arbustivas e arbóreas autóctones, e pela implementação de soluções técnicas de engenharia natural. Direcionado para os ODS 6 e 15.


Projeto ValoRio


O projeto ValoRio – Valorização e Proteção do Património Natural e Paisagístico de Linhas de Água, levado a cabo pelos municípios de Loures e Mafra, visa a renaturalização e requalificação de frentes ribeirinhas, elevação do patamar da preservação, e proteção e valorização do património hídrico. A área de intervenção abrange os cursos de água e respetivos afluentes comuns aos dois concelhos: Rio Trancão, Ribeira do Boição, Rio de Loures (Ribeira de Monfirre). Direcionado para os ODS 6 e 15.

 



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)