saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Câmara Municipal de Loures | ISM Loures Ir para a página da Intranet Ir para a página de entrada do ISM Loures ISM Loures

Loures Sustentável

 

Loures Sustentável 3 - Calendário ODS 4 - abril

Índice de Sustentabilidade Municipal

Conheça as datas comemorativas e de sensibilização, de abril de 2022, que estão associadas aos desígnios da Agenda 2030 das Nações Unidas.

2 de abril
Dia Internacional do Livro Infantil: Celebrada na data de aniversário de Hans Christian Andersen, por iniciativa da International Board on Books for Young People (IBBY), esta efeméride tem por objetivo promover os livros infantis e o gosto pela leitura entre os mais novos.

2 de abril
Dia Mundial da Consciencialização do Autismo: Promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o objetivo deste dia é informar a população e ajudar a derrubar preconceitos contra este grave distúrbio neurológico.

4 de abril
Dia Internacional de Consciencialização sobre os Perigos das Minas Terrestres: Criada em Assembleia Geral das Nações Unidas, esta data tem o objetivo de sensibilizar para o perigo das minas terrestres e incentivar o processo de limpeza das mesmas nos países com conflitos militares.

5 de abril
Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatoide: Instituída pelo Ministério da Saúde, esta data tem o propósito de sensibilizar os cidadãos portugueses para os problemas de ordem pessoal, familiar e profissional que, diariamente, afligem todos os que sofrem desta doença reumática inflamatória crónica, de origem desconhecida.

6 de abril
Dia Mundial da Atividade Física: Iniciativa da Organização Mundial da Saúde, que visa promover a prática do exercício físico e divulgar os seus benefícios em detrimento dos malefícios do sedentarismo.

6 de abril
Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz: Reconhecendo que o desporto é um motor de desenvolvimento sustentável, neste dia, a ONU celebra os valores positivos do desporto, como a inclusão, espírito de equipa, disciplina, igualdade, fair-play e respeito entre os desportistas.

7 de abril
Dia Internacional para Reflexão do Genocídio de 1994 no Ruanda: Efeméride assinalada pelas Nações Unidas, que presta homenagem às vítimas do genocídio no Ruanda, em 1994, com o objetivo de não deixar cair no esquecimento este crime contra os Direitos Humanos.

7 de abril
Dia Mundial da Saúde: Definida pela Organização Mundial de Saúde na sua primeira Assembleia-Geral, esta data é uma oportunidade de alertar a sociedade para determinados assuntos relativos à saúde. Todos os anos é definido um novo tema.

11 de abril
Dia Mundial da Doença de Parkinson: Definido pela Associação Europeia de Doença de Parkinson (EPDA), este dia visa alertar para a existência desta doença misteriosa e sem cura, do foro neurológico.

12 de abril
Dia Internacional do Voo Espacial Humano: Celebrado no dia em que se realizou o primeiro voo espacial humano, as Nações Unidas celebram o início da era espacial e a importância do desenvolvimento científico e tecnológico para se alcançarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o bem-estar entre povos e Estados.

15 de abril
Dia Mundial da Arte: Instituída pela Associação Internacional da Arte (IAA) e comemorada pela UNESCO, esta efeméride celebra a importância da Arte em todas as suas áreas.

18 de abril
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios: Criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), este dia é celebrado anualmente sob uma temática diferente, tendo por objetivo valorizar o património existente.

21 de abril
Dia Mundial da Criatividade e Inovação: Promovido pela ONU, este dia visa consciencializar sobre a importância do papel da criatividade e da inovação na solução de problemas respeitantes aos objetivos da Agenda 2030.

22 de abril
Dia Internacional da Terra: Proclamado pela ONU como o Dia Internacional da Mãe Terra, o objetivo é alertar para os problemas ambientais existentes no planeta e consciencializar a população mundial para a necessidade da preservar a sua sustentabilidade e os recursos naturais.

23 de abril
Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor:  Instituído pela UNESCO, este dia tem como objetivo incentivar hábitos de leitura, reconhecendo a importância do livro como meio de transmissão de cultura e informação, essencial para o desenvolvimento da literacia e do desenvolvimento económico. Da mesma forma, pretende-se promover a proteção dos direitos de autor.

23 de abril
Dia Nacional de Educação de Surdos: Data que visa sensibilizar para a situação das pessoas surdas e a sua linguagem específica, sublinhando a necessidade de lutar por condições de vida, trabalho e educação apropriadas. Para celebrar esta data, em 2020, o Sistema Nacional de Saúde (SNS) criou uma linha de atendimento específica para as pessoas que padecem desta deficiência.

24 de abril
Dia Internacional do Multilateralismo e da Diplomacia para a Paz: Com este dia, as Nações Unidas visam enaltecer o valor da cooperação internacional para o bem comum. O multilateralismo e a cooperação internacional, que sustentam a Carta das Nações Unidas e a Agenda 2030, são fundamentais para assegurar a paz e segurança, o desenvolvimento e os direitos humanos.

25 de abril
Dia da Liberdade: Portugal celebra a Revolução de 25 de Abril de 1974, que colocou fim a mais de quatro décadas de ditadura.

25 de abril
Dia Mundial da Malária: Instituída pela Organização Mundial de Saúde, esta data pretende informar a sociedade e mobilizar os decisores políticos no sentido de se fazerem todos os esforços para erradicar esta doença.

25 de abril
Dia Internacional das Raparigas nas Tecnologias de Informação e Comunicação: Este dia foi instituído pelas Nações Unidas, com o objetivo de defender os interesses e oportunidades das jovens mulheres, incentivando-as a seguirem uma carreira profissional no setor das tecnologias de informação e comunicação.

26 de abril
Dia da Produção Nacional: Instituído pela Assembleia da República, em 2011, este dia pretende sensibilizar a opinião pública para a importância social e económica da produção nacional. O desenvolvimento desta permite combater o desemprego e contribui para a sua afirmação nos mercados externos, tornando-a mais competitiva.

26 de abril
Dia Internacional em Memória do Desastre de Chernobyl: As Nações Unidas celebram esta data com o objetivo de prestar homenagem às vítimas do desastre nuclear de Chernobyl, ocorrido em 1986.

26 de abril
Dia Mundial da Propriedade Intelectual: Estabelecido pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) e celebrado pela ONU, este dia visa realçar o papel da propriedade intelectual no âmbito da proteção do conhecimento e desenvolvimento económico, uma vez que esta confere o direito à utilização exclusiva de informação técnica, comercial e industrial.

28 de abril
Dia Mundial de Prevenção e Segurança no Trabalho: Data, celebrada pelas Nações Unidas, que tem como objetivo alertar as entidades patronais e trabalhadores para a importância da existência de medidas que garantam a segurança e saúde no local de trabalho.

29 de abril
Dia Mundial da Dança: Data promovida pelo Comité Internacional da Dança da UNESCO, esta efeméride pretende celebrar a arte da dança, sensibilizando os decisores políticos e população em geral para o seu valor universal.

30 de abril
Dia Internacional do Jazz: Criado pela UNESCO, este dia comemora não só este estilo criativo de música, como a sua associação à luta pela liberdade e abolição da escravatura.

 



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)