Áreas Urbanas de Génese Ilegal
Áreas Insuscetíveis de Reconversão Urbanística - AIRU
As áreas insuscetíveis de reconversão correspondem a 98,38 ha do território concelhio distribuídos por 4 freguesias, num total de 22 núcleos. De acordo com a informação censitária disponível no INE, resultante do apuramento definitivo dos CENSOS 2011, residem nestas áreas cerca de 2017 habitantes (que corresponde a 1% da população residente no Concelho Loures), estão contabilizados cerca de 562 edifícios (2% do número total de edifícios existentes no Concelho), e 1032 fogos (1% dos alojamentos existentes no Município).
A insusceptibilidade é baseada em estudos de fundamentação dos riscos naturais o que conduz a um ordenamento onde não é possível manter as edificações. O PDM classifica e qualifica o uso do solo como espaço rural com condicionantes impeditivas da reconversão.
Estes núcleos estão integrados em área de reserva: Reserva Agrícola Nacional (RAN) e/ou Reserva Ecológica Nacional REN.
Apenas um dos núcleos está totalmente abrangido pelo regime RAN. Onze núcleos pelo regime REN e, dez, simultaneamente pelos regimes RAN e REN, como representado em gráfico.
Os fatores que levam a que estes núcleos sejam abrangidos pelo regime REN (21 núcleos) são, na sua maioria, devido ao risco de erosão (18 núcleos) e a zonas ameaçadas pelas cheias (7 núcleos).
Carta das AIRU
saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)