saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Câmara Municipal de Loures | ISM Loures Ir para a página da Intranet Ir para a página de entrada do ISM Loures ISM Loures

Os 17 ODS

 

Os 17 ODS - ODS 15

Índice de Sustentabilidade Municipal


PROTEGER A VIDA TERRESTRE

Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade.

A natureza é fundamental para a nossa sobrevivência, não só por nos fornecer oxigénio, como por regular os padrões climáticos, polinizar as culturas ou produzir os nossos alimentos e os dos animais. Cada vez mais saturada, quase 75% da superfície da Terra foi alterada pela atividade humana, deixando pouco espaço para a vida selvagem e natureza.

Segundo o Relatório de Avaliação Global sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas, de 2019, cerca de um milhão de espécies animais e vegetais estão ameaçadas de extinção, muitas delas em poucas décadas. O relatório sugere mudanças para restaurar e proteger a natureza, constatando que a saúde dos ecossistemas – dos quais nós e todas as espécies dependemos – se está a degradar mais rapidamente do que o esperado, afetando as economias, os meios de subsistência, a segurança alimentar, a saúde e a qualidade de vida em todo o planeta.

O desmatamento e a desertificação, causados pelas atividades humanas e mudanças climáticas, representam grandes desafios para o desenvolvimento sustentável e afetam a vida e os meios de subsistência de milhões de pessoas. As florestas são de vital importância para sustentar a vida na Terra e desempenham um papel importante na luta contra as mudanças climáticas. É fundamental investir na reflorestação para melhorar os meios de subsistência, reduzir as vulnerabilidades e reduzir os riscos para a economia.

A saúde do nosso planeta também desempenha um papel importante no surgimento de doenças que são transmissíveis entre animais e seres humanos. À medida que continuamos a invadir ecossistemas frágeis, permitimos que os agentes patogénicos existentes na vida selvagem se espalhem para o gado e seres humanos, aumentando o risco de surgimento e amplificação de doenças.

Fonte ONU



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)