Os 17 ODS - ODS 10
REDUZIR AS DESIGUALDADES
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países.
Reduzir as desigualdades e garantir que ninguém seja deixado para trás são essenciais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ao longo dos últimos anos, a comunidade internacional realizou grandes progressos no sentido de retirar pessoas da pobreza, mas a desigualdade dentro e entre países é um motivo persistente de preocupação.
O crescimento económico não é suficiente para reduzir a pobreza se não for inclusivo e não envolver as três dimensões do desenvolvimento sustentável: económica, social e ambiental. Para reduzir as desigualdades, as políticas deverão ser universais e prestar atenção às necessidades das populações desfavorecidas e marginalizadas.
Os efeitos da pandemia parecem estar a reverter quaisquer tendências positivas de redução da desigualdade de rendimentos, tendo intensificado a discriminação estrutural e sistémica. Os mercados emergentes e as economias em desenvolvimento demonstram recuperações lentas, aumentando assim as disparidades de rendimento entre países. Em todo o mundo, o número de refugiados e mortes de migrantes atingiu, em 2021, o maior número absoluto jamais registado. Juntando-se a estes aspetos, a guerra na Ucrânia levou a uma das maiores crises de refugiados da história recente.
Fonte ONU
saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)