Os 17 ODS - ODS 2
ERRADICAR A FOME
Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.
Pretende-se um mundo livre de fome até 2030, mas, em 2020, entre 720 milhões e 811 milhões de pessoas sofriam de fome em todo o planeta, cerca de mais 161 milhões que em 2019.
Em 2020, 2,4 mil milhões de pessoas, o equivalente a mais de 30% da população mundial, estavam em moderada ou severa insegurança alimentar, sem acesso regular a alimentos adequados. Os números aumentaram em quase 320 milhões em apenas um ano.
O número de pessoas que passam fome e sofrem de insegurança alimentar vinha a aumentar gradualmente desde 2014. A crise da COVID-19 elevou ainda mais essas taxas crescentes e exacerbou todas as formas de desnutrição, particularmente em crianças. A guerra na Ucrânia interrompeu ainda mais as cadeias globais de fornecimento de alimentos, dando origem à maior crise alimentar global desde a Segunda Guerra Mundial.
É tempo de repensar como cultivamos, partilhamos e consumimos a nossa comida, sendo necessária uma profunda mudança do sistema global de agricultura e alimentação, não só para alimentar os 815 milhões de indivíduos que atualmente sofrem de fome, como para alimentar os dois mil milhões de pessoas que deverão povoar o planeta até 2050.
Se praticadas da forma correta, a agricultura, a silvicultura e a pesca podem garantir acesso a alimentos nutritivos e seguros para todas as pessoas, apoiando o desenvolvimento rural e protegendo o ambiente. O setor da alimentação e agricultura é central para a erradicação da fome e da pobreza, oferecendo as soluções chave para o desenvolvimento.
Fonte ONU
saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)