Os 17 ODS - ODS 11
CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
Com um planeta cada vez mais urbanizado, desde 2007 que mais da metade da população mundial vive em cidades e essa parcela deve aumentar para 60%, até 2030.
As cidades e áreas metropolitanas são potências de crescimento económico, contribuindo com cerca de 60% do PIB global. No entanto, também são responsáveis por cerca de 70% das emissões globais de carbono e mais de 60% da utilização de recursos.
A crescente urbanização resulta num número crescente de moradores que vivem em infraestruturas inadequadas e sobrecarregadas, que levam ao agravamento da poluição e expansão urbana não planeada.
O impacto da pandemia foi e será mais devastador em áreas urbanas pobres e densamente povoadas, especialmente para os milhões de pessoas que vivem em habitações precárias e sem condições básicas, onde a superlotação dificulta o cumprimento das medidas recomendadas, como o distanciamento social e autoisolamento.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), alertou que a fome e as mortes podem aumentar significativamente nas áreas urbanas, caso não sejam tomadas medidas que garantam o acesso a alimentos às populações mais pobres e vulneráveis.
Fonte ONU
saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)