Os 17 ODS - ODS 8
TRABALHO DIGNO E CRESCIMENTO ECONÓMICO
Promover o crescimento económico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
O crescimento económico sustentado e inclusivo pode impulsionar o progresso, criando oportunidades para o acesso a empregos de qualidade que melhorem os padrões de vida das de todas as pessoas em idade laboral.
No entanto, em demasiados locais, ter um trabalho não garante a capacidade de escapar à pobreza, pelo que é necessário reestruturar políticas sociais económicas dirigidas à sua erradicação. A criação de emprego digno continua a ser um grande desafio para todas as economias.
A pandemia de COVID-19 interrompeu milhões de vidas e colocou em risco a economia global, dando origem a uma recessão global tão má ou pior que a de 2009, conforme referido pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que quase metade da força de trabalho global corre o risco de perder os seus meios de subsistência, à medida que os postos de trabalho se vão extinguindo.
Pouco antes do surto de COVID-19, previa-se que um em cada cinco países (onde milhões de pessoas vivem na pobreza) veria o rendimento per capita estagnar ou diminuir, em 2020. As interrupções na produção industrial, a queda dos preços das matérias-primas, a volatilidade do mercado financeiro e a crescente insegurança, associadas à COVID-19, agravaram o fraco crescimento económico e as condições para a existência de um trabalho digno.
Fonte ONU
saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)