Os 17 ODS - ODS 3
SAÚDE DE QUALIDADE
Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Assegurar modos de vida saudável e promover o bem-estar de todos, em qualquer idade, é essencial para o desenvolvimento sustentável. Nas últimas décadas obtiveram-se grandes avanços relacionados com o aumento da esperança de vida e a redução de algumas das causas de morte mais relacionadas com a mortalidade infantil e materna, mas a pandemia de COVID-19 veio alterar o panorama relacionado com as mais variadas áreas da saúde.
Atualmente, a pandemia de COVID-19 continua a espalhar o sofrimento humano e, em meados de 2022, tinha infetado mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo. As estimativas mais recentes mostram que o "excesso de mortes" globais, direta e indiretamente, atribuíveis à COVID-19 podem ter chegado a 15 milhões no final de 2021.
A pandemia afetou severamente os serviços essenciais de saúde, desencadeou um aumento na prevalência de ansiedade e depressão, reduziu a expectativa de vida global, descarrilou o progresso para acabar com o HIV, a tuberculose (TB) e a malária, e interrompeu duas décadas de trabalho para tornar a cobertura de saúde universal.
Como resultado, a cobertura vacinal caiu pela primeira vez em 10 anos, e as mortes por tuberculose e malária aumentaram. É necessária uma ação urgente e concertada para recolocar o mundo numa trajetória que permita alcançar os propósitos do ODS 3.
Fonte ONU
saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)