Os 17 ODS - ODS 13
AÇÃO CLIMÁTICA
Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.
Em 2022, a temperatura média global da Terra foi de 1,2°C acima dos níveis registados no período pré-industrial (de 1850 a 1900) e os dados atuais apontam para aumentos contínuos, o que é comprovado pelo facto dos anos de 2015 a 2022 terem sido os oito mais quentes alguma vez registados.
Apesar dos países terem adotado planos de ação climática para reduzir as emissões de gases estufa e se adaptarem aos impactos climáticos, neste momento, limitar o aquecimento global a 1,5°C, conforme estabelecido no Acordo de Paris, parece ser uma tarefa difícil de concretizar.
A subida da temperatura global tem levado ao degelo dos glaciares e à consequente subida do nível dos oceanos. Os impactos das alterações climáticas incluem inundações e secas, implicando a deslocação de milhões de pessoas. A pobreza e fome, a falta de acesso a serviços básicos, como a saúde ou educação, dão origem a maiores desigualdades, conflitos armados e redução do crescimento económico. Até 2030, apenas pela seca, estima-se que 700 milhões de pessoas estão em risco de terem que se deslocar dos seus pontos de origem.
Para combater as alterações climáticas e os seus efeitos devastadores, é fundamental que se tornem medidas para que a Agenda 2030 e os seus 17 objetivos se tornem uma realidade.
Fonte ONU
saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)