saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Câmara Municipal de Loures | ISM Loures Ir para a página da Intranet Ir para a página de entrada do ISM Loures ISM Loures

Os 17 ODS

 

Os 17 ODS - ODS 13

Índice de Sustentabilidade Municipal


AÇÃO CLIMÁTICA

Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.

As alterações climáticas estão a prejudicar todos os países, em todos os continentes. Atualmente, de forma significativa, perturbam as economias nacionais e afetam a vida das pessoas, comunidades e países, e ainda mais no futuro.

As pessoas estão a experimentar diretamente as consequências das alterações climáticas, que incluem mudanças nos padrões de clima, subida do nível do mar e aumento da frequência de fenómenos meteorológicos extremos. A emissão de gases de efeito estufa, resultante da atividade humana, continua a subir e está agora no seu nível máximo de sempre. Se não atuarmos, a temperatura média da superfície do planeta deverá aumentar cerca 3 graus centígrados este século. As pessoas mais pobres e vulneráveis serão as mais prejudicadas.

Hoje, temos soluções disponíveis e viáveis para que os países possam evoluir para economias mais resilientes e amigas do ambiente. O ritmo da mudança está a acelerar à medida que mais e mais pessoas se estão a virar para as energias renováveis e outras medidas de redução de emissões.

As alterações climáticas são um desafio global que não respeita fronteiras. Emissões em qualquer lado afetam as pessoas em todo lado. É um problema que necessita de soluções coordenadas a nível internacional, para ajudar os países em desenvolvimento a evoluir para uma economia de baixo carbono.

 

Fonte ONU

 



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)