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O Desenvolvimento Urbano

 

Projetos 2018-2022 | IDENTIDADE E CONSOLIDAÇÃO TERRITORIAL

 

Plano Estratégico para a Rede Hidrográfica

 

Já em execução, será dada continuidade a uma intervenção sustentada em estudo e análise da realidade, associando à limpeza de infestantes e desobstrução dos leitos e margens, a reabilitação e renaturalização das linhas de água.

 

 

Plano de Mobilidade e Transportes

 

Com suporte nas orientações do Plano Diretor Municipal e nas conclusões decorrentes do “Loures em Congresso”, o Plano de Mobilidade trará sustentação e coerência às opções que se tomarem sobre as acessibilidades no Concelho, nomeadamente a infraestrutura viária e a qualidade dos transportes públicos.

 

 

Transportes Públicos de Passageiros

O transporte coletivo de passageiros, designadamente a implementação de um sistema pesado, como é exemplo a extensão do Metro à Portela/Sacavém, e Loures/Stº António Cavaleiros/Infantado, em articulação e complementaridade com os modos suaves de deslocação (pedonal e clicável), são uma necessidade cada vez mais evidente para o futuro de Loures, com fortes impactos na economia das famílias e na melhoria da qualidade do ar.

 

É também igualmente importante compatibilizar esta perspetiva, numa lógica de redução do peso da utilização do transporte individual no nosso concelho, com a promoção de uma rede de transportes rodoviários articulada e complementar, que alimente os meios mais pesados e estabeleça melhores ligações internas, através de material circulante moderno, com frequências adaptadas às necessidades da população, adotando soluções flexíveis para zonas ou horários de menor procura.

 

A revisão do sistema tarifário e zonamento em elaboração na Área Metropolitana de Lisboa, com a desejável adoção de um único passe intermodal é uma peça importante nas transformações em curso.

A rentabilização de recursos já existentes deverá ser uma prioridade, como é exemplo o alargamento da área de intervenção da Carris até Sacavém e Camarate, dando-lhe escala pelo aumento da procura de novos utilizadores.

 

Potenciar a Linha do norte, dotando os interfaces de Santa Iria de Azóia e Bobadela de comércio e serviços, melhorar acessos e a qualidade, diversidade e quantidade do parqueamento, bem como com um serviço de transportes de passageiros rodoviários que estabeleça ligação aos aglomerados urbanos confinantes.

Numa perspetiva regional, deverá ser considerada a análise económica de um serviço misto de carga e passageiros da ligação da Linha do Oeste a Lousa.

 

 

Plano Municipal da Deficiência

 

O Plano Municipal da Deficiência será o suporte para a continuação da intervenção iniciada e ir mais longe, nomeadamente com a abertura de novas Unidades e constituindo uma Rede de Centros de Atividades Ocupacionais no Concelho.

 

 

Rede de Parques Verdes

 

Mantendo o objetivo de qualificar e valorizar o território, a ampliação da rede de parques verdes é uma prioridade para a melhoria do território concelhio, havendo já desenvolvimentos nesta temática.

 

Parque Adão Barata - Espaço verde da cidade de Loures, desempenhará um papel de ligação e estruturação de um vasto território urbano onde habitam cerca de 50.000 pessoas. Em conclusão, a primeira fase da ampliação, ligará Loures / Mealhada / Quinta do Conventinho / Quinta do Almirante, até às Torres da Bela Vista.

 

Parque das Oliveiras - Na malha urbana de Camarate, dará valor acrescido ao processo de revitalização do centro da vila proporcionando um novo espaço de recreio e lazer.

 

Parque Urbano do Casal dos Migarrilhos (Catujal) - Dará valor acrescido ao espaço habitacional, abrirá novas perspetivas à dinâmica educativa dada a proximidade da Escola Básica e complementará as ofertas existentes em Camarate e Bobadela.

 

Rede de Ciclovias

Já concluída a ciclovia que liga Sacavém, à Portela e Moscavide (Metro), está em início de execução a ligação de Loures ao Infantado e Loures a Sacavém e perspetivadas as ciclovias da Zona Ribeirinha, também já com um troço em início de execução e na Zona mais a norte do Concelho.

 

Loures Acessível

 

Projeto que procura proporcionar igualdade na acessibilidade às pessoas com mobilidade condicionada. Já em aplicação na cidade de Loures, será alvo de aperfeiçoamento e subsequente ampliação territorial

 

 

Intervenções na Infraestrutura Viária

 

- Melhoramentos, correções e manutenção das vias rodoviárias municipais.

- Requalificação das Estradas Nacionais números 8, 10 e 250 – Administração Central

 

Novas vias estruturantes:

- Rotunda de A-das-Lebres – Câmara Municipal Loures;

- Variante nascente a Loures – Câmara Municipal Loures;

- T 7 – Variante ao centro de Camarate – Câmara Municipal Loures;

- Saída da A1 na Bobadela / S. João Talha – Administração Central;

- Saída de S. João Talha para a Nacional, junto à COPAM – Administração Central;

- Ligação de Sacavém à 2ª Circular e CRIL – Administração Central;

- Variante a Bucelas – Administração Central.

 

Rede de Equipamentos Culturais

A futura Casa da Cultura, em Loures, constituirá referência central na diversidade e complementaridade conferida pelo conjunto de equipamentos (Municipais / Associativos / Escolares) que dão corpo a esta Rede e aos quais se juntarão ainda a Casa da Imagem Eduardo Gageiro, em Sacavém, e a seu tempo, o Palácio de Valflores.

 

 

Arte Pública - Identidade e Coesão Social

Através do processo artístico concretizou-se uma profunda e significativa alteração nas relações interpessoais na comunidade e comunidades vizinhas, assumindo dimensão nacional e projeção internacional.

Projeto integrador e promotor de identidade e sentido de pertença desempenhará um papel muito significativo no processo de integração e transformação social.

 

 

Rede Pública, Escolar e Pré-escolar

 

A Escola Pública é o garante do acesso a todos a uma educação integradora e de qualidade, tendo como objetivo a formação integral do individuo, o sucesso individual e a promoção de um ensino de excelência.

 

 

Um dos vetores fundamentais para se atingir tal objetivo é manter e qualificar o edificado de acordo com as necessidades e exigências dos atuais processos de ensino e aprendizagem, identificando-se as seguintes perspetivas como prioritárias e indispensáveis:

- Aumento do número de salas para o pré-escolar;

- Requalificação do edificado em várias escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico;

- Manutenção das Escolas do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico transferidas para o Município;

- Apoio à criação e manutenção de Unidades de Apoio aos Alunos e Crianças com Necessidades Educativas Especiais, nas Escolas Básicas do 2º e 3º ciclo;

- Construção de pavilhão desportivo na Escola Básica 2-3 João Villaret

 

Não integrando o conjunto de competências transferidas da Autarquia, constitui uma necessidade premente uma intervenção noutros equipamentos de referencia:

- Requalificação das Escolas Básicas 2-3; Mário de Sá Carneiro, em Camarate; Maria Veleda, em Stº António Cavaleiros e Gaspar Correia, na Portela e Planos de Intervenção específicos nas Escolas Secundárias; António Carvalho de Figueiredo e José Afonso, em Loures.

- Construção de pavilhões desportivos: Escola Básica 2-3 Jorge de Barros, S. João da Talha; Escola Básica Integrada de Bucelas; Escola Secundária de Camarate; Escola Secundária de S. João da Talha.



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