OS EDIFÍCIOS
Na última década, assistiu-se a um crescimento do parque habitacional na região de Lisboa, em termos do número de edifícios, a um ritmo superior (13,8%) ao verificado nos totais nacionais (12,2%). Todos os municípios apresentaram uma variação positiva com exceção do concelho de Lisboa onde se verificou um decréscimo. O município de Loures registava em 2011 um total de 30856 edifícios.
A variação do número de alojamentos segue um padrão semelhante ao observado para os edifícios, sendo Alcochete, Mafra, Montijo e Sesimbra, os concelhos onde se observam os maiores crescimentos.
O município de Loures apresenta uma dimensão média dos edifícios (rácio entre alojamentos e edifícios) de 3,12, próxima da registada para a região de Lisboa (3,31 alojamentos por edifício).
A diversidade territorial do concelho de Loures, a par de uma distribuição de população e de edifícios muito heterogénea, remete para uma avaliação distinta das médias ou índices concelhios para as três grandes zonas do concelho: a zona norte (rural), a zona de transição e a zona urbana (1ªcoroa). A leitura dos dados mais desagregados permitirá um retrato mais aproximado da realidade concelhia.
saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)