Edifícios | CARATERIZAÇÃO
O parque edificado do município é constituído essencialmente por edifícios constituídos por 1 ou 2 pisos (70,1%), sendo as freguesias da zona norte do concelho (Lousa, Santo Antão e São Julião do Tojal, Fanhões e Bucelas) as mais representativas, todas com percentagens acima dos 90%.
De facto estas freguesias, com um povoamento maioritariamente disperso, são pontuadas por moradias unifamiliares isoladas, rodeadas por áreas verdes, que lhes confere caraterísticas marcadamente rurais.
Os edifícios com 5 ou mais pisos prevalecem nas freguesias de Moscavide e Portela e de Santo António dos Cavaleiros e Frielas, freguesias com elevados índices de construção.
|
Edifícios Clássicos segundo número de Pisos - Instituto Nacional de Estatística: Censos de 2011 |
|
Tipo de Utilização dos Edifícios - Instituto Nacional de Estatística: Censos de 2011
|
Os edifícios no município de Loures apresentam, na sua grande maioria, funções residenciais e são as freguesias mais a norte que possuem um maior valor percentual. Os edifícios construídos para fins não habitacionais localizam-se sobretudo em Santo Antão e São Julião do Tojal e em Camarate, Unhos e Apelação, ainda que a sua expressão seja pouco significativa.
|
Edifícios Clássicos por número de Alojamentos - Instituto Nacional de Estatística: Censos de 2011
|
No concelho predominam os edifícios com 1 ou 2 alojamentos, à exceção de Moscavide e Portela e de Sacavém e Prior Velho na parte oriental, e de Santo António dos Cavaleiros e Frielas mais a norte. São freguesias em que o elevado índice de construção é essencialmente á custa de um maior número de pisos e em que cada piso possui vários alojamentos.
|
Edifícios clássicos construídos estruturalmente para possuir 1 ou 2 alojamentos
|
Os edifícios clássicos construídos estruturalmente com 1 ou 2 alojamentos podem ser classificados em três categorias: isolados, geminados e em banda. No município estes tipos de edifícios apresentam-se predominantemente isolados (57,5%). Esta tendência é contrária na freguesia de Moscavide e Portela onde sobressaem os edifícios em banda, influenciada sobretudo pelo conceito de construção existente na vila de Moscavide.
|
Época de Construção dos Edificios - Instituto Nacional de Estatística: Censos de 2011
|
A época de construção dos edifícios mostra que estes foram construídos essencialmente entre 1946 e 1990 (72%). Entre 1991 e 2011, construíram-se, em Loures, 6084 edifícios. Os edifícios mais antigos (anteriores a 1945) localizam-se sobretudo nas freguesias de Lousa, Bucelas e Fanhões. Por outro lado, os mais recentes situam-se essencialmente nas freguesias de Loures (Urbanizações do Infantado, do Conventinho, Almirante e outras) e na de Santa Iria da Azóia, São João da Talha e Bobadela (Urbanizações Quinta do Castelo de Pirescoxe, da Courela da Bica, Vilas de S. Francisco, Nova Habitação Cooperativa). Uma análise espacial à subsecção estatística, evidencia porém que nas freguesias de Bucelas e de Santo Antão e São Julião do Tojal existem edifícios mais recentes, que coincidem com a construção de novas urbanizações nos seus territórios.
saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)