saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Logotipo da Câmara Municipal de Loures Atlas de Loures

Atividade Económica

 

A ATIVIDADE ECONÓMICA

A Atividade Económica

A expansão urbana da Área Metropolitana de Lisboa (AML) foi acompanhada pelo aparecimento de diversas centralidades económicas, com dinâmicas de crescimento diferenciadas entre a Grande Lisboa e a Península de Setúbal. Enquanto Lisboa é responsável por mais de 50% de emprego da AML, facto revelador do seu efeito polarizador, a Península de Setúbal concentra apenas cerca de 15% do total de emprego.

A terciarização predomina na AML, nomeadamente as atividades ligadas ao comércio, ao ramo imobiliário, aos serviços às empresas e ao setor financeiro. As unidades industriais localizam-se nos municípios periféricos, sobretudo ao longo dos grandes eixos de circulação rodoviária e ferroviária. As atividades agrícolas e florestais assumem igualmente importância económica, ambiental e paisagística, situadas preferencialmente a norte da AML.

As grandes concentrações económicas do concelho de Loures encontram-se predominantemente instaladas na zona oriental, ao longo do eixo Norte-Sul, onde se localizam as maiores unidades industriais do município, na freguesia de Camarate, Unhos e Apelação e na freguesia de Sacavém e Prior Velho, na envolvente do aeroporto, e de modo mais disperso no eixo dos Tojais, mas com potencialidades de desenvolvimento pela polarização existente em torno do MARL. A área a norte da CREL é maioritariamente rural, onde predominam espaços agrícolas e florestais, propícios ao desenvolvimento de atividades económicas de produção agrícola e florestal.



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)