saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Logotipo da Câmara Municipal de Loures Atlas de Loures

Atividade Económica

 

Estrutura Económica | POPULAÇÃO E ATIVIDADE ECONÓMICA

Em 2011, a população com atividade económica (indivíduos com 15 ou mais anos) residentes no município de Loures era de 99785 pessoas, onde 86,8% correspondiam a indivíduos empregados.

Taxa de Atividade

A taxa de atividade, que permite aferir o peso da população ativa sobre o total da população, era, em 2011, de 50%, o que denuncia um ligeiro acréscimo em relação aos valores de 2001 (49,6%). As freguesias com taxas de atividade mais elevadas eram Santo António dos Cavaleiros e Frielas (53,7%) e Loures (52,6%). Ainda com valores acima dos 50% registam-se a freguesia de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela, a freguesia de Fanhões e a freguesia de Sacavém e Prior Velho (respetivamente 50,5%, 50,3%, 50,1%).

Taxa de Atividade

Taxa de Desemprego

A taxa de desemprego, que define o peso da população desempregada sobre o total da população ativa, aumentou de 7% para 13,2% entre 2001 e 2011. A freguesia de Apelação, Camarate e Unhos (18,1%) e a freguesia de Sacavém e Prior Velho (15,1%) são as freguesias que possuem maiores taxas de desemprego (23,8%), facto que poderá estar relacionado com a existência de bairros de habitação social onde persistem alguns problemas sociais.

As freguesias mais a norte, Bucelas (8,7%), Lousa (9,2%), Fanhões e Loures (ambas com 10,1%), registam as menores taxas de desemprego.

Dos 13 133 indivíduos que se encontram na situação de desemprego, 10 633 (80,9%) estão à procura de novo emprego e 2 500 (19,1%) são desempregados à procura de 1º emprego.

Taxa de Desemprego

Setores de Atividade

A distribuição da população empregada pelos setores produtivos mostra que no município de Loures, á semelhança dos padrões tendenciais verificados na AML, o setor terciário é aquele que engloba mais trabalhadores, com 70309 ativos, o que equivale a uma percentagem superior a 81%.

As freguesias a norte do Concelho, particularmente as de Loures, Bucelas, Santo Antão e São Julião dos Tojal, em paralelo com Lousa, são aquelas em que o setor primário tem maior número de empregados: 200, 44 e 41, respetivamente. O número de ativos neste setor recuou em todas as freguesias do município: 816 em 2001 para 450 em 2011. Apesar desta tendência, a zona norte do Concelho sempre esteve vocacionada para a produção agrícola, com destaque para a Várzea de Loures que é uma realidade de sucesso na produção intensiva de frescos (horticultura). Esta área integra-se maioritariamente no perímetro hidroagrícola da Várzea e caracteriza-se por um regime de exploração intensivo de elevada produtividade destinado à venda em grosso às grandes superfícies.

O setor secundário assinalou decréscimos de ativos em todas as freguesias: 25 731 empregados em 2001 e 15 893 em 2011. A freguesia de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela e a freguesia de Camarate, Unhos e Apelação apesar de associadas a fortes tradições industriais, registaram quebras muito acentuadas (23,9% e 18,7%, respetivamente). Também a freguesia de Moscavide e Portela e a freguesia de Sacavém e Prior Velho viram reduzir significativamente a população ativa neste setor.

No que se refere ao setor terciário, a maior parte das freguesias contribuiu para o aumento de emprego, em particular a freguesia de Moscavide e Portela e a freguesia de Sacavém e Prior Velho, onde emergiram novas potencialidades ao nível da sua dinâmica comercial, na sequência de sinergias decorrentes da Expo 98.

Setores de Atividade

População sem Atividade Económica

A população inativa refere-se ao conjunto de indivíduos que não podem ser considerados economicamente ativos: pessoas com menos de 15 anos; estudantes; domésticos; reformados; pessoas com uma incapacidade permanente para o trabalho e outras pessoas inativas. Da população sem atividade económica, são os reformados que assumem valores percentuais mais expressivos (60%). Loures, Santo António dos Cavaleiros e Frielas e Camarate, Unhos e Apelação são as freguesias com maior número de inativos.

População sem Atividade Económica



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)