LOURES ESTÁ AQUI
O concelho de Loures pertence ao Distrito de Lisboa, o qual se integra na província da Estremadura. As suas fronteiras são definidas pelos concelhos de Arruda dos Vinhos e Mafra, a norte, Mafra, Sintra e Odivelas, a Poente, Lisboa e Odivelas, a sul e com o rio Tejo e o concelho de Vila Franca de Xira, a nascente.
De acordo com o sistema de divisão territorial – as NUTS, o concelho de Loures faz parte da Divisão Regional (NUT II) designada por Lisboa e Vale do Tejo, a qual inclui as duas sub-regiões estatísticas: Grande Lisboa e Península de Setúbal (NUTS III).
Loures, integrado na Área Metropolitana de Lisboa, possui uma área de cerca de 167Km² com 199 494 residentes (Censos 2011; CAOP 2013). Contem 10 freguesias,7 vilas e 2 cidades: Loures e Sacavém.
A Área Metropolitana de Lisboa (AML) é uma região que engloba 18 municípios da Grande Lisboa e da Península de Setúbal, onde vivem cerca de 2,82 milhões de habitantes, o que corresponde a 26,7% da população residente nacional.
Integra 2 sub-regiões distintas, sob o ponto de vista demográfico, económico e social: a Grande Lisboa, organizada em torno da capital que se constitui como o maior polo de serviços às empresas e serviços públicos do País; e a Península de Setúbal, sendo uma das regiões com maior tradição industrial em Portugal.
De acordo com o Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa (PROTAML (2002)), Loures – cidade, poderá assumir uma nova centralidade como pólo de equipamentos e serviços de nível sub-regional, enquadrada na grande opção estratégica de policentrar a região e de recentrar a Área Metropolitana de Lisboa em torno do estuário do Tejo. Esta estratégia visa quebrar a forte dependência funcional de Lisboa que condicionou de forma acentuada o desenvolvimento urbanístico dos concelhos limítrofes da capital, onde se inclui Loures.
saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)