Plano para a Região | UNIDADES TERRITORIAIS
Na caracterização do PROTAML, o Município de Loures dispõe de grande heterogeneidade territorial, enquadrando-se nas seguintes unidades territoriais: Estuário do Tejo, Eixo Sacavém – Vila Franca de Xira, Arco Urbano Envolvente Norte e Interior Norte Agrícola.
As quatro unidades territoriais podem ser descritas da seguinte forma:
Interior Norte Agrícola
Corresponde à zona do concelho a norte da CREL, apresenta um extenso espaço agrícola, com caraterísticas próprias e áreas de elevado interesse paisagístico. Trata-se de um território com tradição na oferta de produtos de qualidade como o vinho, as hortaliças e os queijos.
Esta Unidade subdivide-se em duas subunidades:
Eixo Malveira-Lousa – Integra parte norte da freguesia de Lousa, nomeadamente os perímetros urbanos de Lousa, Freixeira, Casais do Forno e Montachique. Esta sub-região caracteriza-se pela sua estreita articulação com a região oeste em torno de atividades predominantemente agropecuárias e algumas agroindústrias.
Área agrícola – Compreende a quase totalidade das freguesias de Lousa, Bucelas, Fanhões e ainda a área norte das freguesias de Loures, Santo Antão do Tojal e S. Julião do Tojal.
Arco Urbano Envolvente Norte
Integram-se nesta unidade, áreas das freguesias de Santo António dos Cavaleiros, Loures, Frielas, Camarate, Unhos, Apelação, Santo Antão do Tojal e São Julião do Tojal, e destacam-se, como subunidades:
- Área urbana Sabugo Caneças Loures – integra o grande perímetro da Cidade de Loures;
- Área urbana Odivelas/Unhos – integra as freguesias de Frielas, Camarate, Apelação e Unhos;
- Várzea de Loures – corresponde à várzea de Loures e costeiras
- Área urbana Vialonga/Cachoeiras – integra a faixa dos Tojais.
Eixo Sacavém – Vila Franca de Xira
Onde se incluem as Freguesias de Sacavém e Prior Velho, Moscavide e Portela, Santa Iria da Azóia, São João da Talha e Bobadela com exceção das costeiras, que estão incluídas na subunidade da Várzea de Loures.
Estuário do Tejo
Identifica-se nesta unidade, a zona de sapal, na frente ribeirinha de Loures, parcialmente integrado na Zona de Proteção Especial ao Estuário do Tejo (Rede Natura 2000).
saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)