Indicadores para a região de Lisboa | OUTROS INDICADORES
Variação de Alojamentos
A Área Metropolitana de Lisboa continua a caraterizar-se por uma forte dinâmica de atração e de concentração populacional e habitacional. O desenvolvimento urbano acelerado tem gerado a expansão das áreas residências e de atividades económicas ao longo dos principais eixos viários radiais.
A variação de alojamentos na AML, entre 2001 e 2011, revela que o ritmo de construção de novos alojamentos continua a ser superior ao ritmo de crescimento da população. Dos 18 municípios da AML, apenas Sesimbra registou maior crescimento populacional em comparação com o habitacional e Mafra apresentou equilíbrio entre os dois indicadores. Na generalidade, são os concelhos mais periféricos da AML que apresentam o maior crescimento habitacional.
Taxa de Escolarização do Ensino Secundário
A composição da população da Área Metropolitana de Lisboa segundo a escolaridade demonstra que, na margem sul, os níveis de instrução inferiores assumem valores percentuais mais elevados, quando comparados com os da margem norte. No extremo oposto – população com nível de ensino superior – observa-se que à medida que se deixa gradualmente as áreas mais periféricas e se avança para a cidade de Lisboa e principais eixos que dela irradiam, o ensino superior ganha maior peso.
Ainda que Loures exiba um efetivo populacional significativo quanto aos níveis de escolaridade mais baixos, o certo é que ao nível do ensino superior apresenta o valor de 12,8%, valor este francamente positivo, em comparação aos que se registam noutros municípios da AML.
A taxa de escolarização permite aferir a relação entre o número total de alunos matriculados num determinado ciclo de estudos (independentemente da idade) e a população residente em idade normal de frequência desse ciclo de estudo. Em 2011, Lisboa é inequivocamente o município da AML com maior taxa de escolarização do ensino secundário (302,1%), ao passo que Moita (74,1%), Sintra (80%) e Sesimbra (81,1%) são os que possuem valores mais baixos.
Em Loures este indicador ascende aos 100,2%, sabendo-se que, em 2011, se encontravam 8338 indivíduos a frequentar o ensino secundário, sendo este o 2º nível com mais população estudantil.
saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)