EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
A sociedade atual exige que a educação se faça ao longo da vida, sendo o principal reflexo o usufruto pelas novas gerações de percursos escolares cada vez mais longos. Em território nacional, fixou-se o tempo da escolaridade obrigatória em 12 anos, ou até aos 18 anos, ilustrando a universalidade e obrigatoriedade de frequência a fim de garantir o acesso de todos à escola.
A Escola Pública representa a maior garantia do acesso democrático e de forma igualitária ao conhecimento veiculado formalmente, constituindo-se esta a premissa da política educativa municipal que tem a Educação como um dos pilares da sua intervenção.
Uma escola capacitada garante um ensino de qualidade e contribui para uma sociedade mais justa e democrática. Para a qualidade da Escola Pública concorrem muitos fatores, a começar pela estabilidade do corpo docente, mas também as condições físicas das instalações, os profissionais não docentes como os assistentes técnicos e assistentes operacionais, os técnicos do Município, as associações de pais e encarregados de educação e as instituições particulares de solidariedade social com valências educativas, que complementam a resposta educativa pública na Educação Pré-Escolar através da rede solidária. Constitui-se prática do Município manter uma relação próxima com estes agentes, acompanhando e participando nas suas dinâmicas, dando corpo a uma Comunidade Educativa coesa e responsável.
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