Requalificação Urbana | REVITALIZAÇÃO DOS CENTROS URBANOS
A revitalização dos centros urbanos das cidades de Loures e das vilas de Camarate e Moscavide é a vertente mais visível desta estratégia de requalificação urbana.
Loures
A revitalização de Loures iniciou-se numa primeira fase, n a Rua da República, na Avenida Major Rosa Bastos, Rua Barbosa de Resende, Avenida Dr. António Carvalho de Figueiredo, Rua Frederico Tarré, Rua Antero de Quental e Rua de Olivença.
Os principais objetivos desta intervenção foram:
Conferir à Rua da República um caráter de eixo principal da cidade, tornando-a numa via de sentido único, alargando as áreas pedonais, criando zonas de estadia, e ainda regrando o estacionamento automóvel e a publicidade;
- Adaptar o eixo que engloba a Avenida Major Rosa Bastos, Rua Barbosa de Resende, Avenida Dr. António Carvalho de Figueiredo, Rua Frederico Tarré, Rua Antero de Quental e Rua de Olivença a via de sentido único, desenhando uma nova faixa de sinalética viária no pavimento;
- Criar uma via alargada, de modo a permitir a passagem de veículos em marcha de emergência;
- Favorecer a circulação pedonal e criar espaços para o surgimento de esplanadas e passeios mais largos, permitindo aumentar o potencial comercial das lojas;
- Criar uma faixa de pavimento mais confortável, promovendo a acessibilidade nas zonas de maior circulação pedonal;
- Incentivar e facilitar a reabilitação de edifícios devolutos ou desocupados;
- Potenciar e qualificar o comércio local;
- Substituir os contentores existentes na Rua da República, por um sistema subterrâneo.
Camarate
Na vila de Camarate foram objeto de revitalização a Rua Avelino Salgado de Oliveira, Rua Guilherme Gomes Fernandes e Praça 1.º de Maio.
Com esta intervenção, pretendeu-se:
- Definir uma centralidade em Camarate a partir do seu eixo principal de comércio – a Rua Avelino Salgado de Oliveira e a Rua Guilherme Gomes Fernandes – alargando as áreas de circulação pedonal, nomeadamente no passeio junto à galeria comercial, de modo a aumentar o potencial das lojas;
- Reduzir a largura dos eixos viários, de modo a promover o abrandamento do trânsito;
- Permitir uma melhor acessibilidade nas zonas de maior circulação pedonal, através da criação de uma faixa de pavimento mais confortável;
- Incentivar e facilitar a reabilitação de edifícios devolutos ou desocupados;
- Potenciar e qualificar o comércio local;
- Substituir os contentores existentes, por contentores subterrâneos.
Moscavide
Para a requalificação da vila, foi dada prioridade à Avenida de Moscavide, procurando-se como resultado final:
- Diminuir a velocidade do trânsito automóvel, através da redefinição do perfil de rua;
- Promover a circulação do peão e dos transportes públicos no centro da vila;
- Favorecer a circulação pedonal e criar espaços para o surgimento de esplanadas e passeios mais largos, permitindo aumentar o potencial comercial das lojas;
- Promover uma circulação automóvel mais lenta, nas zonas com maior permanência e atravessamento de peões, nomeadamente na entrada da Avenida e junto à paragem de autocarros;
- Permitir melhor acessibilidade, através da criação de uma faixa de pavimento mais confortável;
- Potenciar o uso da bicicleta, criando marcações na via, para alertar os automobilistas da via partilhada;
- Criar locais de permanência ao longo da Avenida, através da colocação de floreiras que servirão como bancos;
- Remover o posto de transformação existente, de forma a criar um espaço de permanência e estadia para a população;
- Incentivar e facilitar a reabilitação de edifícios devolutos ou desocupados.
saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)