Riscos | RISCOS DE INCÊNDIO
Os incêndios florestais ocorrem todos anos na Área Metropolitana de Lisboa (AML) e constituem o maior risco das florestas, com graves consequências económicas e ecológicas, pelo que se torna importante a aplicação de metodologias de avaliação de risco de incêndio, na gestão dos recursos disponíveis para a prevenção e combate.
A situação periurbana do concelho de Loures, onde áreas de grande concentração urbana existem lado a lado com zonas marcadamente rurais, suscita uma responsabilidade acrescida em matéria de defesa da floresta.
A perigosidade de incêndio florestal resulta do produto entre a probabilidade de ocorrência do incêndio e a suscetibilidade do território ao incêndio florestal.
Da análise da carta constata-se que as áreas de maior perigosidade (muito alta e alta) coincidem com as áreas em que ocorreram incêndios nos últimos anos, em que o uso do solo é predominantemente florestal e os declives são mais acentuados.
Para a prevenção e combate aos incêndios deverá ter-se em conta a previsão da distribuição espacial do risco de incêndio, informação fundamental na operacionalização do planeamento florestal e na gestão dos recursos disponíveis.
saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)