Conhecimento Físico | O CLIMA
As características climáticas do concelho de Loures correspondem às de uma região de tipo “marítimo” de transição, situado entre a “fachada atlântica” a poente, e a região de clima continental atenuado a nascente. É uma faixa de transição de características e de largura bastante variável em função do arranjo relativo do relevo que a delimita.
A irregularidade do relevo, constituindo-se como barreira aos fortes ventos oceânicos, os vales estreitos e encaixados e ainda a existência de uma grande zona plana, a várzea de Loures, geram as diversas situações microclimáticas observadas no concelho.
No concelho de Loures, em termos de cenários climáticos distinguem-se duas grandes áreas: a zona noroeste, aonde as altitudes são mais elevadas e aonde se registam as temperaturas mais frias, mais precipitação e mais humidade atmosférica e a zona a sudoeste, com um clima mais seco e temperaturas mais quentes no Verão, em virtude duma zona ribeirinha baixa e abrigada. Estando o concelho de Loures afastado do litoral (frente Atlântica), a frequência de dias em que se atinge a temperatura máxima é das mais altas da região.
Este território está também sujeito à ocorrência de nevoeiro de irradiação, ocorrendo de noite e de manhã cedo, e sendo normalmente um nevoeiro pouco espesso que afeta as principais áreas deprimidas, como o fundo do vale do rio Trancão. Aliás, os locais de nevoeiro de irradiação mais frequente correspondem àqueles em que também são maiores os riscos de geada, uma vez que os mecanismos responsáveis pelo arrefecimento são os mesmos.
saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)