Dinâmica da Intervenção Social | COMPONENTE SOCIAL
Rede Social
É considerada uma plataforma de articulação entre os diferentes parceiros, públicos e privados, que tem por objeto o combate à exclusão social através de uma melhor cobertura e capacidade de organização do conjunto de respostas e equipamentos sociais locais.
Atendimento e Acompanhamento Social Integrado
Para a melhoria da qualidade do atendimento e do acompanhamento prestado às famílias em situações de risco ou de exclusão social, o Instituto da Segurança Social, a Câmara Municipal de Loures, as juntas de freguesia e as instituições de solidariedade locais implementaram um programa de Atendimento Integrado (AI), que se constitui como um serviço de grande proximidade às pessoas.
A metodologia adotada permite o acompanhamento das famílias nas suas múltiplas problemáticas. Através de um gestor de caso, a quem compete delinear uma estratégia de intervenção concertada que possa minimizar os problemas de cada um dos membros da família, é possível encontrar respostas globais, diminuir os tempos de resposta e qualificar a intervenção.
Podemos observar a proporção do número de atendimentos efetuados por freguesia que, em 2015, totalizaram 5.422 situações acompanhadas pela equipa técnica que compõe o AI, representando 2,7% de população residente no concelho.
|
Fonte: Câmara Municipal de Loures/ DCSH
|
Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Loures (CPCJ)
As comissões de proteção de crianças e jovens são entidades oficiais não judiciárias, baseadas numa lógica de parceria local, com autonomia funcional, que visam promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetarem a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral, analisando e deliberando com imparcialidade e independência cada uma das situações em presença.
Em 2016, a equipa da CPCJ de Loures acompanhou 1.607 processos de crianças e jovens em risco.
Balcão da Inclusão
Constitui um serviço promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) em parceria com as autarquias, dirigido a pessoas com deficiência ou incapacidade e suas famílias, o qual visa facultar informação especializada de forma acessível e integrada, acerca de uma multiplicidade de temas e apoiar na busca de soluções adequadas para as suas necessidades.
Em Loures, o Balcão da Inclusão (antigo SIM-PD) está em funcionamento desde o ano 2013, pretendendo reunir num único local a informação acerca dos recursos existentes nas mais diversas áreas tais como empregabilidade, acessibilidade, saúde, entre outras.
Estrutura de Apoio a Pessoas com deficiência Mental e Multideficiência
A mais recente estrutura de apoio à deficiência no concelho de Loures tem uma capacidade para 30 utentes e é dirigida a pessoas com idade igual ou superior a 16 anos, com deficiência mental e multideficiência.
Esta infraestrutura resulta da iniciativa municipal em parceria com a CREACIL – Cooperativa de Reabilitação, Educação e Animação para a Comunidade Integrada do Concelho de Loures, visando a melhoria da qualidade de vida dos seus utentes: nas relações interpessoais, no seu bem-estar emocional e físico, a autonomia material através da transição para a vida ativa incentivando a empregabilidade ou por via de um processo ocupacional.
Contrato Local de Segurança
O Contrato Local de Segurança (CLS) resulta do compromisso assumido entre os poderes públicos – o Estado, as Forças de Segurança, as Autarquias – e a sociedade civil, os seus agentes sociais, económicos, culturais e cidadãos em geral, para a criação de uma “nova cultura de segurança”, assente numa estratégia de intervenção ativa e partilhada.
Na sua fase piloto, foi implementado nas freguesias de Apelação, Camarate e Sacavém, abrangendo um total de 50 mil pessoas em zonas socialmente sensíveis.
Estabeleceram-se como áreas de intervenção prioritárias a delinquência juvenil, a pequena criminalidade, a violência doméstica e os comportamentos antissociais, pretendendo reduzir os índices de criminalidade e promover uma cultura de responsabilização, onde os direitos estejam necessariamente associados aos deveres.
CLAII - Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes
O Concelho de Loures direciona o apoio à população imigrante através dos três Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII).
Os CLAII são dinamizados por técnicos da Câmara Municipal de Loures, estando equipados com um posto multimédia de acesso à Rede Nacional de Informação ao Imigrante, um telefone com acesso à Linha SOS Imigrante e materiais informativos relevantes.
saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)