saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Logotipo da Câmara Municipal de Loures Atlas de Loures

Pessoas

 

Movimentos da População | MOVIMENTOS PENDULARES

 

// Movimentos da população residente por motivos de trabalho/estudo, em número de habitantes

Com base nos dados obtidos através dos Censos de 2011, verifica-se que a população residente movimenta-se em maior número, por motivos de trabalho/estudo, de Loures para outros municípios. Na sua totalidade, deslocaram-se 58.140 habitantes para outros municípios. A maior parte das deslocações pendulares realizadas para fora do concelho tiveram como destino Lisboa, 44.772 habitantes. Já Cascais é o município menos escolhido pela população, apenas 617 habitantes têm este destino.

 

# Loures – Outros municípios:

Fonte: Censos, 2011

 

As deslocações pendulares realizadas de outros municípios para Loures, por motivos de trabalho/estudo, são em menor número. Na sua totalidade, deslocaram-se 27.914 habitantes sendo a maioria destes habitantes proveniente dos concelhos de Vila Franca de Xira e de Lisboa, com deslocações realizadas por 7.445 e 6.261 habitantes, respetivamente.

 

# Outros municípios – Loures:

Fonte: Censos, 2011

Analisando as deslocações pendulares realizadas, é de salientar a dimensão das saídas no sentido de Lisboa, bem como considerar o balanço positivo em favor das entradas em Loures, na relação com outros municípios como: Vila Franca de Xira, Odivelas, Sintra, Mafra e Amadora.

Na avaliação das entradas em Loures, apesar do balanço da relação com Lisboa ser claramente desfavorável ao concelho de Loures, ainda assim, a origem das deslocações a partir de Lisboa surge em segundo lugar (a seguir a Vila Franca de Xira) relativamente à globalidade das entradas do concelho.

 

// Movimentos pendulares internos em Loures, em número de habitantes

Conforme os dados retirados dos Censos de 2011, verifica-se que o total dos movimentos pendulares internos é, ainda assim, superior às deslocações realizadas pela população residente para outros municípios, com a circulação de 64.127 e 58.140 habitantes, respetivamente.

Apesar de se constatarem números muito idênticos, as deslocações internas realizadas na freguesia de residência são superiores às que têm como destino outra freguesia do município de Loures, com o registo de 35.051 habitantes na primeira e 29.076 habitantes na segunda.

Fonte: Censos, 2011

 

Fonte: Censos, 2011

// Repartição Modal, em número de habitantes

Relativamente à repartição modal, em número de habitantes, verifica-se que o transporte individual é o modo de transporte mais utilizado pela população nos movimentos pendulares realizados.

Considerando a informação dada pelos Censos de 2011, constata-se que 48% das deslocações para Lisboa fazem-se com recurso ao transporte coletivo público (20.542 habitantes). Já nas deslocações dentro do concelho apenas 30% usam esta opção (13.749 habitantes), sendo claramente dominante o recurso ao modo de transporte individual (32.204 habitantes).

 

# Movimentos pendulares internos (Loures – Loures):

Transporte individual 32.204

Transporte coletivo público 13.749

# Movimentos pendulares externos (Loures – Lisboa):

Transporte individual 22.605

Transporte coletivo público 20.542

 

Fonte: Censos, 2011

 



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)