Emprego e Qualificação | CONDIÇÃO PERANTE O TRABALHO
// População ativa
A condição perante o trabalho permite determinar a situação dos indivíduos perante a atividade económica, podendo ser considerados ativos ou inativos. Os ativos correspondem à população com idade mínima de 15 anos que, no período de referência, constituem a mão de obra disponível para a produção de bens e serviços que entram no circuito económico, podendo estar empregados ou desempregados. A população inativa totaliza os indivíduos reformados, os jovens em idade escolar, os domésticos, entre outros.
Podemos observar que os ativos empregados superam o número de ativos desempregados em todas as freguesias do concelho.
|
Condição Perante o Trabalho (Ativos) da População Residente - Instituto Nacional de Estatística: Censos de 2011
|
Condição Perante o Trabalho (Inativos) da População Residente - Instituto Nacional de Estatística: Censos de 2011
|
// Emprego - Desemprego
Em Loures, mais de metade da população possui atividade económica própria (50%), num total de 99.785 indivíduos. Deste universo, 86,8% está empregada e 13,2% em situação de desemprego.
Em relação às freguesias destacam-se com valores mais elevados de desemprego a União de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação e a União de Freguesias de Sacavém e Prior Velho, com 18,1% e 15,1%, respetivamente.
|
Condição Perante o Trabalho da População Residente - Instituto Nacional de Estatística: Censos de 2011
|
|
A taxa de desemprego em Loures, no período em referência, situa-se nos 13,2%, apresentando valores próximos aos da região de Lisboa (12,9%), sendo que no concelho tem maior incidência entre os homens (14%) em comparação às mulheres (12%). Os valores para o resto do País situam-se nos 13,2%.
saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)