saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Logotipo da Câmara Municipal de Loures Atlas de Loures

Património Cultural

 

Património Imaterial

Qualquer manifestação do espirito e da prática humanas, deve ser entendida como uma manifestação cultural no sentido em que expressa uma prática própria de um grupo humano especifico.

O Património Imaterial, sendo tangível nalguns dos seus aspetos, tende a perder-se na memória dos homens se não existir um trabalho de recolha, registo e sistematização, que o date e referencie. Este trabalho é fundamental para preservar a memória coletiva da região, da sua evolução e, no natural processo de transformação, desempenhar um papel agregador e de coesão dando sentido ao sentimento de pertença.

 

Manifestações do passado devem servir para ilustrar o presente e transformar o futuro e não devem ser vistas como algo parado no tempo a não ser se estivermos a retratar em exclusivo uma época, uma festa, um costume, um objeto, com balizas cronológicas bem definidas e com o objetivo de mostrar como se fazia nesse tempo em concreto, dessa forma em concreto, com esses meios em concreto, ou seja, cristalizamos uma representação para uma determinada ação.

É isso que se passa, por exemplo, com algumas manifestações de cariz tradicional aqui no concelho de Loures. As Feiras e Romarias que ocorrem por todas as freguesias, procuram trazer à memória as tradições sociais e laborais dessas regiões.

Festas e Romarias

A Festa do Vinho e das Vindimas em Bucelas, celebração da tradição local, constitui um exemplo de património imaterial de grande significado identitário e valorizador da riqueza maior da zona e de quem a produz.

 

Também a Feira Setecentista, que decorrer no Dia Mundial do Turismo, procura a recriação de diversos momentos de animação, jogos tradicionais e de situações do quotidiano setecentista, ocorridas no Largo Monumental, junto ao Palácio dos Arcebispos em Santo Antão do Tojal

 

Esta é também uma maneira de festejarmos e realçarmos a memória coletiva das regiões e dos trabalhos que, de alguma forma, as identificam e têm uma função importante que é a de garantir a coesão do grupo e o sentimento de pertença entre os seus membros.

                   

 



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)