saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Logotipo da Câmara Municipal de Loures Urbanismo

Projetos

 

Euroscapes

O projeto Euroscapes resulta de uma candidatura ao programa INTERREG IVC, da União Europeia, enquadrado na prioridade ambiente e prevenção de riscos e no subtema património construído e paisagem.
Participam neste projeto de iniciativa regional catorze parceiros que, à semelhança de Loures, representam grandes municípios localizados em diversas áreas metropolitanas da Europa, nomeadamente em França, Alemanha, Espanha, Letónia, Hungria, Roménia, Grécia, Polónia, Inglaterra, Itália, Eslováquia e Bélgica.

O âmbito geográfico do projeto Euroscapes em Loures é a área Norte do território, compreendendo cerca de 80 quilómetros quadrados, aproximadamente metade da área do Município. O trabalho de inventariação e diagnóstico dos valores paisagísticos e patrimoniais existentes na área de estudo levou à deteção de dez paisagens prioritárias (Bolores, Migarrinhos e Vale Nogueira (Loures), Vale Encaixado do Trancão (São Julião do Tojal), Freixial, Vila Nova e vinhas de Bucelas (Bucelas), Serra de Água (Santo Antão do Tojal), Vale e encosta nascente de Lousa, Paisagem Compartimentada e Ribeira de Casainhos (Fanhões), com grande potencial para uma gestão sustentável que respeite os valores territoriais, a atividade agrícola, o conhecimento da identidade histórica, os valores naturais e a biodiversidade.

Em cada uma das paisagens foi aferido o estado dos diferentes valores em causa, em especial a diversidade da vegetação natural, os valores geomorfológicos e o uso do solo, e identificaram-se as parcelas com agricultura ativa, tendo sido igualmente objeto de exame a dimensão do abandono agrícola.

Os valores inventariados e a informação recolhida foram georreferenciados e tratados, foram efetuadas entrevistas e questionários à população em três das paisagens estudadas, estabelecidos contactos com agricultores e realizados encontros com agrupamentos escolares, professores e alunos.

Outra etapa do projeto foi concluída com encontros nas seis freguesias em estudo, que contaram com a presença de cerca de quatro centenas de participantes, desde agricultores, representantes de associações e coletividades locais, professores, bem como a população em geral.

O projeto tem por fim a elaboração de um documento estratégico com orientações para a gestão das áreas de paisagem cultural de maior relevo no território a Norte do Município. O documento, onde estão enumeradas as ações cuja implementação deve ser considerada, os principais atores e os recursos a envolver, permitirá uma eventual candidatura a outro programa no Quadro dos Apoios Comunitários, viabilizando, assim, algumas das propostas.

Com base no trabalho efetuado, a Câmara de Loures editou ainda o livro Loures. 10 Paisagens, uma publicação bilingue, que reúne toda a informação sobre o projeto desde o seu início.

Portal Externo imagem 32x32Mapa interativo

Portal Externo imagem 32x32Sítio internacional

Portal Externo imagem 32x32Videos Euroscapes



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)