saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Logotipo da Câmara Municipal de Loures Ambiente

Serviços Públicos Ambientais

 

Processionária do Pinheiro

A processionária do pinheiro é uma praga florestal que, ataca também pinheiros e cedros em zonas urbanas.

São animais com um ciclo de vida anual. As borboletas (traças) adultas surgem no verão e depositam os ovos na rama de pinheiros ou cedros. No outono as larvas eclodem e começam-se a alimentar-se das folhas das árvores e, como proteção, tecem ninhos coletivos com sedas. Passam por várias mudanças de “pele” (cutícula) até efetuarem as procissões no início da Primavera. No final destas enterram-se no solo para efetuarem a metamorfose que as transforma em borboletas.

Como identificar e reportar os ninhos?

Os ninhos parecem tufos de seda nas extremidades dos ramos, principalmente dos virados a sul. Devem ser preferencialmente reportados através da plataforma Mais Perto de Si. Caso não seja possível poderão telefonar para a Câmara Municipal.

Quais os riscos que representa?

Nos estágios finais de desenvolvimento, as lagartas possuem pelos urticantes. O risco prende-se com o contacto com estes pelos, seja para animais que mordam as lagartas ou para pessoas que lhes mexam. Em caso de perigo as lagartas conseguem projetar os pelos podendo atingir a pele ou os olhos das pessoas.

Na pele os pelos provocam urticária nos casos ligeiros, nos mais graves deve-se procurar auxílio médico. Em contato com mucosas, boca ou olhos, deve-se procurar auxílio médico imediato.

Atuação da Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Loures efetua tratamento preventivo através da instalação de armadilhas para captura de borboletas macho e de endoterapia e corretivas através da destruição de ninhos ou da colocação de cintas para captura de lagartas.

Atuação dos munícipes

Não sendo obrigatório o controlo desta praga florestal, a sua prevenção deverá ser efetuada por todos.

Como medidas de prevenção deverão ser colocadas armadilhas para captura de borboletas no Verão e/ou tratamento por endoterapia. Este último, apesar de mais oneroso por ser em todos os pinheiros, tem maior sucesso no controlo da praga.

Mais informações

Rua do Funchal, 49
2670-364 Loures
Telefone: 211 150 737
E-mail: dspa@cm-loures.pt



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)