Serviços Públicos Ambientais
Turismo Cemiterial
O Cemitério Municipal de Loures, do século XIX, no alto da Rua da Paz, é um cemitério histórico e relevante: foram erguidos muros, plantados ciprestes, levantadas campas de berço, jazigos e campas. Muitos registos importam à cidade de Loures e à relevante data da República em Portugal a 4 de Outubro de 1910.
Aqui se descobre Loures, em registos impregnados de história, humanidade, arte, paixões e sentimentos. Com personagens ilustres ou anónimas, a dignidade é igual na descoberta deste património de afetos.
Do antigo adro da Igreja Matriz de Loures passou-se para o atual local, não sem contestações. Com o presidente Anselmo Braamcamp Freire e com o vereador do pelouro dos cemitérios/saúde pública em Loures, Joaquim José da Silva Mendes Leal, iniciam-se os procedimentos de rigoroso cumprimento das leis sanitárias.
O Município de Loures, com a apresentação do Cemitério Municipal como espaço de visita e de descoberta turística, acompanha uma tendência nacional e europeia de valorizar estes espaços como recurso de identidade e de conhecimento.
Trata-se de erguer o cemitério como lugar significativo e assumir a sua transmissão como legado.
Saiba mais

saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)