saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Logotipo da Câmara Municipal de Loures Cultura e Lazer

Rede de Museus de Loures

 

Exposições | Mostras Documentais

Museu Municipal de Loures

Quando nós somos os Outros. Loures no caminho para a Interculturalidade.

Loures é um concelho multicultural, onde vive e coexiste uma grande diversidade de pessoas, práticas e costumes. Ajudar a conhecer e a compreender melhor essa diversidade que faz parte do nosso dia-a-dia, partilhar perceções e experiências de tantas vidas da(s) nossa(s) comunidade(s), é o objetivo que pretendemos alcançar, com esta exposição. Colocarmo-nos no lugar do outro é o desafio que lançamos com este projeto.

A diversidade cultural que se vive no concelho encontra um paralelo curioso na diversidade genética que cada um de nós tem em si próprio.

Loures no caminho da Interculturalidade. Desde quando?

Desde o inicio da presença humana no território que hoje conhecemos por Loures, a convivência de gentes de várias origens e de diferentes matrizes culturais sempre aconteceu.

Aqui a multiculturalidade não é uma aquisição do século XXI, é um facto histórico.

Saiba como gente tão diferente, com origens diversas, determinam a nossa cultura.

Museu de Cerâmica de Sacavém

Fábrica de Loiça de Sacavém. Para uma história da faiança em Portugal.

Evocam-se os principais aspetos da história e da vasta produção da Fábrica de Loiça de Sacavém, alargando a sua contextualização ao panorama industrial do concelho, desde meados do século XIX ao início do século XXI.

Partindo exclusivamente da coleção do Museu, aliando a riqueza do arquivo empresarial da Fábrica, associando-os á funcionalidade, á forma e á decoração.

E do Barro se fez a Forma. A temática religiosa na produção da Fábrica de Loiça de Sacavém.

Aqui predominam faianças decorativas e ornamentais, incluem-se exemplares de variados formatos aos quais foram aplicados, através de diversas técnicas de decoração, distintos motivos decorativos com uma evidente temática cristã, particularmente, católica.

Não tendo uma função devocional, antes decorativa e comemorativa ou mesmo utilitária.

Azulejos da Fábrica de Loiça de Sacavém. Uma arte prolongada no tempo do olhar. | Mostra Documental

Mostra de um percurso pela produção de azulejo da Fábrica de Loiça de Sacavém.

Encontra-se inserida no Centro de Documentação Manuel Joaquim Afonso, do Museu de Cerâmica de Sacavém.

Casa-Museu José Pedro

Cruzeiros e pelourinhos de Portugal

Símbolos de religiosidade e de autonomia administrativa, cruzeiros e pelourinhos são peças fundamentais do património cultural edificado do nosso território.

Maioritariamente construídos entre os séculos XVI e XVIII, de gramática decorativa gótica, manuelina e barroca, exibiam elementos da iconografia cristã e da imagética do poder local.

Esta exposição de 40 miniaturas, parte duma coleção de 38 cruzeiros e 54 pelourinhos, foi possível graças ao contributo da família de José da Silva Pedro, assim como aos vários municípios que colaboraram connosco.

Museu do Vinho e da Vinha – Bucelas

Bucelas. Terra do Arinto. | Permanente

Aborda a região demarcada do vinho de Bucelas, as principais fases de trabalho da vinha e os meios tradicionais de produção de vinho. É possível, ainda, observar o que resta da adega da antiga casa que alberga hoje o Museu, outrora propriedade de uma das famílias vitivinícolas mais importantes desta região.

Do Bacelo ao Copo | Permanente

Exposição de realidade aumentada que permite conhecer todas as fases da produção do vinho, desde o plantar da vinha até à sua degustação.

Largo do Espírito Santo. Do cemitério às casas romanas

Um novo olhar sobre a escavação arqueológica que decorreu em Bucelas, com novos dados acerca da presença Romana.



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)