Museu de Cerâmica de Sacavém e Centro de Documentação Manuel Joaquim Afonso
Museu de Cerâmica de Sacavém
O Museu de Cerâmica de Sacavém é um espaço de valorização, salvaguarda e divulgação do legado da Fábrica de Loiça de Sacavém, em ligação ao processo de industrialização do concelho de Loures. Um espaço de afirmação do discurso do Património Industrial e da importância da Pessoa, na abordagem da história local.
O Museu de Cerâmica de Sacavém está sediado num edifício construído de raiz que incorpora o Forno 18, último vestígio físico da fábrica, magnífico exemplar da arquitetura de fornos, os fornos-garrafa que marcaram a paisagem da revolução industrial inglesa.
Possui ainda dois espaços expositivos, um auditório e um centro de documentação que tem à sua guarda arquivos das fábricas de Loures, constituindo documentação única do património industrial do concelho.
Centro de Documentação Manuel Joaquim Afonso
Responsável pela gestão do acervo documental do Museu: o Arquivo das Fábricas de Loures, documentação única do património industrial do concelho, que mostra a arte e o conhecimento na Fábrica de Loiça de Sacavém, Fábrica de Papel da Abelheira, Fábrica Móveis Olaio, Fábrica Nacional de Margarina, Companhia Portuguesa de Trefilaria.
De igual modo, gere também a Biblioteca especializada em Artes, Cerâmica, Indústria, História Económica e Social, Museologia, Diários do Governo, Estatística industrial e comercial, Enciclopédias, Dicionários.
Acervo documental de consulta presencial, de acordo com o horário estabelecido, com cedência gratuita de cópias digitais, para trabalhos escolares e académicos, desde que os utilizadores apresentem declaração da Escola, Faculdade ou Centro de Investigação.
saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)