Água
Água é um recurso essencialmente utilizado para o abastecimento público, na produção de energia, na agricultura e na manutenção de espaços verdes. No concelho de Loures, o abastecimento público de água potável é da competência dos Serviços Intermunicipalizados de Água e Resíduos de Loures e Odivelas (SIMAR).
Água para consumo humano
Renaturalização das linhas de água
A renaturalização das linhas de água é um projeto que visa eliminar e remover das margens espécies infestantes e substituir por vegetação típica das zonas ribeirinhas do concelho. No âmbito da renaturalização, o sombreamento das linhas de água reduz a capacidade infestante destas espécies, permitindo a reconstrução de uma galeria ripícola arbórea devidamente densa e bem estruturada, contribuindo para o controlo adicional de infestantes.
A vegetação ripícola cumpre funções da maior importância na determinação e garantia de funcionalidade da linha de água, influenciando a qualidade, o bom estado e o seu potencial. A manutenção das condições de escoamento e do equilíbrio ecológico dos ecossistemas ribeirinhos contribui para a garantia das condições de segurança e qualidade de vida dos munícipes, sendo que a limpeza de linhas de água se constitui como fator importante na valorização do território.
Promoção de águas para fins não nobres
O município tem em estudo o uso de águas locais, com a instalação de ‘marcos verdes’, ou seja, marcos de água não potável para utilização de fins não nobres, que permita a sua utilização para as atividades da autarquia assim como ao dispor da população.
O projeto de utilização de águas locais surge em parceria com os SIMAR no âmbito do grupo de trabalho de perdas dessa entidade.
saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)