saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Logotipo da Câmara Municipal de Loures Turismo

O que Fazer

 

Património Religioso

Capelas

Capela Nossa Senhora Conceição da Pedra | Bucelas

Situa-se no lugar do Freixial, junto ao antigo palácio do Conde de Rio Seco, com um pequeno baixo-relevo representando a Nossa Senhora da Conceição. Já no séc. XVII foi ampliada no prolongamento do mesmo edifício. Na capela um portal encimado por uma cruz de pedra, ladeada por dois pináculos. O interior parece ser uma reconstrução do que teria sido um templo de planta centrada, pois a capela-mor tem a forma de um quadrado cujos lados são arcos de volta perfeita. As paredes são revestidas de azulejos azuis, brancos e amarelos.

O templo apresenta uma estrutura em alvenaria mista rebocada e pintada, apresentando abóbada de berço na área do salão e abóbada de barrete de clérigo na capela-mor. Todo o sistema é suportado por pilastras salientes laterais, com cornijamento simplesmente moldado com tijoleira e argamassa.

Localização e contactos:
Rua Julie Mazens de Azevedo, 2, Bucelas
Telefone: 219 748 412
Correio eletrónico: executivo@jf-bucelas.pt

Santuário de Nossa Senhora da Saúde e Santo André | Sacavém

A ermida tem data incerta, mas é anterior a 1599. A sua invocação primitiva era Santo André. Foi hospital para doentes de lepra e serviu, igualmente, de albergaria a peregrinos. A mudança para Nossa Senhora da Saúde está ligada à peste que assolou Lisboa, em 1599. Arruinada com o terramoto de 1755, foi reedificada em 1756 e posteriormente restaurada em 1872.

Localização e contactos:
Rua Largo 5 de Outubro
2685 – Sacavém
Telefone: 219 418 102
Correio eletrónico: geral@centrosocialsacavem.pt
Sitio: www.centrosocialsacavem.pt

Igrejas

Igreja de Nossa Senhora da Purificação | Bucelas

Imóvel de Interesse Público.

Tem como orago Nossa Senhora da Purificação. O templo, edificado na segunda metade do século XVI-1566 (data inscrita na porta) é de arquitetura gótica, renascentista e maneirista.

A decoração do interior é predominantemente maneirista, de acordo com os azulejos enxaquetados e das pinturas decorativas (composições de florões, volutas) nos arcos e abóbadas.

Localização e contactos:
Largo Espirito Santo
2670 Bucelas
Telefone: 219 748 412
Correio eletrónico: paroquia.bucelas@gmail.com; executivo@jf-bucelas.pt

Igreja de São Tiago Maior | Camarate

Imóvel de Interesse Público

Esta igreja tem o nome do primeiro evangelizador da Península Ibérica. Construída sobre uma capela do século XIV, a atual Igreja data do século XVII, com estrutura e decoração da época. É composta por nave única e capela-mor retangular. A nave tem teto de masseira, em caixotões com composições figuradas, e é revestida a azulejos enxaquetados verdes e brancos. Tem quatro capelas colaterais com retábulos em talha dourada, intercaladas por tribuna com balaustrada e púlpito no lado do evangelho.

Localização e contactos:
Praça 1.º de Maio
2680-124 Camarate
Telefone: 219 471 579
Correio eletrónico: paroquiadecamarate@sapo.pt; camarate@combonianos.pt

Igreja de São Saturnino | Fanhões

Este templo, de uma só nave, data de 1575, foi restaurado em 1796, após o terramoto. No interior, destacam-se o coro joanino, assente em duas colunas de mármore, a pia batismal e os painéis de azulejos dos séculos XVI e XVII. Durante a Implantação da Republica foi saqueado e incendiado.

Localização e contactos:
Praça 5 de Outubro
2660 Fanhões
Telefone: 219748412
Correio eletrónico: paroquia-fanhoes@ictusup4.pt

Igreja de São Julião e Santa Basiliza | Frielas

A primeira referência a este templo data de 1191, tendo sido restaurado após o terramoto de 1755. O portal representa um frontão neoclássico (séculos XVIII/XIX). No seu interior, de uma só nave, com o teto de madeira pintado, pode ser observada a capela-mor com uma cobertura em abóbada.

Localização e contactos:
Largo D. Fernando I
2660 Frielas
Telefone: 219 884 366
Correio eletrónico: paroquiafrielas@gmail.com

Igreja de Santa Maria de Loures | Loures

Classificada como Monumento Nacional, foi construída no século XVI no local onde existiu um templo medieval, de que subsistem lápides funerárias encontradas no adro que serviu de cemitério. No final do século XVII, integrava uma torre sineira (1620), a torre do relógio (1680) a sacristia (1695) e uma casa da Irmandade do Santíssimo Sacramento. Atualmente, só existem a torre sineira e a casa da irmandade onde funciona a sacristia. O projeto da igreja, de autor desconhecido, apresenta características arquitetónicas de grande erudição de que são testemunho os portais. O interior apresenta três naves com arcos assentes em colunas decoradas com motivos vegetalistas (brutescos). Os retábulos laterais apresentam pinturas de Diogo Teixeira (1565-1612) e Simão Rodrigues (1583-1629), André Reinoso (1610-1641) e Bento Coelho da Silveira (1678-1708). A capela-mor foi revestida no século XVIII com mármores embrechados de várias cores e com um retábulo-mor de talha dourada, do mestre Bento da Fonseca de Azevedo.

Localização e contactos:
Largo da Igreja, Rua Fria, 1
2670-400 Loures
Telefone: 219 831 782/219 833 176
Correio eletrónico: paroquiadeloures@gmail.com

Igreja Paroquial de S. Pedro | Lousa

A data mais antiga que se conserva visível é 1546, inscrita numa porta lateral de estilo manuelino. É um templo de linhas simples, que foi restaurado no século XIX. No seu interior destacam-se os rodapés altos de painéis de azulejos do século XVIII da capela-mor, que representam cenas bíblicas, e duas telas da mesma época, que representam cenas da vida da Virgem. Realce também para a imagem de Santa Quitéria.

Localização e contactos:
Largo 5 de Outubro
2670-755 Lousa
Telefone: 219855733
Correio eletrónico: paroquiadelousa2023@gmail.com

Igreja de Santo António | Moscavide

Esta igreja matriz, de linhas modernas, foi construída em 1855/56, tendo sido na época integrada no movimento de renovação litúrgica. A fachada possui azulejos de Cargaleiro e no interior destacam-se um vitral e um baldaquino, ambos da autoria de José Escada, uma escultura de Santo António, esculpida por Lagoa Henriques e um crucifixo de estilo moderno de Hélder Baptista.

Localização e contactos:
Av. de Moscavide, 84
1885-063 Moscavide
Telefone: 219 442 067
Correio eletrónico: paroquiademoscavide@gmail.com
Sitio: www.paroquiademoscavide.org

Igreja Paroquial de Cristo Rei | Portela

Este templo, de linhas modernas, foi inaugurado em 1992, da autoria do arquiteto Luiz Cunha. A cúpula lembra uma coroa régia e a torre sineira possui um carrilhão com 14 sinos. O interior é composto por um corpo central, com mais dois corpos com quatro pisos cada. Aqui deve observar com especial atenção a capela do Santíssimo, com o sacrário inspirado num templo grego; os 16 painéis que retratam a história da salvação; os quatro painéis centrais inspirados no livro do Apocalipse; a pia batismal, onde se lê “Fons Savatoris” – Fonte salvadora; e as imagens de São João Baptista, Jesus Crucificado, Cristo Rei, São Lucas, São Marcos, Santo António, São José e Rainha Santa Isabel.

Localização e contactos:
Av. dos Descobrimentos, 4
2685-194 Portela
Telefone: 219 443 724 | 219 444 872
Correio eletrónico: cristoreiportela@gmail.com

Igreja de Nossa Senhora da Purificação | Sacavém

Este templo tem como orago Nossa Senhora da Purificação, pertencia ao convento de Nossa Senhora da Conceição dos Milagres e dos Mártires, tendo a sua construção sido iniciada em 1596. Templo de uma só nave possui azulejos estilo D. João V, que representam a mãe de Jesus, fabricados na Fábrica de Loiça de Sacavém. Os azulejos originais da igreja representavam José do Egito. A taça maior, de mármore, reza a tradição que veio de casa do Alcaide Mouro.

Localização e contactos:
Praça da República
2685 Sacavém
Telefone: 915 411 047
Correio eletrónico: pnsp.sacavem@gmail.com

Igreja de Santa Iria | Santa Iria da Azóia

A construção primitiva é do século XIII, embora não existam vestígios desta época. O edifício atual data do séc. XVII. O seu interior está decorado com azulejos, que representam cenas da vida de São Pedro.

A capela-mor contém azulejos do século XVIII que retratam a lenda de Santa Iria, pinturas quinhentistas e duas tábuas do século XVII.

Localização e contactos:
Rua de Angola
2690-344 Santa Iria de Azóia
Telefone: 219 566 303; 968903256
Correio eletrónico: paraquia.santairia@gmail.com

Igreja de Santo Antão | Santo Antão do Tojal

Foi fundada no século XIII e reedificada em 1554 pelo arcebispo de Lisboa, D. Fernando Vasconcelos e Menezes, e reconstruída em 1730 pelo primeiro patriarca de Lisboa, D. Tomás de Almeida. Na fachada destacam-se, ao centro, a imagem de Nossa Senhora da Conceição e um frontão encimado pela cruz arquiepiscopal, do lado esquerdo a imagem da rainha Santa Isabel e, do lado direito, a de São Bruno. A torre sineira, coroada nos quatro lados, dispõe de três sinos do século XVIII. Na galilé pode observar o revestimento de azulejos setecentistas.

O interior é simples, pois sofreu muitos danos na I República.

Localização e contactos:
Rua Padre Adrião
2660-119 Santo Antão do Tojal
Telefone: 219748412
Correio eletrónico: paroquia-santoantao@ictusup4.pt

Igreja de São João Baptista | São João da Talha

Este templo quinhentista sofreu diversas modificações ao longo dos anos, como se pode observar na pirâmide que coroa a torre sineira do século XVI e na fachada de final do século XVIII, princípio do século XIX.

No seu interior, de uma só nave, destacam-se a pia batismal, as lajes sepulcrais, as pedras de armas com inscrição sepulcral do século XVI e os azulejos azuis e brancos que revestem a capela-mor do século XVII.

Localização e contactos:
Rua da Igreja
2695-708 São João da Talha
Telefone: 219556639 / 962470703

Igreja Paroquial de São Julião do Tojal

Templo de linhas simples, cujas origens remontam provavelmente ao século XVII, tendo sido mandado construir por religiosos do Mosteiro de S. Vicente de Fora. O seu interior possui azulejos dos séculos XVII e XVIII, destacam-se a imagem da Santíssima Trindade em pedra policromada do século XVI, a pia batismal do século XVII, as telas das paredes laterais dos séculos XVI e XVII e a cripta subterrânea em mármore, com brasão de armas emoldurado a mármore vermelho de 1609, na capela lateral.

Localização e contactos:
Igreja Paroquial – Largo da Igreja
2660-406 São Julião Do Tojal
Telefone: 219 731 412
Correio eletrónico: paroquia-saojuliao@ictusup4.pt
Sitio: ictusparoquiasup4.webnode.pt/

Igreja de São Silvestre | Unhos

Neste templo seiscentista podem observar-se a torre arcaica e a porta gótica da torre sineira, que denunciam uma fundação anterior.

O interior, de uma só nave, em abóbada de berço. Repare à entrada na pedra sepulcral e nas inscrições tumulares do século XVII.

Na capela-mor destacam-se o retábulo de talha dourada do século XVII e os dois anjos que seguram a custódia. Os altares colaterais têm interessantes retábulos, também seiscentistas.

Localização e contactos:
Largo de São Silvestre
2680-445 Unhos
Telefone: 211576094 / 962334712
Correio eletrónico: paroquiadeunhos@gmail.com
Sitio: www.paroquiaunhoscatujal.com

Caminhos

Caminho de Fátima e de Santiago

O Caminho de peregrinação a Fátima e Santiago entra no concelho de Loures por Sacavém, atravessando o Parque da Várzea e Costeiras de Loures, ao longo de um troço de 5,8 km quase plano, junto ao rio Trancão. Entre sapais, antigas salinas e campos agrícolas marcados pela presença da oliveira, este percurso oferece tranquilidade, biodiversidade e um contacto próximo com a natureza. Ao longo do caminho, destacam-se a Igreja Matriz de Sacavém e a vista sobre a vila de Unhos, referências que enriquecem esta experiência espiritual e paisagística.

Caminho do Tejo – Com o Rio Como Guia

O Caminho do Tejo percorre territórios moldados pela presença do rio, entre a lezíria ribatejana e os relevos suaves das Serras de Aire e Candeeiros, numa ligação entre o interior e o litoral. Mais do que um percurso pedestre, é um itinerário cultural e espiritual que promove o encontro com a paisagem, a história e a identidade local. Em cada etapa, o peregrino é convidado a descobrir a riqueza do território e o acolhimento das comunidades.

Loures a Vila Franca de Xira – 28 km de Encontro com o Tejo

No segundo dia do Caminho do Tejo, entre Loures e Vila Franca de Xira, percorrem-se cerca de 28 km (7 km em Loures e 21 km no concelho vizinho), num trajeto com duração média de 7 horas. O percurso segue ao longo do estuário do Tejo, entre mouchões, afluentes e zonas ribeirinhas de elevada biodiversidade. As encostas revelam oliveiras centenárias, quintas antigas, aldeias tradicionais e património religioso que testemunham a história viva da região. Em Loures, o trajeto decorre integralmente em zonas pedonais e passadiços, tornando-se numa referência de segurança, conforto e beleza para os caminhantes.

Para mais informações:

https://caminhosdefatima.org/caminhos/caminho-do-tejo/

https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/caminho-portugues-de-santiago-caminho-central



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)