Sénior
Programa Saber Envelhecer
Destinatários: População Sénior das IPSS do concelho, Auxiliares de Ação Direta/Cuidadores Formais, entre outros.
O Programa Saber Envelhecer tem com principal intuito promover iniciativas no âmbito do envelhecimento ativo para a população sénior do concelho.
Este programa integra diversos projetos, nomeadamente:
Gerações em Movimento e Envelhecer Ativamente – desenvolvidos em parceria com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (licenciatura de Fisioterapia), estes projetos visam promover a estimulação física e cognitiva, através da realização de atividades intergeracionais e destinadas à população mais dependente.
ReativaMente – em parceria com a Associação Alzheimer Portugal, são promovidas ações de sensibilização e literacia em saúde, no âmbito da prevenção das demências e a capacitação de Cuidadores Informais, Técnicos e Auxiliares de Ação Direta, de estratégias para intervir junto de pessoas com diagnóstico de demência. Ainda no âmbito deste projeto, será disseminado o livro Estimulação Global da Pessoa com Demência – Um Auxiliar para Cuidadores Informais, autoria da Associação Alzheimer Portugal, Hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca e Irmãs Hospitaleiras Portugal, o qual foi promovido pela Câmara Municipal de Sintra.
Rastreios de Saúde Oral - em parceria com a Faculdade de Medicina Dentária (FMD) – Universidade de Lisboa, mais especificamente com a Licenciatura de Higiene Oral, anualmente têm sido realizados rastreios de saúde oral junto dos utentes das IPSS com resposta social para a população idosa. Esta iniciativa tem como principais propósitos sensibilizar para a correta higienização oral, alertar para as doenças da cavidade oral e promover a aquisição de conhecimentos junto dos Cuidadores Formais das IPSS.
O Sabor da Longevidade
Promoção da Saúde e Bem-Estar dos Idosos, através da educação alimentar.
Serão realizadas sessões de caráter lúdico-educativo nas Academia dos Saberes, com atividades práticas e adaptadas a seniores para a manutenção e o aperfeiçoamento da motricidade fina com o intuito de promover a independência do idoso.
Além disso, preparar receitas simples que envolvam manipulação de ingredientes, cortar, misturar e mexer, contribuirão não só para uma estimulação cognitiva, mas também para a promoção da independência na cozinha.
Assim, as atividades incluem a aplicação de um programa de desenvolvimento em contexto de sala de aula, abrangendo dinâmicas de grupo, como workshops, show cookings, jogos interativos e atividades práticas, sobre os princípios da Dieta Mediterrânica, a Roda dos Alimentos Portuguesa, higiene e segurança alimentar, criação de lanches saudáveis, patologias, hidratação e cuidados gerais adaptados às necessidades nutricionais dos idosos.
saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)